O sucesso de qualquer evento ou de qualquer organização é o planejamento. E planejar requer tempo, trabalho coletivo, antecipação de todos os fatos que ocorrerão no evento e principalmente conhecimento.
O evento esportivo proporcionado na escola pode se adequar a sua realidade e necessidade, a depender dos objetivos e conhecimento dos alunos com as modalidades escolhidas. Evento esportivo Evento
é algo que acontece em determinado espaço em um determinado
momento, que cumpri uma missão, uma finalidade e um objetivo, para atender um número específico de atletas, que requer
recursos humanos, financeiros, esportivo, infra-estrutura, médica e
segurança, como por exemplo os Jogos Olímpicos. Existem vários tipos de eventos esportivo.
Os jogos internos têm esse termo por causa da sua definição, por ter uma sequência de disputa poliesportiva, em que o objetivo de disputa e classificação em diversas modalidades, e geralmente o objetivo dos jogos é possibilitar o envolvimento de diversos praticantes em várias modalidades e ao seu final realizar uma contagem geral de pontos, ou seja, uma classificação final a partir do somatório dos resultados de diversas modalidades. Já o campeonato, torneio, gincana, copa, taça e olimpíadas tem definições diferentes de jogo. Você sabe qual é a diferença?
Os jogos internos têm esse termo por causa da sua definição, por ter uma sequência de disputa poliesportiva, em que o objetivo de disputa e classificação em diversas modalidades, e geralmente o objetivo dos jogos é possibilitar o envolvimento de diversos praticantes em várias modalidades e ao seu final realizar uma contagem geral de pontos, ou seja, uma classificação final a partir do somatório dos resultados de diversas modalidades. Já o campeonato, torneio, gincana, copa, taça e olimpíadas tem definições diferentes de jogo. Você sabe qual é a diferença?
Eventos esportivos
Classificação | Exemplo |
Mega eventos internacionais | Jogos Olímpicos, Copa do Mundo |
Eventos internacionais | Campeonato Mundial de Basquete |
Eventos nacionais | Campeonato Brasileiro de Natação |
Eventos locais | Torneio ABC de Voleibol de Praia |
A classificação pode ser pela extensão, proporção financeira, propagação da modalidade, quantas pessoas quer atingir, quem se quer atingir e principalmente quantos atletas estarão envolvidos no evento, quanto mais atletas maior é o evento.
Existes fases dentro do planejamento que requer organização e responsabilidade de todos envolvidos, trabalhando coletivamente e cooperativamente.
Fase 01 - Planejamento/Pesquisa e Pré-evento (organizar);
Fase 02 - Execução ou desenvolvimento;
Fase 03 - Controle ou Pós-evento (avaliação).
Todas as fases requer atenção e antecipação de problemas, pensar nos mínimos detalhes garante a satisfação de todos e sucesso da equipe. Por isso, pode-se dividir o grupo de organizadores em comissões, coordenações, equipes técnicas, para melhor distribuir as funções e responsabilidades.
Fase 01 - Planejamento/Pesquisa e Pré-evento (organizar);
Fase 02 - Execução ou desenvolvimento;
Fase 03 - Controle ou Pós-evento (avaliação).
Todas as fases requer atenção e antecipação de problemas, pensar nos mínimos detalhes garante a satisfação de todos e sucesso da equipe. Por isso, pode-se dividir o grupo de organizadores em comissões, coordenações, equipes técnicas, para melhor distribuir as funções e responsabilidades.
Fase 01 - Planejamento/pesquisa e Pré-evento
Responda
algumas perguntas iniciais:
1.
Por quê? (Razões da existência – Missão)
Captar
novos talentos
Divulgar
novas formas de jogar
Aumentar
o número de participantes
2.
Objetivos
Incentivar
a vivência e a experiência das modalidades do curriculo da
disciplina de educação física
Promover
a socialização e interação da comunidade escolar.
Possibilitar
momentos de lazer e alegria através dos Jogos Internos.
3. Qual evento?
3. Qual evento?
Torneio/Jogo/Campeonato/Taça
3.1. Qual esporte?
Futsal, Voleibol, Handebol, Basquete, Queimada, Xadrez, Dama, Tênis de Mesa.
4. Quem?
Alunos do 1º, 2º e 3º anos; professores e funcionários da educação; comunidade local
5. Quando?
Data: 26 a 30 de setembro de 2016
5.1. Horário?
7:00 - 12:00 todos os dias; 9:00 - 12:00 apenas um dia, qual é o horário dos jogos em cada dia.
6. Onde?
7:00 - 12:00 todos os dias; 9:00 - 12:00 apenas um dia, qual é o horário dos jogos em cada dia.
6. Onde?
Quadra esportiva da escola, quadra alugada, sala de aula, sala de vídeo, pátio da escola.
7.
Como?
Turmas
mistas, modalidades mistas, por gênero, por turma, numero de jogos,
quantos jogos por dia, duração de cada jogo, qual vai ser o acesso
8.
Quanto?
Premiação, arbitragem, material esportivo e de papelaria, som, microfone, cerimonialista, locutor, kit médico, material de divulgação
Premiação, arbitragem, material esportivo e de papelaria, som, microfone, cerimonialista, locutor, kit médico, material de divulgação
Neste momento deve-se levantar nos seguinte pontos, tais como,
- Os objetivos e porte do evento;
- Condições econômicas dos participantes;
- Facilidades de acesso - fluxo de pessoas entre sala de aula e quadra;
- Alunos que não vão nem participar e nem organizar irão ter aula;
- Duas ações acontecendo ao mesmo tempo – jogo e aula;
- Custo x benefício.
É super importante pontuar os objetivos que cruzam com a missão do evento, de forma inteligente e com clareza, para não se perder na execução e que todos os envolvidos compreendam como vai funcionar o evento.
Como o evento e ação vai ser implantada, quais são as etapas da implantação da ação, quais são os passos a ser traçados, quais modalidades, quais são os sistemas de disputas, quantos jogos cada modalidade gastará dentro do tempo evento, qual a premiação, quanto o evento irá gastar. Organizar evento é fazer mais perguntas do que ter repostas prontas, é um quebra cabeça para atender a missão, ao objetivo e o interesse do público que queremos atingir. Um bom exemplo de organização e planejamento é o livro do autor, Sun Tzu, livro é “A Arte da Guerra”, em um de seus principais conselhos, fala: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças".
Planejamento
|
||
Logística | Recursos Humanos | Recursos Materiais |
Acesso ao local de provas | Profissionais: Árbitros | Bolas, redes, postes, rodos |
Fluxo de pessoas – sala e quadra | Segurança, policiamento | Apitos, cronômetros, placar |
Acesso à informação - divulgação | Enfermagem/médico | Mesas e cadeiras |
Acesso aos portões - segurança | Som, locutor, cerimonialista | Linhas, iluminação |
Árbitros e staffs – na quadra | Staffs – ponto de informação | Bebedouros, gelo, uniforme |
Sistema
de disputa para 5 dias eliminatória simples, rodízio |
Premiação (troféus, pódio, banner) | |
Orçamento
|
||
Tudo depende de orçamento | Premiação | Medalha? Quantas? Troféu? Quantos? |
Pesquisa de mercado | Arbitragem | Para todas as modalidades? |
Planilha de despesa | Kit médico | Sim ou não? |
Cerimonia de abertura/Encerramento | Sim ou não? | |
Material de papelaria | Quais? Onde? | |
Divulgação | Manda fazer ou faz por conta própria? |
Abaixo tem mais detalhes da logística:
Como é o acesso ao local de provas: dos alunos, professores, organizadores, arbitragem, médicos, staffs, impressa. |
Fluxo de pessoas: por onde essas pessoas irão passar, como é o controle de entra e sai, quantas turmas estarão na quadra, com quem deve-se recorrer. |
Acesso à informação: quem é o responsável deve conhecer todas as etapas do evento e as regras do evento, local fixo ou movél de informação, visitas e panfletagem |
Acesso aos portões: segurança, professor como responsável, controle de planilha |
Árbitros e staffs: contração, quantos pessoas, qual o valor do serviço, outros alunos de outras turmas podem ajudar, outros professores podem ajudar, para cada modalidade e sala de aula, |
Sistema de disputa para 5 dias - eliminatória simples (12 jogos), eliminatória dupla - (22 jogos), rodizio nas chaves de 6 a 8 equipes (10 a 23 jogos), juntar turma ou não juntar, misto ou por gênero, quais vão ser as regras para ser justo e igual a todos. |
Na etapa de Recursos Humanos requer um trabalho coletivo muito grande e todos dentro da comissão desempenhar sua função e sua responsabilidade, tanto na busca de conhecimento quanto no cumprimento das datas estipuladas. Neste momento um depende do outro e se um falhar o grupo todo falha.
Comissões
|
|||
Comissão
Central Organizadora (CCO) |
Coord. Modalidades | Divulgação/Comunicação | Cerimonial |
Presidentes: |
Futsal: | ||
Secretárias
Gerais: |
Queimada: | ||
Finanças: |
Voleibol: | ||
Truco: |
|||
Xadrez: |
|||
Infra-estrutura/Limpeza | Médica | Coord. Técnica: Tabela/Súmula/Inscrição/Lanche | Segurança/Staffs |
Comissão
Disciplinar/Recursos: |
|||
Assessoria
de impressa: |
O Regulamento
Geral e específico
- Fundamental
para a competição justa, organizada e dinâmica
- Deve
observar as seguintes características: objetividade, precisão,
clareza, abrangência.
- O regulamento geral distribui funções, responsabilidades e determina regras gerais para o evento.
- O regulamento específico descreve a função da comissão de modalidade e distribui funções especificas com responsabilidades específicas, com regras da modalidade em questão, podendo ser modificada a interesse e necessidade do grupo que quer atingir.
- Os dois documentos após serem concluídos, revisados e oficialmente pronto deve-se publicar e divulgar a todos os participantes para fazer cumprir cada artigos do regulamento, sobre pena disciplinar discriminado no documento.
- O regulamento específico descreve a função da comissão de modalidade e distribui funções especificas com responsabilidades específicas, com regras da modalidade em questão, podendo ser modificada a interesse e necessidade do grupo que quer atingir.
- Os dois documentos após serem concluídos, revisados e oficialmente pronto deve-se publicar e divulgar a todos os participantes para fazer cumprir cada artigos do regulamento, sobre pena disciplinar discriminado no documento.
Fase
2 – Execução/desenvolvimento
No
momento
- Prática
do que foi planejado
- Respeito
a horários e regras
- Estratégias
para o imprevisto
- Comunicação
e mais comunicação
- Busca
pela informação e estar atento a tudo
Fase
3 – Controle/pós evento – avaliação
- Fechar
orçamento
- Pesquisa
de opinião
- Apresentar
relatório
- Revisitar
os objetivos
- Ações
posteriores
- Carta
de agradecimento
CONCLUSÕES
• Mesmo
para realizar um evento local é preciso bastante preparo e
planejamento
• Conhecimentos
administrativos
• Conhecimentos
técnicos
▫ Modalidades
esportivas
▫ Organização
de torneios e campeonatos
EVENTO
ESPORTIVO pode ser:
▫ O próprio produto a ser comercializado e
promovido
▫ Uma estratégia de promoção de um outro produto
Referencial:
http://sistemas.eeferp.usp.br/myron/arquivos/2540410/d30a72113a8e741d053c4b189e152f04.pdf, data 02 de março de 2015.
Vieira, Sergio Rosa. Gestão de eventos esportivos. Apostila do 3º ano da Instituição Federal do Tocantins, 2015.
Um otimo trabalho.
ResponderExcluir