sábado, 16 de março de 2024

O ESPORTE, SEUS SENTIDOS E UM MODELO DE CLASSIFICAÇÃO PELA LÓGICA INTERNA

 


O esporte, uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. 

No entanto, essas características não possuem um único sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, especialmente quando o esporte é realizado no contexto do lazer, da educação e da saúde. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele.

O esporte pode ser organizado a partir de um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência o critério de interação com os adversários. A partir desse critério, os esportes são distribuídos em dois grandes grupos, sendo um deles marcado pela interação entre as ações dos adversários e o outro pela ausência dessas interações.

No grupo dos esportes SEM interação entre os adversários, o critério de classificação está ligado a diferentes aspectos do movimento que possam ser de alguma forma medidos e comparados. Esse grupo é composto por três categorias:

Esporte de Marca: conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos. 

Precisão: conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar).

Técnico-combinatório: reúne modalidades nas quais a comparação é voltada para a qualidade do movimento segundo padrões técnicos previamente estabelecidos.

O grupo dos esportes COM interação entre os adversários, por sua vez, tem como critério de classificação os princípios táticos da ação, ou seja, o que os atletas e/ou a equipe devem fazer para atingir a meta estabelecida. Esse grupo é composto por quatro categorias:

Rede/quadra dividida ou parede de rebote: reúne modalidades que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola (ou outro implemento) em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento. 

Campo e taco: categoria que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos.

Invasão ou territorial: conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendido pelos adversários (gol, cesta, touchdown etc.), protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo.

Combate: reúne modalidades caracterizadas como disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa. 

Fonte: Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2018. p. 215-216. In: Vários auotres. Se liga nas linguagens. São Paulo: Moderna, 2020. p. 34 a 35.

Avaliação e registro:

1. Por que o esporte é uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade?

2. No primeiro parágrafo apresenta as características do Esportes, e essas características sobre o esporte não possuem um único sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, quais são os contexto as quais o esporte está presente na nossa vida? Qual é o contexto de esporte presente na transmissão da televisão, como o Campeonato Brasileiro de Futebol ou as competições de diferentes modalidades nos Jogos Olímpicos?

3. No segundo parágrafo do texto, indica-se que o esporte pode ser classificado considerando o critério interação com o adversário.

a) No campo esportivo, o que significa “interagir com o adversário”?

b) Em um jogo de tênis de mesa, por exemplo, existe interação entre os adversários? Por que?

b) Em uma prova de natação, existe interação entre os adversários? Por que?

4. Dê exemplos de esportes sem interação e com interação. 

5. Existe outra forma de classificação dos esportes? Qual seria o critério de classificação utilizado? Dê exemplo.


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