domingo, 23 de abril de 2023

Lesão no esporte: o uso de roupas e calçados apropriados

A maioria das lesões (p. ex. fraturas, luxações, traumas, entorses e estiramentos) não é única dos atletas e pode ocorrer em atividades rotineiras ou acidentes. A lesão é o nome dado a qualquer tipo de “machucado” que afete o nosso corpo que tem como consequência uma inflamação no local, em uma tentativa do organismo de reparar aquele dano. Ela pode ser um corte, uma pancada com o adversário ou com um objeto, sendo fator externo, e até mesmo como fator interno, como estiramentos das fibras musculares, devido a sobrecarga ou desgaste do sistema locomotor.

Os fatores internos ou externos causadores dessas lesões esportivas podem ser classificados como agudo e crônico. Lesão aguda ocorre imediatamente após um traumatismo. Por exemplo: rompimento total de ligamento por uma pancada. Já a lesão crônica corresponde a uma lesão mal curada por mais 90 dias sem cura. Por exemplo: lombalgia na região lombar da coluna. 

A dor nas costas, tão famosa lombalgia, é uma das lesões musculares mais comuns em quem faz exercícios físicos esporadicamente/irregular, que, por si só, pode ser tão prejudicial à saúde quanto o sedentarismo, diz o ortopedista Rogério Teixeira da Silva, doutor em medicina esportiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E o maior desafio no tratamento da lombalgia não se resume a controlar a dor, mas a evitar a reincidência devido a prática irregular de exercício físico.


Fonte: Ortopedia Universo Senior

Fonte: Doutor Daniel Ghedini

Outro risco de lesão por causa do exercício físico irregular são as dores musculares de início tardio, que indicam que o exercício físico foi realizada de forma irregular, seja por sobrecarga de estímulos ou por duração prolongada de treinamento. Isso acontece quando cargas intensas são administradas para o treino de indivíduos sem o preparo físico necessário, o que causa o estiramento das fibras musculares e, consequentemente, a sensação de dor. Da mesma forma, o exercício físico duradouro impede que o tecido muscular recupere os níveis de glicogênio perdidos durante o treino, o que pode causar fadiga muscular e prejudicar o desempenho dos praticantes.

Fonte: Kinex Fisioterapeuta - Lesão muscular: conheça os principais tipos e graus de lesões 

Já as lesões de grande incidência no esporte são as entorses e as torções. As entorses são lesões onde ocorre um movimento anormal de uma articulação, sem ruptura, produzida por estiramento dos ligamentos articular, além do que o ligamento pode suportar ou exagerado da articulação. As torções ocorrem devido à combinação com a força de sustentação do peso aplicado de cima para baixo, provocando alterações celulares que conduzem a modificações das células da região, indicando uma inflamação.


No estudo sobre lesões em atletas profissionais de Voleibol da Superliga Nacional foi identificado dois tipos de lesões mais comum, os processos inflamatórios (37,3%) dos joelhos seguidas de lesões musculares (36,3%) dos músculos de membros inferiores, como mostra o gráfico abaixo. O estudo apontou que as lesões mais acometidas nos atletas foram os tendões e os ligamentos do joelho, devido a alta repetição do gesto motor, tanto no treino quanto na partida, dos saltos no ataque e no bloqueio seguido da lesão muscular do grupo muscular extensor do joelho, o quadríceps.


Para a medicina do esporte, a prevenção é a forma de tratamento mais eficaz. Tanto o treinador como o atleta devem saber que existe um treinamento específico para cada modalidade que deve ser mantido o equilíbrio muscular, ou seja, a força; fazer alongamento antes e depois da atividade física, e usar os equipamentos de proteção e as roupas adequadas a cada esporte, dentre outra.

É importante ficar atento ao modo correto de como os exercícios são feitos, tanto quanto a roupa e o calçado. A sua escolha do look para a prática de exercício físico faz toda a diferença no seu desempenho e resultado. Durante o exercício, o corpo se movimenta de forma diferente do que está acostumado no dia a dia. Para que estes movimentos sejam realizados com segurança e de forma correta, eles precisam estar livre de restrições, e isto inclui roupas flexíveis e leves, que não restrinjam o exercício físico nem impeça que o fluxo sanguíneo seja comprometido, por exemplo, calça jeans. Isto ajuda no conforto, para evitar acidentes, prevenir lesões e melhorar a performance do exercício. Outra situação é que exercício físico exige muito do corpo e, como consequência, a transpiração é bem maior. Isto porque ela é a responsável pela regulação de temperatura do corpo e do equilíbrio dos fluidos corporais. Portanto, durante o exercício, tecidos leves como lycra, malha ou dry fit permitem que o suor evapore com mais facilidade.

Encontrar uma roupa adequada não é o único desafio para quem pratica do exercício físico, o uso do calçado também é um dilema, no entanto, é uma tarefa obrigatória. O calçado ideal vai variar de acordo com a modalidade, por exemplo, na corrida ou prática esportiva, um tênis leve, flexível, com a sola macia e com um bom amortecedor é o mais ideal. De acordo com o especialista, o tênis não precisa ser caro para ser bom. A falta do uso do tênis pode causar vários problemas articulares, no joelho, no tornozelo, problemas musculares, como dores, contaminação e acidente no pé, são algumas situações indesejáveis. Segundo o médico Carlos Gorios, a falta de calçado adequado pode levar até a fraturas, em uma pisada errada, em um estágio mais avançado”.

Fonte: Doctor shoes - antistaffa.

Referências:

http://www.efdeportes.com/efd111/estudo-das-lesoes-em-atletas-de-voleibol.htm


https://universo.salonline.com.br/atividade-fisica/


https://www.estadao.com.br/emais/bem-estar/roupas-e-calcados-inapropriados-podem-prejudicar-o-seu-treino/


https://www.dorflex.com.br/tudo-sobre-a-dor/dor-no-corpo/por-que-a-pratica-incorreta-de-exercicio-fisico-pode-causar-dores-musculares

https://www.universosenior.com/news/dor-lombar-lombalgia/ 
https://www.drdanielghedini.com.br/sapatos-e-dores-na-coluna
https://kinexfisioterapia.com.br/2020/12/15/lesao-muscular-conheca-os-principais-tipos-e-graus-de-lesoes/
https://doctorshoes.com.br/blog/dicas/tenis-ortopedico-para-caminhada/

Vamos conversar:

1) Você já teve alguma lesão ou conhece alguém que já teve? Qual? 

2) Já precisou realizar algum tipo de primeiros socorros? Qual?

3) O que é lesão? Quais são os tipos de lesões?

4) Dê exemplos de lesões?

5) Sobre os tipos de lesões, marque a alternativa que está INCORRETA:

a) Câimbra

b) Fraturas

c) Luxações

d) Entorses

6) Cite 3 vantagens em usar roupas e calçados adequados para a prática de exercício físico ou esportiva?

7) O que o estudo sobre lesões em atletas profissionais de Voleibol da Superliga Nacional concluiu?

8) Qual é o motivo de se usar o tênis e a roupa adequada para cada modalidade e/ou nas aulas de Educação Física?

9) Existe alguma dificuldade ou resistência dos estudantes perante ao uso correto do calçado e da roupa adequada? Justifique. 

Exercício físico irregular e os riscos de lesões - lista de exercício nº 2

ENSINO MÉDIO                     EDUCAÇÃO FÍSICA

OBJETIVOS
Compreender os tipos de lesões/contusões, analisando nas práticas esportivas aquelas mais comuns para empregar medidas de prevenção antes e durante as atividades físicas e esportivas.

CONTEÚDO
Exercício físico e os riscos de lesões

ORIENTAÇÃO
Ler o texto: Exercício físico e o uso de roupas e calçados apropriados
Fazer a lista de exercício nº 2 em uma folha de caderno que deve ser entregar na próxima aula.
Na folha de caderno para ser entregue, deve constar nome, turma, disciplina e data no cabeçalho (obrigatoriamente), a pergunta com a resposta com caneta. Prestar atenção e cuidado com a letra, deve ser legível.

LISTA DE EXERCÍCIO N° 2

1) A importância do exercício físico regular vem como recomendação das novas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, sobre esse tema, marque (V) verdadeiras e (F) falso nas alternativas abaixo:

(__) A prática de exercício físico não pode durar por um mês com o objetivo de emagrecer para o verão, mas deve ser a vida inteira, promovendo uma vida ativa e com mais qualidade.
(__) O exercício físico regular quer dizer que deve haver descontinuidade, sem constância, como o trabalho e o estudo regular, segundo o dicionário.
(__) A pessoa que prática exercício físico diariamente mantém a auto-estima elevada, apresenta mais vigor físico para as atividades diárias, não cria imunidade contra as várias doenças e ainda, permanece com o peso normal para a sua idade.
(__) A tendência de tratar o exercício físico como remédio vem do século XIX, logo após a Revolução Industrial, com as mudanças na organização das grandes cidades e a necessidade de novos hábitos, foi inserido o exercício físico para prevenir doenças e fortalecer o corpo.
(__) A tendência de educação física higienista no Brasil foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a Educação Física como agente como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas.

2) Qual doença crônica é considerada fator de risco para o desenvolvimento de diversos quadros patológicos. Dentre eles, infarto, hipertensão e diabetes são os mais conhecidos por sua relação direta?
a) Obesidade                                          b) Gripe
c) Covid                                                 d) Sedentarismo

3) A Federação Internacional de Medicina do Esporte recomenda que todos os indivíduos se engajem em um programa regular de exercícios aeróbicos, com três a cinco sessões semanais. É ideal que cada uma das sessões tenha duração de:
a) 10 a 25 minutos                            b) 70 a 120 minutos
c) 150 a 300 minutos                        d) 30 a 60 minutos

4) (FAFIPA/2013) NAHAS (2010) em seu livro “Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo” apresentou dados, indicando que 200 mil mortes/ano podem ser atribuídas ao estilo de vida sedentário. Posiciona-se dizendo que a inatividade física é uma questão de saúde pública, remetendo aos educadores físicos a responsabilidade de interferir na diminuição desta estatística negativa. Identifique a alternativa INCORRETA em relação dos conceitos com os termos:


a) Atividade física é qualquer movimento produzido pela musculatura esquelética, portanto voluntária, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso.
b) Exercício físico é uma das formas de atividades físicas planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, de habilidades motoras ou a reabilitação orgânico funcional.
c) Aptidão física é a capacidade de realizar atividades físicas, incluindo a aptidão cardiorrespiratória, a força, a resistência muscular e a flexibilidade.
d) Exercício físico é qualquer movimento produzido pela musculatura esquelética, portanto voluntária, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso.

5) Sobre a questão anterior, quais são as palavras chaves de destaque, os conceitos desenvolvidos nas alternativas?

6) Sobre a questão do exercício físico irregular marque (V) verdadeiro ou (F) para falso:

(__) A ideia de exercício físico irregular pode ser a forma errada de realizar um exercício ou a falta de orientação adequada na hora do treinamento ou da aula de educação física.
(__) A falto ou o uso incorreto de calçado para a prática de exercício físico pode causa lesões nos pés como luxação, tendinite e fascite plantar.
(__) O uso adequado de calçado também pode prevenir a contaminação dos pés por micose, bactéria e fugo, a depender do local da sua prática, então é uma questão de higiene, mas não interfere no desempenho esportivo.
(__) É importante ficar atento ao modo correto de como os exercícios são feitos, já com o look não importa muito o modelo ou estilo, por exemplo, tanto para a natação como para a corrida, pode ser a mesma vestimenta, pois o resultado e o desempenho não será afetado ou alterado.
(__) Durante o exercício, o corpo se movimenta de forma diferente do que está acostumado no dia a dia. Para que estes movimentos sejam realizados com segurança e de forma correta é preciso de roupas flexíveis e leves, que não comprometa o fluxo sanguíneo e a transpiração corporal, sendo assim, melhorando a performance esportiva.

7) Na questão anterior, foi mencionado tipos de lesões como luxação, tendinite e fascite plantar que acometem os pés devido o uso incorreto de calçados, até mesmo, a falta do calçado na prática esportiva. Preencha o quadro abaixo com informações sobre esses tipos de lesões.


Luxação

Tendinite

Fascite plantar

O que é?




O que causa?




Qual é o sintoma?




Diagnóstico




Tratamento




Referência bibliográfica





sexta-feira, 21 de abril de 2023

Cultura Africana e o Rubgy

Vamos pensar:

→ A Cultura africana é a mesma coisa que afro-brasileira? Dê exemplo que vem na sua cabeça.

→ A capoeira é da cultura Africana? Foi uma luta ou uma dança para os escravos em terra brasileira?

→ Sobre os esportes, qual é mais praticados no continente Africano?

→ Qual é o esporte mais praticado na Africa do Sul?

→ O Rugby é o esporte mais praticado na África do Sul e foi utilizado como ferramenta de unificação da África do Sul pós

Apartheid.

→ O que é o Apartheid? Como o Rugby foi ferramenta de unificação dos povos na Africa do Sul?

→ Você conhece o Rugby?

--> Atividade 1:

* Agora pare um pouco e assista ao filme “Invictus” com os atores Morgan Freemam como Mandela e o Matt Damon como Francois

Pienar capitão da seleção sul africana masculino. E numa folha de caderno faça as anotações sobre o Rugby como instrumento social

e de unificação após o Apartheid na Africa do Sul.

Texto: Rugby: agarre essa bola

Para começar:
Praticar esportes coletivos como o Rugby nos levam a aprender e desenvolver competências importantes para a vida. É possível trabalhar habilidades cognitivas, ampliar o respeito ao corpo, aumentar a autoestima e trabalhar o equilíbrio emocional, além de fortalecer valores como empatia e cooperação. Para que você possa ser contagiado por esta modalidade, vamos apresentar seu histórico e seus principais fundamentos. Vamos nessa?

A origem

1823 – A origem do Rugby está diretamente ligado ao futebol europeu. Afinal, antes de ser disputado apenas com os pés, o esporte mais popular do mundo também era jogado com as mãos

Tudo começou no ano de 1823, quando uma escola na cidade inglesa de Rugby, começou a desenvolver uma forma de jogar própria, que viria se tornar um novo esporte, mais tarde.

1863 – Quatro década depois, teve a retirada de duas regras do futebol pela Football Associantion, para criar uma padronização no futebol no mundo todo. E foram regras fundamentais para que o Rugby ganhasse identidade própria: a proibição do uso das mãos e o tackle, que permitia agarrar o adversário e levá-lo ao chão para retomar a bola.

Observação: O tackle é usado pela equipe defensora para impedir o avanço da equipe atacante gerando a oportunidade de disputa pela posse de bola.

1871 - Surgia o Rubgy Football Union, primeira entidade/federação a regular o novo esporte. Depois de 48 anos das primeiras partidas na escola de Rugby.

1886 – Em 1886, nasce a International Rugby Football Board, para criar uma série de regras a serem adotadas e seguidas pelas equipes participantes dos campeonatos de Rugby, a Escócia,  Irlanda e País de Gale, por último a Inglaterra. 

1900 – A entrada do esporte nos Jogos Olímpicos tinha um grande incentivador: o Barão de Coubertin, admirador da ética e espírito de equipe do esporte. E o Rugby entrou no programa na edição de 1900, em Paris, com vitória dos donos da casa. Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês, que ficou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna. 

1925 a 1994 - A saída do Barão de Coubertin da Presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1925, significaria a retirada do Rugby dos Jogos. 

Neste período fora do programa olímpico, o esporte começou a ganhar força e popularidade, em 1994, com a Federação Internacional de Rugby, sendo reconhecida novamente pelo COI e passou a ser um esporte profissional, exatamente a 100 anos depois da primeira liga a ser criada na Inglaterra. 

2009 a 2016 – Em 2009, uma assembleia do COI decidiu pelo retorno do esporte às Olimpíadas na edição de 2016. Foi disputado no Rio de Janeiro com sete jogadores de cada lado, modalidade conhecida como Rugby Sevens, bastante popular pelo mundo.


Atenção
As bolas de Rugby tem essa forma porque as originais da Escola Rugby eram confeccionadas com bexigas de porco. Essas bexigas ficavam naturalmente em forma oval quando infladas. Um processo difícil que literalmente envolvia enchê-las como balões.


Bola atual de Rugby

Como jogar?


O objetivo do jogo é conduzir a bola até a linha de gol do adversário. Mas os passes com a mão não podem ser dados para um companheiro à frente da linha da bola.

As regras do Rugby foram mudando ao longo do tempo. Entre as principais mudanças, temos a redução de 20 para 15 jogadores em cada equipe, e a equipe de 7 jogadores, no Rugby Sevens, presente nos Jogos Olímpicos, a contagem de pontos e a entrada da bola oval. 

O jogo é disputado em um campo retangular gramado, com dois postes e um travessão em formato de “H” nas extremidades. E cada jogo tem dois tempos de sete minutos para a equipe de Rugby Sevens. Para as equipes com 15 jogadores são dois tempo de 40 minutos.

Campo de Rugby

Baseando-se nos conceitos da Internacional Rugby Board (2008) o Rugby tem fundamentos básicos com avançar com a posse de bola, apoiar e deslocar para receber a bola, continuidade e a pressão são eles que dão a dinâmica ao jogo esse esporte possui características ímpares, mas diferente de outros esportes coletivos trata essencialmente da criação e utilização do espaço e da participação de todos os componentes da equipe para atingir o objetivo.
O passe no Rugby dever ser com as mãos e  não podem ser dados para um companheiro à frente da linha da bola. Mas quem está com a bola pode correr livremente desviando do adversário. São dois fundamentos importantes e muito difícil de entender dentro das ações ofensivas do jogo. 

O Rugby desde as idades iniciais busca desenvolver a criança e o jovem gradativamente de acordo com suas valências físicas compatíveis com sua idade, para que no futuro esse jovem jogador não venha queimar essas etapas do desenvolvimento, pois elas são muito importantes para a vida do ser humano. 

O esporte tem sido usado como uma ferramenta reforçar os valores sociais e humanos através dos temas transversais e sua importância no cotidiano escolar. O rugby, nas aulas de educação física escolar, está sendo muito utilizado na valorização do trabalho psicomotor, na socialização, a aceitação e respeito de valores humanos, por exemplo, nas escolas de Portugal.

Como marcar pontos?

A principal forma de pontuação é o try que vale cinco pontos, quando a bola é apoiada contra o solo na área após a linha de gol. O ato de marcar um try tem esse nome porque o ato de correr até a linha e tocar a bola no chão originalmente não configurava nenhum ponto, mas apenas a possibilidade da equipe ganhar uma conversão para os postes, que vale dois pontos. 

As regras foram mudadas com o tempo e, hoje, um try é a melhor opção para marcar pontos, tornando o jogo mais emocionante. A conversão é feita com um chute direto na direção das traves do gol em formato de "H". 


Também existe outras formas de marcar pontos durante a partida de Rugby:

  • Droap goal é uma jogada que pode ser executada a qualquer momento e vale três pontos. Para que seja validada, é preciso que o jogador chute a bola a partir das suas mãos para ela passar entre os postes adversários. A bola precisa tocar o chão e ser chutada imediatamente.
  • O Chute de Penalidade (Penal/Penault) é quando a equipe que sofreu o penal, uma falta grave, poderá optar por um chute a gol do local onde a penalidade foi cometida. Um chute de penalidade convertido vale três pontos.

Jogadas

A bola só pode ser repassada para jogadores que estiverem na mesma linha do jogador com a posse ou atrás dele. O passe para frente (forward pass) é uma falta e é penalizado. Jogadas para frente são admitidas apenas em caso de chute, no entanto, só podem pegar a bola os jogadores que no momento do passe estiverem atrás ou na mesma linha do chutador.

Os jogadores do time adversário podem agarrar aquele que estiver com a posse da bola. Essa jogada chama-se placagem e é considerada falta se o jogador atingido não estiver com a bola ou se o ataque for realizado acima da linha do peito do adversário.

A violência no esporte ou é violência social?

Para a prática do Rugby é necessário que haja muito contato físico, mas em si o esporte não gera violência física, ao contrário, é muito competitivo e de muita astúcia e vigoridade, onde a violência não tem espaço, pois o jogador de Rugby aprende a respeitar o seu adversário e todos os que o cercam.

Na nossa sociedade, a violência atinge todas as camadas sociais e culturais, o esporte não foi descartado desse fenômeno, temos acompanhado através da mídia, brigas, ameaças, todos podem ser vítimas e agressores, ou seja, às vezes agredimos pessoas sem perceber por não entender culturas, hábitos e crenças.

No plano do esporte, a violência estará presente em função das opções éticas dos jogadores (como veem o esporte e o adversário), e, ainda, pelas orientações e pressões externas exercidas. No plano social mais amplo, a violência gira em torno das pressões exercidas por grupos sociais, pelas situações familiares, pelas condições objetivas de vida não favoráveis à existência humana e pela falta de perspectivas de futuro. A violência é um fenômeno social. (Martins, 2002, p.191).

O Rugby agrega diversos valores humanos o principal deles é o amor ao seu semelhante, todo praticante dessa modalidade aprende junto com o esporte a camaradagem, fraternidade, respeito ao próximo, compartilhar, entender as diferenças étnicas, religiosas e culturais.

Rugby no Brasil

Estima-se que o Rugby tenha chegado ao Brasil entre 1875, com a primeira partida em 1891, com a fundação do Clube Brasileiro de Futebol Rugby, no Rio de Janeiro. Foi na mesma época que em que o Futebol veio para o Brasil. Charles Miller desenvolveu tanto o Futebol como o Rugby, muito praticado na Inglaterra. 

Somente a partir de 1990 que o mesmo vem conquistando adeptos no território brasileiro principalmente no estado de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Confederação Brasileira de Rugby, 2010).

Atualmente, a modalidade é jogada profissionalmente em mais de 120 países. No Brasil, a atual confederação, que surgiu da união de duas associações em 2010, tem cerca de 300 agremiações e mais de sete mil atletas federados, além de outros 60 mil praticantes.

Segundo a Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu), o país saltou da 45º para 27º posição nos últimos anos na categoria Masculina Adulta. Já as mulheres alcançaram a 10º posição no Mundial de 2009. A seleção feminina já é reconhecida como a melhor da América Latina.

Já, no contexto escolar brasileiro, o Rugby quase não vem sendo trabalhado, por vários motivos, entre eles, à falta de conhecimento da modalidade, a nossa cultura do futebol e a associação com a violência vem a reforçar ainda mais falta de conhecimento da modalidade.

Referencial:

Rugby: inserção nas aulas de Educação Física escolar. Disponivel em: <https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/03/inserrugbyesc.pdf>. Acessado em 01 de março de 2023.
Impulsiona: Educação esportiva. Rugby: agarre esta bola! 2018. Disponivel em: <file:///C:/Users/jpapc/Downloads/impulsiona-2018.32-rugby.pdf>. Acessado em 01 de março de 2023.
Rúgbi. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/rugbi.htm>. Acessado em 21 de abril de 2023
Confederação Brasileira de Rugby. História do Rugby. Disponível em: <https://brasilrugby.com.br/historia-do-rugby/>. Acessado em 21 de abril de 2023.
TROTTE, Liana. A curiosa origem da bola de rugby. Disponível em: <https://www.ideiasinteligentes.com/geral/a-curiosa-origem-da-bola-de-rugby/>. Acessado em 21 de abril de 2023.

Atividade 2:

1. Como se joga o Rugby?

2. No Rugby a bola pode ser passada para frente? Como é feito o passe no Rugby?

3. O que é o Try? Como e quais são as marcações de pontos no Rugby?

4. Quais as dimensões do Gramado?

5. Quais são as posições dos jogadores e suas funções no Rugby?

6. Descreva no caderno 5 regras básicas do Rugby?


FUTEBOL DE 5 OU FUTEBOL PARA CEGOS?

O futebol de 5 brasileiro Introdução O futebol para deficientes visuais, também conhecido como futebol para cegos ou futebol de 5, é uma a...