sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Alterações no corpo humano decorrente do exercício físico

Estudar o exercício físico ou a ginástica ou a caminhada é mergulhar na fisiologia humana para entender o que ocorre no nosso corpo humano durante a prática do exercício físico e quais são as alterações do treinamento ao longo do tempo.

É nesse momento que a Educação Física vai buscar na biologia o conhecimento do corpo humano, para tentar explicar as práticas corporais e os efeitos dos treinamentos para emagrecer ou ganhar massa magra.

Uma questão do ENEM de 2012, trouxe estes apontamentos dos efeitos do exercício físico, a ventilação pulmonar, circulação sanguinea e o metabolismo de energia, da qual, estão interligados durante o exercício físico e melhoram com o treinamento contínuo e duradouro.
A partir dos efeitos fisiologicos do exercício físico no organismo  apresentados na figura acima, são adaptações benéficas à saúde de um indivíduo?

Você sabe a resposta? 

Você sabe explicar fisiologicamente o que ocorre no nosso organismo? 

A resposta é a diminuição da frenquencia cardíaca em repouso e o aumento da oxigenação.

E aí, entendeu????? 

Vamos entender melhor!

A prática de exercício físico acarreta uma melhora na condição física do organismo ao longo das práticas corporais, tais como caminhada, ginástica, ciclismo, natação, entre outros, pois estimula o músculo do coração, tornando-o mais forte, maior e mais eficiente em transportar o oxigênio. Para este transporte ser mais eficiente o corpo cria novos caminhos de transporte, com novas micro veias, que faz chegar mais oxigênio no músculo. Com isso quando esse organismo ficar em repouso, o coração irá bombear mais sangue com menos batimentos, pois a força do músculo será maior do que a quantidade de batimentos. Levando a uma redução da frequencia cardíaca, e em consequência, haverá mais passagem do sangue pelos pulmões, aumentando a oxigenação do sangue. 

Agora que você quer saber mais sobre o que ocorre no corpo humano durante o exercício físico e seus efeitos com o treinamento, assista este vídeo e pesquise mais sobre o tema e não fique no senso comum ou ir pela opinião dos outros.
Refetencial: 
Educação. ENEM 2012, questão 96. Disponível em:<http://educacao.globo.com/provas/enem-2012/questoes/96.html>. Acessado em 08 de setembro de 2017.
Os impactos das fibras musculares no treino. Responsabilidade de Autoridade Fitness, 2016. Duração de 4m00s. Disponível em:<https://youtu.be/0GKgxl2mMSk>. Acessado no dia 08 de setembro de 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOLEIBOL: HISTÓRIA, FUNDAMENTOS E REGRAS.

As regras do voleibol começaram simples, com uma corda dividindo a quadra, para evitar o contato físico e diminuir as lesões. Mas foram se...