sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Ginástica entrando em cena

O que é Ginástica?


Para o dicionário online de Oxford Languages é "técnica ou arte que, por meio de exercícios especializados, visa fortificar e/ou dar maior elasticidade ao corpo".

Para o site do Mundo da Educação da UOL "é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora". Teve seu primeiro  desenvolvimento na Grécia Antiga com um conjunto de exercícios físicos feitos soldados para as batalhas e guerras. As habilidades desenvolvidas pelos soldados eram montar e desmontar um cavalo, por exemplo.  

Se formos na origem da palavra Ginástica, perceberemos que a palavra Ginástica vem do grego "gymnádzein", o que significa treinar e exercitar o corpo nu, voltados para homens livres e soldados. Ou seja, a Ginástica era restrita a um grupo pequeno e privilegiado da população da época.

Já no site Info Escola, descreve a Ginástica sendo "uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades,  as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas  e também as não competitivas, como as praticadas em academias".

Interpretando três referências diferentes, em três lugares diferentes, para os dias de hoje, o que podemos entender sobre a Ginástica?

Como ocorreu o desenvolvimento da Ginástica e que marcas ela imprime no corpo? 

ginástica veio tornar real e visível naquilo que chamamos de “corpo educado”. Segundo Soares (1997, p. 6) “o corpo educado’ é o resultado da paciente e lenta elaboração de formas distintas de intervenção dirigida do exterior com a intenção de atingir a alma humana”. A Ginástica, do século XIX, na Europa passou a inserir novos códigos importantes de civilidade, pois interessava neste momento histórico, um corpo disciplinado, educado e modelado para as novas necessidades sociais.

A prática da Ginástica realizada simultaneamente em vários países da Europa, especialmente na Alemanha, Suécia, Inglaterra e França, ao longo de todo o século XIX, fez nascer o chamado Movimento Ginástico Europeu. Para que esse movimento tivesse aceitação e passasse a fazer parte da educação dos indivíduos, além de possuir o princípio de ordem e disciplina coletiva, deveria romper completamente com seu núcleo primordial que era o divertimento.

Para a época, a ginástica passou a ser desenvolvida pelos princípios científicos, atraindo o interesse da burguesia. Essa classe social utilizaria a ginástica como um instrumento disciplinador de posturas, ações e gestos, que contribuiria para que os indivíduos adquirissem noções de economia de tempo, de gasto de energia e de cultivo à saúde. Como nesse período as indústrias ganhavam força, era preciso que fosse apresentada ao trabalhador uma atividade de caráter ordenativo, disciplinador e metódico – a Ginástica.

Desse modo, a Ginástica ganhou o discurso da área médica, pela questão da higiene física e social, pela saúde no combate a epidemias e pela questão da eugenia de interesses militares. Esse tipo de discurso trouxe para a ginástica a função de preparação física dos soldados e dos trabalhadores no combate dos maus hábitos de higiene e de comportamento.

E se antes, existia a ideia de ginástica para homens livres e soldados, com o tempo foram inseridos as mulheres e depois outras minorias da sociedade, como negros, crianças, idosos, gestantes. Atualmente, a ginástica é pensada para todos, independente da idade, do sexo, da cor e da classe social. Por isso, existem várias ginásticas que alcançam vários objetivos mesmo tendo a mesma lógica interna de praticar os exercícios físicos. 

Nesse caso, temos duas formas de classificar a ginástica: competitiva e não competitivas.

Ginásticas competitivas

Ginásticas não competitivas

ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática, ginástica olímpica/artística

ginástica geral, ginástica de condicionamento fisico, ginástica de conscientização corporal, ginástica aeróbica, ginástica para todos, pilates, yoga, musculação, crossfit, step, jump, hidroginástica.

Quais dessas ginásticas você já tinha ouvido falar dessa ginástica?

Quais dessas ginásticas você já praticou dentro ou fora da escola?

Você já assistiu a algum vídeo sobre ginástica? Alguma competição ao vivo ou pela tv ou pela internet?

Quais dessas Ginásticas são possíveis de praticarmos na escola? 


Referências: 
https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/ginastica.htm
https://www.infoescola.com/educacao-fisica/ginastica/
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2019.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Coleção Magistério 2º grau – Série formação do
professor. São Paulo: Cortez, 1992.
DÁRIDO, Suraya Cristina et al. Práticas corporais: Educação Física. 6º a 9º ano. São Paulo: Moderna, 2018.
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física, possibilidades de
intervenção na escola. 6º edição. Campinas/SP: Papirus, 2007.
GONÇALVES, Felipe Sobczynski. O circo como componente da ginástica. In: Vários autores. Educação Física. 2º edição.
Curitiba: SEED-PR, 2006. p. 93 a 95.
TEIXIERA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos. 5º edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
TOCANTINS. Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. Documento Curricular de Tocantins. Educação Infantil e
ensino fundamental. Componente curricular: Educação Física, 2020.



quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Esportes de marca nas Olímpiadas: o atletismo

 


ORIGEM DO ATLETISMO E SUAS PRINCIPAIS PROVAS.

Considerado um esporte-base para todas as outras práticas corporais, o atletismo testa as características básicas e qualidades físicas do homem desde a sua origem. Podemos identificar as qualidades físicas básicas do atletismo exigidas em qualquer atividade física, como o correr, saltar, rolar, trepar e arremessar. Na questão de esporte individual e de marca as disputadas são as corridas, os saltos e os lançamentos, podendo ser mista ou não.

Os esportes de marca são práticas corporais em que os competidores disputam através da comparação entre suas marcas. Nas corridas, por exemplo, vence quem realizar o percurso no menor tempo possível. Nos arremessos, a meta e atingir a maior distância. Já nos levantamentos de peso, vence quem levantar a maior quantidade de peso (TODA MATÉRIA site para visitar é https://www.todamateria.com.br/tipos-de-esporte/)

  • Atletismo 
  • Natação
  • Vela
  • Triatlo
  • Ciclismo 
  • Levantamento de peso (Halterofilismo)
  • Remo
  • Canoagem
  • Esqui alpino
  • Salto de esqui
  • Escalada
  • Hipismo
  • Crossfit
  • Automobilismo

A história do atletismo se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antigüidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dessa forma, o atletismo foi uma das primeiras modalidades atléticas a ser incluída nos Jogos Olímpicos Moderno. As provas que compõem o atletismo são: provas de pistas (corridas), de campo, combinadas, corridas de rua (Maratona), cross-country e marcha atlética.

O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o “esporte base” e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades é necessário à prática de outras modalidades esportivas.

Podemos dar vários exemplo. A maratona, uma prova de rua e a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 40 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. Em 1908, a maratona ganhou mais 2.195 quilômetros para que a corrida pudesse começar e terminar perto do castelo da rainha Alexandra e seus súditos, a modalidade acabou tendo seu trajeto aumentado.

Outro exemplo, podemos observar um jogador em atividade numa partida de futebol, basquete ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica arremessos. Por isso, um jogador de futebol, basquete ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são “base” dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades.

O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia, o espírito de disputa, o ideal do belo, ser o mais rápido, mais forte e o mais alto, eram lemas seguidos pelos competidores para alcançar seus objetivos. Com o tempo, na era moderna, as competições foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo.

As provas de pista e campo são:

Corridas rasas – 100m, 200m, 400m.

Corrida meia distância – 800m e 1500m

Corrida longa distância – 3000m, 5000m, 10000m e Maratona (42 km)

Com barreiras – 100 m (fem), 110m (masc), 400m

Com obstáculos – cross-countryn.

As provas de campo são:

Arremessos de pesos e martelo

Saltos em altura, com vara, em distancia e triplo

Lançamentos de dardo e vara.

Ainda há as provas combinadas, como o pentatlon e decatlon.

As corridas de rua são disputadas em ruas, avenidas, chamadas de pedetrismo. Um exemplo de corrida de rua é a São Silvestre. As corridas de cross-country são disputadas em pistas não pavimentadas, como: grama ou terra. As corridas de marcha atlética são corridas de longa duração e as distâncias das corridas são de 3500 m e 10 milhas.

No ano de 2021, foi realizado as Olimpíadas e Paralimpíadas em Tóquio, no Japão, um evento esperado por todos os atletas e paratletas. A Olimpíada foi realizado do dia 23 de julho a 8 de agosto e a Paralimpíada será 24 de agosto a 5 de setembro de 2021. Os dois eventos já tinham sido adiados por causa do Covid-19, de 2020 para 2021, e acabou acontecendo os jogos sem o público presente. Um marco histórico devido a pandemia do vírus da COVID-19.

Nas provas de atletismo tivemos muitas emoções como sempre, com disputas acirradas, momentos de superação e conquistas inéditas. Vamos aos resultados das provas das Olímpiadas 2020:

100 metros (Masculino)

200 metros (Feminino)

Revezamento misto 4x400

1 Marcell Jacobs - Itália

1 E. Thompson - Jamaica

1 Polônia

2 Fred Kerley - EUA

2 C. Mboma - Namíbia

2 República Dominicana

3 Andre de Grasse - Canadá

3 G. Thomas - EUA

3 Estados Unidos

400 metros Masculino

Revezamento Feminino 4x100

Corrida com barreira Masculino

1 Steven Gardiner - Bahamas

1 Jamaica

1 H. Parchment Jamaica

2 Anthony Zambrano - Colômbia

2 EUA

2 G. Holloway EUA

3 Kirani James - Granada

3 Grã - Betanha

3 R. Levy - Jamaica

Arremesso de peso Masculino

Salto em distância feminino

Lançamento de disco feminino

1 Ryan Crouser - EUA

1 M. Mihambo - Alemanha

1 V. Allman - EUA

2 J. Kovacs - EUA

2 B. Reese - EUA

2 K. Pudenz - Alemanha

3 T. Walsh – Nova Zelândia

3 E. Brume - Nigéria

3 Y. Perez - Cuba

Maratona Masculino

Salto com vara feminino

Lançamento de dardo Masculino

1E. Kipchoge – Quênia

1 K. Nageotte - EUA

1 N. Chopra – índia

2 A. Nageeye – Países Baixos

2 A. Sdorova - ROC

2 J. Vadlejch – República Tcheca

3 B. Abdi - Bélgica

3 H. Bradshaw – Grã Bretanha

3 V. Veselý – República Tcheca

A participação do Brasil nas provas de Atletismo foram em várias provas, com um total 53 competidores, entre homens e mulheres. Sendo conquistada 02 medalhas de bronze nesta modalidade olímpica. Os competidores Thiago Braz do Salto com Vara masculino obteve sua melhor marca e conquistou o Bronze e o Alisson dos Santos na corrida de 400 metros com barreiras conquistou o bronze, uma medalha inédita pra o Brasil.  


Exercícios de fixação

  1. Quais são as provas que engloba o atletismo?

  1. Qual é a história da maratona?

  2. Atletismo é um conjunto de atividades esportivas que teve origem nas primeiras olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Marque a opção correta que representa esse conjunto de atividades esportivas:

  1. Corridas, vôlei e natação

  2. Corridas, arremessos e saltos

  3. Corridas, arremessos e natação

  4. Arremessos, saltos e futebol

  5. Natação, futebol e corridas


  1. Por que o atletismo é considerado uma modalidade “base”?


  1. Quais são as provas combinadas?

  1. Pentatlon e futevôlei

  2. Decatlon e cross-country

  3. Pentatlon e dencatlon

  4. Maratona e futevôlei

  5. Cross-crountry e maratona


  1. O que significa corrida de pedetrismo?

  1. Faça uma pesquisa e liste 5 corridas de pedetrismo mais famosas do país

sexta-feira, 18 de junho de 2021

FESTA JUNINA EM TEMPOS DE PANDEMIA

 Na escola Estadual Liberdade a comemoração Junina será de um jeito diferente no ano de 2021. O importante que não será esquecido por nos e nem pelos estudantes da escola.

Teremos muitas coisas legais mas mantendo o distanciamento social e cada um sua casa.

A dança junina, conhecida como Quadrinha, ao som de um bom xaxado ou forró, será diferente. 

Vamos dançar em casa e gravar um vídeo para mostrar que você entrou no clima.

Ao som de Lucy Alves, vamos dançar Xaxado no Chiado. 



 No app do TIK TOK você vai gravar um DUETO comigo a coreografia abaixo:
















A evolução dos esquemas táticos no futebol

 


O vídeo traz uma leitura didática da evolução dos esquemas táticos no futebol desde a origem com a Inglaterra até os dias de hoje. 

Quando um time adota um esquema tático de outro time ou de outro país é feito uma interpretação e adaptação para a realidade física e técnica para melhor chegar na estratégia de superar os times adversários e alcançar a meta, marcando o gol. 

A evolução tática com o tempo poderia ser impulsionado pela época em que viva o futebol, sem início a preocupação com atacar mais, depois com a marcação e desmarcação com e sem bola, depois de um meio de campo mais fechado, em seguida táticas mais defensivas. Como habilidades individuais de um ou dois jogadores também influenciava no esquema tático como o Pelé e Maradona, que chamava a responsabilidade do jogo podendo ficar mais livre para finalizar. 

Para você assistir no youtube o link é <https://youtu.be/FZ4Sb82myi0>, acessado no dia 18 de junho de 2021.


Esporte: o futebol como manifestação corporal e cultural

Segundo Teixeira (2013, p. 241) não se sabe ao certo onde nasceu o futebol, podendo ser na antiga China ou mesmo na Itália. Contudo, o esporte moderno como conhecemos e o futebol contemporâneo há de concordar que ocorreu na Inglaterra, no século XIX, na forma de organização dos times, com as suas regras e na sua lógica interna de jogar. Daí, origem do nome desse esporte, que são duas palavras da língua inglesa, “futebol”, pé (pé) e bola.

Para Dárido e Souza Júnior (2014, p. 19), o futebol é uma das manifestações culturais mais importante da atualidade, podendo ser considerado o esporte mais popular no mundo inteiro. Já não Brasil, o futebol é paixão, é identidade cultural, quase uma religião (RONDINELLI, 2021). De acordo com Rondinelli (2021) “a paixão incontrolável pelo tempo do coração faz com que, muitas vezes, o futebol seja equiparado à religião ”.

Você concorda com Paula Rondinelli: "O Futebol é Esporte ou é Religião"? 

No texto da autora postado no site do Brasil Escola, remete o Futebol como uma religião, por ser um esporte move as massas, um grande número de pessoas. O conceito de religião mais usado pela sociologia formulado por Max Weber: trata-se de uma manifestação coletiva cujo culto é vinculado a uma instituição, conhecida como igreja. Olhando para as pessoas que se manifestam de forma emocional em relação ao seu time, que discutem por ele e até brigam por ele, talvez aí encontremos uma ligação possível que descreva o sentimento do homem pelo seu tempo de futebol semelhante ao da religião.

O futebol é tão universal e tão diverso, que vai além do campo e do cenário competitivo, as pessoas também jogam na forma recreativa e cooperativa. Assim, podemos dizer que existem várias formas de jogar futebol, em outras palavras, existem vários “FUTEBOIS”. Vai depender do espaço, das regras, do instrumento, do material e do universo em que se está jogando futebol para determinar a sua forma de jogar. E tem futebol para todos os gostos, existe o futebol de rua, futebol de botão, futvôlei, pingue futebol, futebol com a cabeça (agregação indígena), futebol para cego, futebol soceity, pebolim e até futebol eletrônico com o uso do videogame. 

O futebol como conteúdo na escola tem como classificação ser um “esporte de invasão ou território”, contudo, para a cultura corporal o futebol faz parte de um conjunto de práticas sociais que dão identidade a um povo e uma cultura, “como um fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica ”(COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 70). Como por exemplo, a identidade do Brasil ser o país do futebol, mesmo não sendo o criador do futebol.

Dentro do jogo de Futebol não existe apenas o jogador, mas o técnico, o juiz, o bandeirinha, o torcedor, quando há transmissão de um jogo pela televisão há também o comentarista e o narrador do jogo. Podemos ver que existem vários personagens diferentes que não estão diretamente ligados ao ato de jogar bola. Então, quando assistimos a um jogo na televisão também podemos aprender sobre essa prática corporal sem precisar praticá-la, como telespectadores. 

TÁTICAS DO JOGO

No Futebol oficial estão presentes os Esquemas táticos, que são formas táticas de jogo. O campo, pode ser dividido em zonas durante uma partida: zona defensiva, zona de armação e zona ofensiva. Para dar início à partida de futebol coloca-se duas equipes cada um do seu lado do campo, com seus jogadores, que são 11 jogadores, sendo 10 de linha e 1 no gol. 

De acordo com a função que desempenham no campo, os jogadores são classificados: atacantes, armadores, meio de campo, defensores. Os defensores são os zagueiros e o goleiro. Os zagueiros fazem transição da defesa para o ataque, passando pelo meio de campo que se encontra os armadores ou volantes. O meio de campo dão cobertura a defesa e organizam a equipe para que a bola chegue no ataque. No ataque são os jogadores ponta/lateral e o centroavante, são jogadores que transitam entre o meio de campo e o ataque, se infiltram na grande e pequena área do adversário e disputam a bola rebatida pela defesa. 



O sistema tático ou esquema tático do futebol é formada como os jogadores se organizam dentro de campo para chegar a bola na meta adversária, podendo ser mais ofensivo ou mais defensivo. Como são 10 jogadores de linha, o técnico posiciona os jogadores dependentes da função num lugar do campo para melhor função de sua função e alcançar o objetivo do jogo. 

O primeiro sistema tático no futebol foi o WM ou 2x3x5. Em 1958, o Brasil utilizou o sistema 4x2x4, sendo 4 zagueiros, 2 armadores e 4 atacantes. Outra variação que o Brasil utilizou tempos depois foi o 4x3x3, no qual um dos atacantes joga recuado para auxiliar os armadores do meio de campo. 




No futebol moderno, embora todos os jogadores abandonem a posição inicial atacando e defendendo ao mesmo tempo. Essa posição dentro de campo é uma referência para o jogador não ficar perdido durante a partida e conseguir montar um estratégia de jogo para marcar o gol. Hoje tempos, novos sistemas como o 4x4x2 e o 4x5x1 e podem surgir novas configurações. 

👉 Você já prestou atenção no seu time de Futebol qual o é o sistema tático que os jogadores jogam? O seu time é mais ofensivo ou defensivo? Podemos observar que o narrador e o comentarista dos jogos televisionados falam e discutem muito essa questão tática que os técnicos escolhem para iniciar os jogos. Você é capaz de observar um jogo e identificar qual é o sistema tático dos dois times? Hummm, que divertido!!!!!!
 

TÉCNICAS DO FUTEBOL: fundamentos individuais dos jogadores

Como habilidades individuais dos jogadores de futebol desenvolvem para conseguir jogar esse esporte. Para o dicio.com.br, fundamentos é a base, o alicerce e a fundação de uma casa. Para a cultura corporal essa ideia é adaptada para o alicerce e base de qualquer atividade física, é o movimento ou a ação básica que é ensina e treinada para algum tipo de esporte, dança, luta ou ginástica. No futebol essas ações básicas não contaminadas uma das outras, o jogador na iniciação do esporte, deve aprender mais de uma ação ao mesmo tempo e ir aperfeiçoando essas ações com a treinamento na prática esportiva. 

RECEPAÇÃO E DOMÍNIO DA BOLA: é uma ação comum entre os esportes coletivos e de invasão. Para o futebol, essa ação será feita com o corpo com um todo, menos com a mão. Para receber ou dominar, uma bola pode utilizar diferentes parte do corpo. Veja na imagem. 


CONDUÇÃO DA BOLA: a bola deve ser conduzida com o lado interno ou externo do pé, colocada ao lado do corpo sempre em posição de chute ou com a sola.
FINTA: são movimentos que o jogador com posse de bola
realiza para confundir ou ultrapassar o adversário. No futebol, pode ser aplicada com as partes internas e externas dos pés, pode ser dado pelo alto ou por meio das pernas do adversário. Deve ser aplicada rapidamente antes que o adversário perceba sua intenção. 


PASSOS: pode ser curto ou longo, simples ou com efeitos. São disponíveis com os pés, por meio de toques com a parte interna, externa, o dorso e a ponta. É a ação que o jogador com posse de bola passa para outro jogador de mesma equipe. Para o passe tenha sucesso é necessário que o seu companheiro se coloquem livres de marcação e em posição conveniente para receber a bola. 
CABECEIO: é um recurso usado tanto para a defesa como no ataque. Essa ação é feita por um golpe dado na bola com a testa. É importante manter os olhos abertos durante o cabeceio, para dar a bola desejada. Nenhum cabeceio defensivo a bola deve se dirigir para alto e para longe de sua meta. No ofensivo deve ser para baixo e na direção da meta adversário. Pode ser executado com um salto para alcançar a bola alta. 

CHUTE COM FINALIZAÇÃO PARA MARCAR O GOL NA META ADVERSÁRIA: o chute tem a característica de golpear a bola na direção do gol adversário, desviando ou dando trajetória à mesma, capaz ela parada ou em movimento. O chute é uma ação de finalização tanto do jogador como da equipe para que uma bola possa chegar a meta adversária. Pode envolver a tabela, o bloqueio, a desmarcação, a finta e outras técnicas para se chegar a finalização com o chute. 


Outros fundamentos técnicos podemos ver na hora do jogo, a marcação e desmarcação, o roubar a bola com um carrinho, o desarme, a bicicleta, técnicos específicos do goleiro, entre outros. 

👉 Quando você assiste a um jogo de futebol e fica irado com o jogador do seu tempo erra um esses fundamentos, agora você pode analisar por que ele está errando e vezes ele erra por jogo. 

Quando você for assistir o próximo jogo do seu time, presta atenção:

1. Na posição e na função que os jogadores do seu tempo estão jogando: na zaga, meio de campo e no ataque.

2. Quais são os fundamentos técnicos: o zagueiro, o meio de campo, o armador e o ataque tem que ter de melhor para não errar durante o jogo? Passe, recepção, domínio, cabeceio, chute, condução. 

3. Observe as principais falhas de um jogador do seu tempo e análise de quantos erros e quantos acertos que ele teve nos principais fundamentos.  

4. Cada jogador está cumprindo sua função? 

5. Como está o ataque e a defesa do seu time?

A brincadeira é você ser comentarista do jogo, apontando as movimentações dos jogadores, os sistemas táticos do time, quais são as falhas, se todos cumprem com sua função dentro de campo. Dentro do jogo de Futebol não existe apenas o jogador, mas o técnico, o juiz, o bandeirinha, o torcedor, quando há transmissão de um jogo pela televisão há também o comentarista e o narrador do jogo. Podemos ver que existem vários personagens diferentes que não estão diretamente ligados ao ato de jogar bola.


Referencial:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2019.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Coleção Magistério 2º grau - Série formação fazer professor. São Paulo: Cortez, 1992.

DAÓLIO, Jocimar. Educação Física e o conceito de cultura. Polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores Associados, 2004.

DÁRIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para usar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2014.

DÁRIDO, Suraya Cristina et al. Práticas corporais: Educação Física. 6º a 9º ano. São Paulo: Moderna, 2018.

DICIONÁRIO AURÉLIO. 8º edição. Curitiba / Pr: Editora Positivo, 2019.

RONDINELLI, Paula. Futebol: Esporte ou Religião? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/futebol-esporte-ou-religiao.htm>. Acesso em 29 de maio de 2021.

TEIXIERA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos. 5º edição. São Paulo: Saraiva, 2013.

TOCANTINS. Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. Documento Curricular de Tocantins. Educação Infantil e ensino fundamental. Componente curricular: Educação Física, 2020.

TODA MATERIA. Educação Física. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/tipos-de-esporte/>. Acessado em 17 de maio de 2021.

O Futebol e Futsal

 Qual é o esporte mais praticado dentro da escola, o futebol ou o futsal?


A resposta parece óbvia que é o Futsal, mas a referência da maioria dos estudantes é o Futebol. Por isso existe um confusão muito grande entre as duas práticas esportivas. O Futebol e o Futsal são parecidos mas existe muito mais diferenças do que semelhanças. 

Análise e compreensão

O futebol e o futsal, são duas modalidades esportivas distintas, que apresentam semelhanças, e por vezes, são confundidas dentro da escola (DARIDO et al, 2018, p. 105). Ambas as modalidades são como “esporte de invasão ou território” , contudo, para a cultura corporal o futebol e o futsal fazem parte de um conjunto de práticas sociais que dão identidade a um povo e uma cultura, “como um fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica ”(COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 70). Como por exemplo, a identidade do Brasil ser o país do futebol, mesmo não sendo o criador do futebol. 

Assim, como outros esportes como futebol e futsal, o handebol, o basquete, o polo aquático, o rugby, apresentam uma mesma lógica interna de jogar e com características de invadir o  território do adversário com a circulação da bola. A lógica do jogo de invasão de território é muito dinâmica e complexa em comparação ao esporte de marca ou de precisão, por exemplo. No site Toda Matéria esclarece que o esporte de invasão ou de território “possui como o objetivo o ataque ao campo adversário e a conquista de sua meta” sem deixar o adversário passar pelo seu território e alcançar a meta, seja, é realizado o tempo todo o ataca e a defesa.

P ara a disputa de esportes de invasão, existem duas equipes (esportes coletivos) que possuem uma meta a ser defendida e a meta do adversário, para ser invadida e atacada a fim de computar pontos. Assim, durante o jogo há uma equipe que defende, tenta roubar a bola e proteger a meta, do ataque que domina e protege a bola para chegar na meta adversária.

É uma transição de ataque para defesa, defesa para o ataque, que acontece a todo momento. A manutenção da posse de bola no sentido de atacar o adversário, ao mesmo tempo, há a defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para retomar a posse da bola e passar a atacar. Como metas a serem defendidas e / ou atacadas estão sempre posicionadas nas linhas de fundo dos campos ou quadras retangulares, características de esportes. Exemplo: basquetebol, frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, lacrosse, polo aquático, rúgbi, etc.

No caso do Futsal e do Futebol, a prática esportiva mais vivenciada nas escolas da Educação  Básica por causa o espaço físico é o Futsal. Contudo, o Futebol tem uma expressão nacional maior do que o  Futsal. O que mais ocorre na escola entre crianças, adolescentes e jovens praticante do Futsal dentro  do ambiente escolar são as referências do Futebol sendo aplicado no futsal como algumas regras e  a citação de jogadores que se destacam nesse esporte.

As semelhanças entre o  Futsal do Futebol podemos dizer que  são que jogam utilizando os pés, os fundamentos técnicos, tem como objetivo fazer o GOL, são esportes coletivos e de invasão. Acabando por aí suas semelhanças, ou seja, que são mais diferentes do que imaginamos. 

A página do Futline no Youtubo explica as diferenças fa dois esportes. Você pode assistir no youtube através desse link <https://youtu.be/tRFR_biIcQE > acessado no dia 18 de junho de 2021.



Agora, podemos dizer que o Futsal é diferente do Futebol e aprofundar mais nessa prática corporal do Futsal a partir da sua particularidade e dizer que não confundimos mais esses dois esportes. O Futsal tem seu espaço dentro da escola e dentro da sociedade porém é pouco difundido e pouco conhecido com suas características, regras, tática, jogadores e expressão cultural. 


Referencial:


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2019.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Coleção Magistério 2º grau - Série formação  do professor. São Paulo: Cortez, 1992.

DAÓLIO, Jocimar. Educação Física e o conceito de cultura. Polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores Associados, 2004.

DÁRIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2014.

DÁRIDO, Suraya Cristina et al. Práticas corporais: Educação Física. 6º a 9º ano. São Paulo: Moderna, 2018.

DICIONÁRIO AURÉLIO. 8º edição. Curitiba/Pr: Editora Positivo, 2019.

RONDINELLI, Paula. Futebol: Esporte ou Religião? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/futebol-esporte-ou-religiao.htm>. Acesso em 29 de maio de 2021.

TEIXIERA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos. 5º edição. São Paulo: Saraiva, 2013.

TOCANTINS. Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. Documento Curricular de Tocantins. Educação Infantil e ensino fundamental. Componente curricular: Educação Física, 2020.

TODA MATERIA. Educação Física. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/tipos-de-esporte/>. Acessado em 17 de maio de 2021.


Bullying no Esporte

Imagem: impulsiona.org.br/bullying na educação física. O bullying nos esportes escolares é um fenômeno preocupante que afeta não apenas o de...