Voleibol à moda antiga
Autores: Fabiano Antonio dos Santos, Neusa Maria Domingues
A principal característica do voleibol praticado antes das principais modificações de suas regras era sua dinamicidade. As partidas eram muito demoradas, o que ocasionava, ao esporte, uma certa dificuldade de expansão, já que sua popularidade dependia também de sua espetacularização através de um maior dinamismo.
As regras deste esporte modificaram-se com o passar dos anos, refletindo inclusive às necessidades de seus participantes, bem como do conjunto da sociedade. Do mintonette até os dias atuais, o voleibol sofreu diversas alterações em seu formato, que podemos dividir em internas e externas.
Consideram-se alterações internas as que fazem parte da própria evolução da modalidade esportiva ao longo dos anos, como a criação de movimentos (cortada, manchete, saque por cima); a definição do número de jogadores em quadra e do limite da quantidade de contatos de uma equipe com a bola; a utilização de membros inferiores em contato com a bola; a introdução do líbero etc.
As demais alterações ocorreram em razão de determinados interesses externos, influenciando, portanto, a estrutura e a dinâmica do jogo. Esses interesses são, principalmente, mercadológicos, e grande parte deles está relacionada com a mídia televisiva.
- Houve alteração no sistema de pontuação (da vantagem para o ponto direto), a introdução do tempo técnico no 8º e no 16º ponto atingido por uma das equipes em cada set, a modificação na cor da bola (de branca para colorida).
- O sistema de vantagens aplicado ao voleibol era o principal problema aos interesses da televisão. O ponto era marcado somente quando a equipe recuperasse a vantagem e, logo em seguida, confirmasse a vantagem adquirida. Se você perceber, isso se tornava um grande problema, pois partidas chegavam a durar de 3 a 4 horas.
- Outra característica importante da constituição das regras neste momento é a possibilidade de tocar a bola com outras partes do corpo. Era permitido o contato com partes do corpo que fossem acima da cintura.
- O local destinado para o saque era restrito, a um espaço pré-estipulado, não sendo possível sua transposição.
- No saque, antes de 1984, era possível o seu bloqueio, sendo extinto já a partir das olimpíadas realizadas naquele ano em Los Angeles.
- Para a chamada recepção da primeira bola, não era permitido o contato com as mãos separadas umas das outras, caracterizando 2 toques.
- O saque, ao tocar a rede, era imediatamente anulado, dando a vantagem à equipe adversária.
- Outra mudança no voleibol foi a introdução do challenge (desafio), uma regra utilizada na maioria das competições internacionais e nas fases finais da Superliga Nacional cujo propósito é possibilitar que as equipes solicitem a revisão de marcações da arbitragem por meio de consulta a um monitor de vídeo.
Fonte:
DARIDO, Suraya Crisitna; SOUZA JÚNIOR; Osmar Moreira de. Para ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na escola.7º edição. Campinas/SP: Papirus Editora, 2014. p. 57 a 71.
DARIDO, Suraya Cristina (et al). Práticas corporais: educação física (6º a 9º anos). São Paulo: Moderna, 2018. p. 157 a 161; p. 207 a 212.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Educação Física: ensino médio / vários autores. Curitiba: SEED, 2006. p. 40.
PARA REFLETIR:
- O que é o mintonette?
- Qual é o papel da mídia na popularização do voleibol?
- O voleibol sempre teve as regras atuais? Quais regras atuais que você conhece?
- Por que as regras e o formato do jogo de voleibol mudam constantemente? Quais são os objetivos da televisão em tornar o voleibol em espetáculo?
- O que você entende como esporte espetáculo?
- Cite duas alterações que ocorreram no voleibol de quadra devido à evolução da modalidade esportiva e duas relacionadas com interesses da mídia televisiva.