sábado, 16 de março de 2024

O ESPORTE, SEUS SENTIDOS E UM MODELO DE CLASSIFICAÇÃO PELA LÓGICA INTERNA

 


O esporte, uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. 

No entanto, essas características não possuem um único sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, especialmente quando o esporte é realizado no contexto do lazer, da educação e da saúde. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele.

O esporte pode ser organizado a partir de um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência o critério de interação com os adversários. A partir desse critério, os esportes são distribuídos em dois grandes grupos, sendo um deles marcado pela interação entre as ações dos adversários e o outro pela ausência dessas interações.

No grupo dos esportes SEM interação entre os adversários, o critério de classificação está ligado a diferentes aspectos do movimento que possam ser de alguma forma medidos e comparados. Esse grupo é composto por três categorias:

Esporte de Marca: conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos. 

Precisão: conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar).

Técnico-combinatório: reúne modalidades nas quais a comparação é voltada para a qualidade do movimento segundo padrões técnicos previamente estabelecidos.

O grupo dos esportes COM interação entre os adversários, por sua vez, tem como critério de classificação os princípios táticos da ação, ou seja, o que os atletas e/ou a equipe devem fazer para atingir a meta estabelecida. Esse grupo é composto por quatro categorias:

Rede/quadra dividida ou parede de rebote: reúne modalidades que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola (ou outro implemento) em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento. 

Campo e taco: categoria que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos.

Invasão ou territorial: conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendido pelos adversários (gol, cesta, touchdown etc.), protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo.

Combate: reúne modalidades caracterizadas como disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa. 

Fonte: Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2018. p. 215-216. In: Vários auotres. Se liga nas linguagens. São Paulo: Moderna, 2020. p. 34 a 35.

Avaliação e registro:

1. Por que o esporte é uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade?

2. No primeiro parágrafo apresenta as características do Esportes, e essas características sobre o esporte não possuem um único sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, quais são os contexto as quais o esporte está presente na nossa vida? Qual é o contexto de esporte presente na transmissão da televisão, como o Campeonato Brasileiro de Futebol ou as competições de diferentes modalidades nos Jogos Olímpicos?

3. No segundo parágrafo do texto, indica-se que o esporte pode ser classificado considerando o critério interação com o adversário.

a) No campo esportivo, o que significa “interagir com o adversário”?

b) Em um jogo de tênis de mesa, por exemplo, existe interação entre os adversários? Por que?

b) Em uma prova de natação, existe interação entre os adversários? Por que?

4. Dê exemplos de esportes sem interação e com interação. 

5. Existe outra forma de classificação dos esportes? Qual seria o critério de classificação utilizado? Dê exemplo.


ESPORTE DE REDE/QUADRA DIVIDIDA

 Transformações do voleibol de quadra

Para caracterizar essa categoria de esporte, decidimos abordar o voleibol de quadra, modalidade que constantemente sofre alterações em suas regras e/ou estruturas de jogo.

--> Para vocês, essas fotografias correspondem a um ou mais esportes?

--> Será que o voleibol sempre teve as regras atuais?

--> Por que vocês acham que as regras e o formato do jogo de voleibol mudam constantemente?.

Existem algumas alterações que são próprias da evolução da modalidade esportiva e que outras sofrem influência de interesses mercadológicos.

Vamos ver como foram essas alterações?

O voleibol de quadra surgiu em 1895, nos Estados Unidos, de um jogo denominado mintonette, no qual essencialmente eram utilizados os movimentos do saque por baixo, toque por cima da cabeça e bloqueio. Não havia número exato de jogadores em cada equipe e limite para a quantidade de contatos com a bola antes de direcioná-la à quadra da equipe adversária.

Do mintonette até os dias atuais, o voleibol sofreu diversas alterações em seu formato, que podemos dividir em internas e externas. Consideram-se alterações internas as que fazem parte da própria evolução da modalidade esportiva ao longo dos anos, como a criação de movimentos (cortada, manchete, saque por cima); a definição do número de jogadores em quadra e do limite da quantidade de contatos de uma equipe com a bola; a utilização de membros inferiores em contato com a bola; a introdução do líbero etc.

As demais alterações ocorreram em razão de determinados interesses externos, influenciando, portanto, a estrutura e a dinâmica do jogo. Esses interesses são, principalmente, mercadológicos, e grande parte deles está relacionada com a mídia televisiva. Por isso, houve alteração no sistema de pontuação (da vantagem para o ponto direto), a introdução do tempo técnico no 8º e no 16º ponto atingido por uma das equipes em cada set, a modificação na cor da bola (de branca para colorida).

Outra mudança no voleibol foi a introdução do challenge (desafio), uma regra utilizada na maioria das competições internacionais e nas fases finais da Superliga Nacional cujo propósito é possibilitar que as equipes solicitem a revisão de marcações da arbitragem por meio de consulta a um monitor de vídeo.

O voleibol em diferentes períodos da história:

1º período: Mintonette

Quantidade indeterminada de jogadores por equipe; podem ser utilizados os movimentos do saque por baixo, toque por cima e bloqueio; é preciso colocar um dos pés em cima da linha de fundo no momento da execução do saque; possibilidade do segundo saque de cada jogador, caso ocorra o erro no primeiro saque; se a bola não passar por cima da rede após o movimento do saque, outro jogador da mesma equipe pode realizar o movimento do toque por cima para que ela passe pela rede; permissão para o jogador efetuar dois contatos seguidos com a bola antes de enviá-la por  cima da rede; se a bola ou o jogador tocar na rede em qualquer momento do rally, para-se a jogada; é permitido o bloqueio do saque; quantidade indeterminada de contatos com a bola de uma equipe antes de direcioná-la para o outro lado da quadra. A pontuação do set é até nove pontos, com a utilização da vantagem (o ponto só é concretizado se a equipe estiver com a vantagem – direito ao saque); a bola, ao tocar nas linhas que delimitam o espaço da quadra, é considerada fora.


2º período: Voleibol na década de 1950

Alteração nas seguintes regras em relação ao período anterior: seis jogadores por equipe; limite de três contatos com a bola antes de direcioná-la para o outro lado da quadra; não é permitido pisar na linha no momento da execução do saque e não existe mais a possibilidade da repetição do saque, caso o jogadorerre o primeiro, como também não é mais válido outro jogador auxiliar com o toque por cima para que essa bola passe pela rede; além do saque por baixo, do toque por cima e do bloqueio, são permitidos também os movimentos do saque por cima, da cortada e da manchete; não é permitido que o jogador efetue dois contatos seguidos com a bola antes de enviá-la por cima da rede; há interrupção do jogo devido ao contato da bola com a rede somente no momento do saque; a bola, ao tocar nas linhas que delimitam o espaço da quadra, é considerada dentro. A pontuação de cada set é até 15 pontos com a regra da vantagem, porém podem ser realizados sets mais curtos para diminuir a espera das equipes que aguardam a vez de jogar.


3º período: Voleibol atual

Mantenha as equipes com seis integrantes cada uma e adote as regras do voleibol atual. Pode-se utilizar qualquer parte do corpo para contato com a bola; não é mais permitido bloquear o saque; pontuação direta (sem vantagem); o jogo não é mais interrompido no contato da bola com a rede no momento do saque. Os sets agora são de 25 pontos, entretanto, como na  atividade anterior, sugerimos uma pontuação menor.

No vídeo abaixo sobre "A origem do voleibol de um jeito que você nunca viu!" presente no youtube conta a histórica completa do voleibol, onde, como e porque o voleibol surgiu nos Estados Unidos da América (E.U.A.). Vamos assistir?!

Fonte: DARIDO, Suraya Cristina (et al). Práticas corporais: educação física (6º a 9º anos). São Paulo: Moderna, 2018. p. 207 a 212.

Avaliação e Registro: 

Depois da sua leitura e de assistir ao vídeo, registre no caderno as questões:

1. O que foi o mintonette? Quando e por que surgiu o mintonette nos E.U.A.? 

2. Quais foram as primeiras regras e o primeiro formato do mintonette?

3. Porque foi necessário as mudanças nas regras do voleibol? Quem mais influenciou as suas mudanças no formato e nas regras do voleibol?

4. Explique quatro diferenças entre o mintonette e o voleibol de quadra atual.

5. Cite duas alterações que ocorreram no voleibol de quadra devido à evolução da modalidade esportiva e duas relacionadas com interesses da mídia televisiva.


FUTEBOL DE 5 OU FUTEBOL PARA CEGOS?

O futebol de 5 brasileiro Introdução O futebol para deficientes visuais, também conhecido como futebol para cegos ou futebol de 5, é uma a...