Segundo Teixeira (2013, p. 241) não se sabe ao certo onde nasceu o futebol, podendo ser na antiga China ou mesmo na Itália. Contudo, o esporte moderno como conhecemos e o futebol contemporâneo há de concordar que ocorreu na Inglaterra, no século XIX, na forma de organização dos times, com as suas regras e na sua lógica interna de jogar. Daí, origem do nome desse esporte, que são duas palavras da língua inglesa, “futebol”, pé (pé) e bola.
Para Dárido e Souza Júnior (2014, p. 19), o futebol é uma das manifestações culturais mais importante da atualidade, podendo ser considerado o esporte mais popular no mundo inteiro. Já não Brasil, o futebol é paixão, é identidade cultural, quase uma religião (RONDINELLI, 2021). De acordo com Rondinelli (2021) “a paixão incontrolável pelo tempo do coração faz com que, muitas vezes, o futebol seja equiparado à religião ”.
Você concorda com Paula Rondinelli: "O Futebol é Esporte ou é Religião"?
No texto da autora postado no site do Brasil Escola, remete o Futebol como uma religião, por ser um esporte move as massas, um grande número de pessoas. O conceito de religião mais usado pela sociologia formulado por Max Weber: trata-se de uma manifestação coletiva cujo culto é vinculado a uma instituição, conhecida como igreja. Olhando para as pessoas que se manifestam de forma emocional em relação ao seu time, que discutem por ele e até brigam por ele, talvez aí encontremos uma ligação possível que descreva o sentimento do homem pelo seu tempo de futebol semelhante ao da religião.
O futebol é tão universal e tão diverso, que vai além do campo e do cenário competitivo, as pessoas também jogam na forma recreativa e cooperativa. Assim, podemos dizer que existem várias formas de jogar futebol, em outras palavras, existem vários “FUTEBOIS”. Vai depender do espaço, das regras, do instrumento, do material e do universo em que se está jogando futebol para determinar a sua forma de jogar. E tem futebol para todos os gostos, existe o futebol de rua, futebol de botão, futvôlei, pingue futebol, futebol com a cabeça (agregação indígena), futebol para cego, futebol soceity, pebolim e até futebol eletrônico com o uso do videogame.
O futebol como conteúdo na escola tem como classificação ser um “esporte de invasão ou território”, contudo, para a cultura corporal o futebol faz parte de um conjunto de práticas sociais que dão identidade a um povo e uma cultura, “como um fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica ”(COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 70). Como por exemplo, a identidade do Brasil ser o país do futebol, mesmo não sendo o criador do futebol.
Dentro do jogo de Futebol não existe apenas o jogador, mas o técnico, o juiz, o bandeirinha, o torcedor, quando há transmissão de um jogo pela televisão há também o comentarista e o narrador do jogo. Podemos ver que existem vários personagens diferentes que não estão diretamente ligados ao ato de jogar bola. Então, quando assistimos a um jogo na televisão também podemos aprender sobre essa prática corporal sem precisar praticá-la, como telespectadores.
TÁTICAS DO JOGO
No Futebol oficial estão presentes os Esquemas táticos, que são formas táticas de jogo. O campo, pode ser dividido em zonas durante uma partida: zona defensiva, zona de armação e zona ofensiva. Para dar início à partida de futebol coloca-se duas equipes cada um do seu lado do campo, com seus jogadores, que são 11 jogadores, sendo 10 de linha e 1 no gol.
O sistema tático ou esquema tático do futebol é formada como os jogadores se organizam dentro de campo para chegar a bola na meta adversária, podendo ser mais ofensivo ou mais defensivo. Como são 10 jogadores de linha, o técnico posiciona os jogadores dependentes da função num lugar do campo para melhor função de sua função e alcançar o objetivo do jogo.
O primeiro sistema tático no futebol foi o WM ou 2x3x5. Em 1958, o Brasil utilizou o sistema 4x2x4, sendo 4 zagueiros, 2 armadores e 4 atacantes. Outra variação que o Brasil utilizou tempos depois foi o 4x3x3, no qual um dos atacantes joga recuado para auxiliar os armadores do meio de campo.
TÉCNICAS DO FUTEBOL: fundamentos individuais dos jogadores
Como habilidades individuais dos jogadores de futebol desenvolvem para conseguir jogar esse esporte. Para o dicio.com.br, fundamentos é a base, o alicerce e a fundação de uma casa. Para a cultura corporal essa ideia é adaptada para o alicerce e base de qualquer atividade física, é o movimento ou a ação básica que é ensina e treinada para algum tipo de esporte, dança, luta ou ginástica. No futebol essas ações básicas não contaminadas uma das outras, o jogador na iniciação do esporte, deve aprender mais de uma ação ao mesmo tempo e ir aperfeiçoando essas ações com a treinamento na prática esportiva.
RECEPAÇÃO E DOMÍNIO DA BOLA: é uma ação comum entre os esportes coletivos e de invasão. Para o futebol, essa ação será feita com o corpo com um todo, menos com a mão. Para receber ou dominar, uma bola pode utilizar diferentes parte do corpo. Veja na imagem.
CONDUÇÃO DA BOLA: a bola deve ser conduzida com o lado interno ou externo do pé, colocada ao lado do corpo sempre em posição de chute ou com a sola.FINTA: são movimentos que o jogador com posse de bolarealiza para confundir ou ultrapassar o adversário. No futebol, pode ser aplicada com as partes internas e externas dos pés, pode ser dado pelo alto ou por meio das pernas do adversário. Deve ser aplicada rapidamente antes que o adversário perceba sua intenção.
CHUTE COM FINALIZAÇÃO PARA MARCAR O GOL NA META ADVERSÁRIA: o chute tem a característica de golpear a bola na direção do gol adversário, desviando ou dando trajetória à mesma, capaz ela parada ou em movimento. O chute é uma ação de finalização tanto do jogador como da equipe para que uma bola possa chegar a meta adversária. Pode envolver a tabela, o bloqueio, a desmarcação, a finta e outras técnicas para se chegar a finalização com o chute.
Outros fundamentos técnicos podemos ver na hora do jogo, a marcação e desmarcação, o roubar a bola com um carrinho, o desarme, a bicicleta, técnicos específicos do goleiro, entre outros.
👉 Quando você assiste a um jogo de futebol e fica irado com o jogador do seu tempo erra um esses fundamentos, agora você pode analisar por que ele está errando e vezes ele erra por jogo.
Quando você for assistir o próximo jogo do seu time, presta atenção:
1. Na posição e na função que os jogadores do seu tempo estão jogando: na zaga, meio de campo e no ataque.
2. Quais são os fundamentos técnicos: o zagueiro, o meio de campo, o armador e o ataque tem que ter de melhor para não errar durante o jogo? Passe, recepção, domínio, cabeceio, chute, condução.
3. Observe as principais falhas de um jogador do seu tempo e análise de quantos erros e quantos acertos que ele teve nos principais fundamentos.
4. Cada jogador está cumprindo sua função?
5. Como está o ataque e a defesa do seu time?
A brincadeira é você ser comentarista do jogo, apontando as movimentações dos jogadores, os sistemas táticos do time, quais são as falhas, se todos cumprem com sua função dentro de campo. Dentro do jogo de Futebol não existe apenas o jogador, mas o técnico, o juiz, o bandeirinha, o torcedor, quando há transmissão de um jogo pela televisão há também o comentarista e o narrador do jogo. Podemos ver que existem vários personagens diferentes que não estão diretamente ligados ao ato de jogar bola.
Referencial:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2019.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Coleção Magistério 2º grau - Série formação fazer professor. São Paulo: Cortez, 1992.
DAÓLIO, Jocimar. Educação Física e o conceito de cultura. Polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores Associados, 2004.
DÁRIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para usar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2014.
DÁRIDO, Suraya Cristina et al. Práticas corporais: Educação Física. 6º a 9º ano. São Paulo: Moderna, 2018.
DICIONÁRIO AURÉLIO. 8º edição. Curitiba / Pr: Editora Positivo, 2019.
RONDINELLI, Paula. Futebol: Esporte ou Religião? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/futebol-esporte-ou-religiao.htm>. Acesso em 29 de maio de 2021.
TEIXIERA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos. 5º edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
TOCANTINS. Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. Documento Curricular de Tocantins. Educação Infantil e ensino fundamental. Componente curricular: Educação Física, 2020.
TODA MATERIA. Educação Física. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/tipos-de-esporte/>. Acessado em 17 de maio de 2021.
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