O
esporte escolar, muitas vezes, é um reflexo do esporte competitivo ou alto-rendimento. Este divulgado e incentivado pelos meios de comunicação, que
atendem anseios do mercado consumidor, fortemente ligado ao ideário do sistema
capitalista. Devemos entender tais propósitos, que estão postos de forma
oculta, o que nos torna passivos e legitimadores desse sistema, para que
possamos sair da condição de consumidores passivos e nos tornarmos entendedores
da situação. Dessa forma, como podemos observar as intenções da mídia,
presentes nas transmissões do esporte? Como entender o que está por trás de
tal discurso da mídia? Você seria capaz de diferenciar o esporte dito “escolar” daquele
esporte veiculado pelos meios de comunicação?
Evolução do Esporte até a Profissionalização:
“O esporte que conhecemos hoje é fruto de profundas transformações
sociais ocorridas com o advento da chamada Revolução Industrial na Europa dos
séculos XVIII e XIX, com origens, sobretudo, inglesas.” (BETTI, 2004, p.17).
Para entender o processo histórico em que surgiu o esporte, tão apreciado
pela sociedade contemporânea, é necessário compreender algumas das
transformações sociais que ocorreram naquele contexto. Entre os séculos XVI e
XVIII, a sociedade européia era organizada em estamentos, ou seja, a posição
dos sujeitos na hierarquia social era definida pelo seu nascimento. As pessoas
que descendiam da nobreza tinham direitos e privilégios sociais muito maiores
que o povo. Mesmo a burguesia, grupo social que se desenvolveu aos poucos, o longo
daquele período até conquistar o poder econômico, não gozava dos mesmos
direitos que os nobres.
A
burguesia, classe que passou a ter forte influência sobre as demais, utilizava-se
da pratica esportiva como forma de normatizar e disciplinar seus próprios
filhos, a fim de prepará-los para saber controlar as tensões sociais. Ao mesmo
tempo em que essa classe social buscava conquistar o poder político,
consolidava-se seu poder econômico por meio da Revolução Industrial. No século
XIX, com as reivindicações da classe operária para redução das jornadas de
trabalho, os trabalhadores obtiveram acesso a um tempo destinado ao lazer. Mas
o que fazer nas horas vagas? Junto a isso, intensificou-se o processo de
urbanização que criava espaços públicos. Mas como utilizar esses espaços de
forma correta?
A
classe trabalhadora conquistou, após inúmeros enfrentamentos, a redução da
jornada de trabalho e alguns direitos como o sufrágio universal. Estas
conquistas preocuparam a burguesia em relação à forma como os trabalhadores
poderiam aproveitar o tempo de folga. Isso seria uma poderosa arma a ser
utilizada contra ela mesma (burguesia), uma vez que com esse tempo de folga e
com os espaços públicos disponíveis para os momentos de lazer, seria fácil a
criação de movimentos sociais contra a classe dirigente. Com a conquista do tempo livre para o lazer, quais eram as lutas dos movimento sociais da classe trabalhadora? Sendo uma conquista o lazer, era preciso continuar lutando por ele? Por quê?
Nesse
sentido, surgiu a importância de incentivar a classe trabalhadora a aderir à
prática esportiva, como forma de ocupação do tempo livre, diminuindo as
possibilidades de tensões sociais. “No entanto, o significado dessa prática
para essas classes sociais era outro, o corpo foi o meio, caracterizando-se uma
prática mais viril” (RODRIGUES, 2004).
Dentro
dessa perspectiva, o esporte assumiu diferentes papéis e um deles foi de
elemento de socialização (para a elite), tendendo a uma prática amadora. Já
para a classe trabalhadora, o esporte era praticado de uma forma mais
combativa, aproximando-se do que viria a ser, mais tarde, o esporte “profissional”.
Surgimento do Esporte Espetáculo
A evolução do esporte até tornar-se “espetáculo” aconteceu de
forma “natural”, pois, no sistema capitalista, um fenômeno aceito e incorporado
tanto pela classe trabalhadora quanto pela classe dominante não poderia passar
despercebido. Assim, o esporte, principalmente depois da Segunda Guerra
Mundial, passou a ter conotações mercadológicas.
O esporte, na segunda metade do século XX, assumiu grande
relevância social. Para muitos praticantes, esse fenômeno representava uma
forma de status e, principalmente para as classes menos favorecidas, era o meio
mais rápido de ascensão social. Os meios de
comunicação de massa contribuíram para a divulgação e ajudaram a criar essas “falsas
ilusões”, valorizando o esporte e tornando-o uma mercadoria de consumo. Mas
você sabe por que aconteceu isto? Para atender aos interesses de quem?
Alguns
pesquisadores escrevem sobre este tipo de desvirtuamento que o esporte foi
submetido. Proni (1998, p. 93), com base nos estudos de sociólogos, argumenta
que “(...) antes do domínio da televisão, mudanças nas regras, estrutura e
calendário foram introduzidos para aperfeiçoar o esporte ou incrementar a
assistência das partidas. A partir do momento que o controle econômico se
deslocou para a televisão, mudanças foram introduzidas para agradar os
telespectadores ou gerar mais receita com propagandas”.
Um
dos exemplos mais claros seria a questão da exploração da mídia sobre o
voleibol, o qual teve suas regras alteradas em favor de interesses da
televisão, como no caso da exclusão da “vantagem”, e também a inserção do
“tempo da TV” que acontece sempre no oitavo e décimo sexto ponto de cada set. Será
que isto também acontece com outros esportes? De forma?
O Esporte como forma de Lazer Passivo
O
lazer, inicialmente, tinha por objetivo diminuir as tensões
presentes nas longas jornadas de trabalho. Neste contexto,
referimo-nos a uma forma de lazer denominado de “lazer passivo”,
do qual os meios de comunicação, em especial a televisão, fazem
uso com bastante propriedade, tornando os espectadores em potenciais
consumidores da “indústria do lazer”. Mas o que é lazer passivo e
a sua relação com as mídias?
“O
espectador conecta a televisão para desconectar-se...”
(ENZENSBERGER 1991,
apud LOVISOLO,
2003, p. 247). A televisão utilizada como forma de lazer faz com que
o ser humano se desconecte da realidade que o cerca, de seus
problemas e viva intensamente esse tempo, o qual expressa um
sentimento de “prazer”.
O
esporte, dentro desse conceito de lazer, influência os
espectadores para a compra do “espetáculo-esportivo”. Essa
relação entre o esporte e o consumismo pode
se refletir de diversas formas, tais como:
-
Compra de ingressos para assistir um evento esportivo;
-
Investimentos de multinacionais em marketing esportivo;
-
Matrícula de crianças em escolinhas esportivas com pais
influenciados pela mídia;
-
Compra de calçados e materiais específicos para a prática
esportiva.
A
televisão e os meios de comunicação em geral, por influenciarem um
grande público com proporções, muitas vezes incalculáveis,
tornam-se produtores de verdades, criando crenças, ídolos e
divulgando informações pertinentes aos seus interesses. Essa
produção de ideias e valores é interpretada pelas pessoas como
verdades absolutas, sem que haja uma reflexão crítica a respeito de
tais modelos, contribuindo, assim, na formação de uma massa
consumidora.
Referência:
CAETANO, Gilson José. Vários autores. Educação Física. Curitiba/PR: SEED, 2006, 49 a 58 pg.
--> Exercício de fixação
1.
O
esporte surgiu após a Revolução Industrial, entre os séculos XVI e XVIII, como
era organizada a sociedade naquela época e por que o esporte teve forte
influencia da classe burguesa?
2.
O
que a classe trabalhadora do século XIX, fazia nos momentos de lazer e como a
classe burguesa reagiu, neste momento, de lazer dos trabalhadores?
3.
Quando
o esporte espetáculo ganhou a conotação mercadologia? Para atender aos
interesses de quem?
4.
Porque
a Televisão foi tão importante para a divulgação do esporte espetáculo.
5.
Quais
são as implicações do esporte espetáculo para profissionalização do esporte?
6. E com é a influência dos meios de comunicação no esporte
praticado na escola? Justifique
7. Será que a televisão proporciona uma forma de alienação? O que é alienação?
8. “O espectador conecta a televisão para desconectar-se...” na busca pelo sentimento de prazer, contudo que prazer é esse?
9. Como a ideologia
dominante, da classe burguesa pode ser transmitida ao povo? Marque a opção
correta:
a)
Futebol
b)
Educação
c)
Meios
de comunicação
d)
Todas
as alternativas estão corretas
10.
Na
área de Educação Física Escolar muitas transformações e mudanças na prática do esporte,
durante os anos, hoje temos uma vasta e ampla discussão de outros modelos de
esporte para atender a diversidade humana e a necessidade social da atual
sociedade. Qual modelo de esporte é reflexo da nossa aprendizagem dentro e fora
da escola, e das influencias midiática?
a)
Esporte
educacional
b)
Esporte
participação
c)
Esporte
rendimento
d)
Esporte
espetáculo
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