A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Mirna Moreira Batista
Janeiro de 2014
Todos
nós sabemos da importância de fazer uma atividade física, de se
manter ativo e
participar das aulas de Educação Física na escola.
Ouvimos da importância na escola, nos jornais, nas rádios, nas
novelas, na internet, dos nossos familiares e amigos, até nas
rodas de conversar. Mas
o
que
falamos
e pensamos está longe daquilo que praticamos na
escola, infelizmente!
Parece
estranho, mas não é
difícil encontrarmos
na
escola, alunos
e alunas que
têm resistência
das
aulas práticas,
ou
dizem que não gostam,
ou dificuldade de
sentir incluído nas aulas.
Do ponto de vista dos alunos, a
disciplina de Educação Física é só
esporte, principalmente a partir do 6º ano. O que faz o aluno perder
a oportunidade de conhecer e vivenciar
outras práticas da cultura corporal.
Atualmente
a
prática
do
esporte não é exclusiva da escola,
pode ser
praticada
em
qualquer
lugar, no
clube, na rua, no
parque, na
praça ou
no
quintal.
As
experiências que temos com o esporte ainda está muito reforçada na
competição e no individualismo. As
outras
atividades,
como
o
pique pega, a
corrida,
a
amarelinha,
a
ginástica, a dança, o atletismo, o alongamento são colocados em
momento de isolados e sem contexto, apenas para um aquecimento.
É
uma realidade mais comum que imaginamos. Ainda vemos o professor
desperdiçar o tempo da aula, dando uma bola
aos
alunos, para que eles joguem apenas
o futebol
e
vôlei.
O
que provoca a
exclusão
dos
outros alunos
que
não tem habilidade,
não gostam
de esporte, não sabem jogar
ou até mesmo as meninas.
Ainda exite muitos profissionais que não se preocupam em motivar ou
incentivar nos alunos a vontade
de superar
seus medos, sua vergonha e
seus pré
–
conceitos sociais.
A educação física não se resume ao
modelo
esporte
de alto rendimento, para formação
futuros atletas.
A
escola é
um espaço privilegiado do aprendizado da cultura corporal. A prática
da Educação Física não é engessada a
uma única
prática esportiva
ou um único
jeito
de praticar e
participar
das
aulas.
O mais legal da aula
é
a inclusão do outro na atividade física, reforçando os
laços de amizade e de
afeto
que fazemos com os amigos e
professores.
Desse modo, podemos nos sentir importante e participante
na sociedade, sem discriminação ou exclusão.
Então,
por
que a educação física é vista na escola como uma disciplina
complementar, menos importante que o português e
matemática? Será que a educação física é apenas um momento de
relaxar,
descontrair,
mexer
no celular e
ficar sem fazer nada?
O
que leva alguns
alunos não gostarem das aulas de educação física? Vamos enumerar alguns pontos de reflexão:
- Expectativas diferentes entre professor e aluno.
- O professor não ajusta o espaço e material que tem para cada realidade.
-
Professor que não planeja as aulas.
-
Prática exclusiva dos esportes, da competição e da individualidade.
-
Centralidade nas disciplinas ditas intelectuais.
-
O professor acha que os alunos não gostam de aprender conteúdos novos.
-
Modelo tradicional de educação física.
-
Atitudes preconceituosas e excludente.
-
Falta de preparo e interesse do professor.
As
aulas podem
ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. As
aulas
podem
aproximar
o que aluno sabe com interesse do professor para
alcançar o mesmo objetivo. O
professor é
mediador do
conhecimento, ele auxilia o
aluno a
ampliar sua experiência, vivência com a cultura corporal.
Ele pode
inovar
e diversificar
as
aulas, sempre conversando e trocando ideias com o aluno, aliando
as expectativas.
A
aula de Educação Física é capaz de proporcionar atividades
que
possibilite o desenvolvimento motor, a socialização, a autonomia, a
cooperação e a igualdade. Os exemplos de
prática são
inúmeras, alguns exemplos
são
os
jogos, a
dança,
a
música,
a
expressão
corporal, a
mímica, as
gincanas,
as
leituras,
os
trabalhos
em
grupo, as
dinâmicas
em
grupo,
no
uso de tv, dvd, nas
pesquisas individuais, etc.
Basta o professor e
o aluno serem
responsáveis
pelo
processo de ensino – aprendizado,
com
seriedade, compromisso
e muita criatividade.
Vamos
tentar incluir
a todos?
Esse
é o desafio.
Referencial:
BETTI,
Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso,
professor? Revista Motriz:
v. 1, n. 1, pg. 25 a 31, junho de 1999.
Exercício
de fixação
01
– Onde ouvimos da importância da educação física para o aluno?
02
– Qual é a associação que o aluno faz com a disciplina de
Educação Física?
03
– A prática do esporte é exclusiva da Educação Física Escolar?
Porque?
04
– Como fica as outras atividades físicas na escola e quais são?
05
– Quem influência os alunos a pensar que Educação Física na
Escola é esporte? E o que acontece quando é desperdiçado a aula
com a prática exclusiva do esporte?
06
– Se a aula de Educação Física não é apenas esporte, como
podemos mudar essa realidade?
07
– O que leva alguns alunos a não gostarem das aulas de Educação
Física?
08
– Como as aulas de Educação Física podem ser desenvolvidas?
09
– Quais são os exemplos de atividades para o desenvolvimento das
aulas de Educação Física? O que elas são capaz de proporcionar ao
aluno?
10
– Quem são responsáveis pela aula de Educação Física?
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