domingo, 15 de novembro de 2015

Eu faço esporte ou sou usado pelo esporte?

O esporte escolar, muitas vezes, é um reflexo do esporte competitivo ou alto-rendimento. Este divulgado e incentivado pelos meios de comunicação, que atendem anseios do mercado consumidor, fortemente ligado ao ideário do sistema capitalista. Devemos entender tais propósitos, que estão postos de forma oculta, o que nos torna passivos e legitimadores desse sistema, para que possamos sair da condição de consumidores passivos e nos tornarmos entendedores da situação. Dessa forma, como podemos observar as intenções da mídia, presentes nas transmissões do esporte? Como entender o que está por trás de tal discurso da mídia? Você seria capaz de diferenciar o esporte dito “escolar” daquele esporte veiculado pelos meios de comunicação?

Evolução do Esporte até a Profissionalização:
“O esporte que conhecemos hoje é fruto de profundas transformações sociais ocorridas com o advento da chamada Revolução Industrial na Europa dos séculos XVIII e XIX, com origens, sobretudo, inglesas.” (BETTI, 2004, p.17).
Para entender o processo histórico em que surgiu o esporte, tão apreciado pela sociedade contemporânea, é necessário compreender algumas das transformações sociais que ocorreram naquele contexto. Entre os séculos XVI e XVIII, a sociedade européia era organizada em estamentos, ou seja, a posição dos sujeitos na hierarquia social era definida pelo seu nascimento. As pessoas que descendiam da nobreza tinham direitos e privilégios sociais muito maiores que o povo. Mesmo a burguesia, grupo social que se desenvolveu aos poucos, o longo daquele período até conquistar o poder econômico, não gozava dos mesmos direitos que os nobres.
A burguesia, classe que passou a ter forte influência sobre as demais, utilizava-se da pratica esportiva como forma de normatizar e disciplinar seus próprios filhos, a fim de prepará-los para saber controlar as tensões sociais. Ao mesmo tempo em que essa classe social buscava conquistar o poder político, consolidava-se seu poder econômico por meio da Revolução Industrial. No século XIX, com as reivindicações da classe operária para redução das jornadas de trabalho, os trabalhadores obtiveram acesso a um tempo destinado ao lazer. Mas o que fazer nas horas vagas? Junto a isso, intensificou-se o processo de urbanização que criava espaços públicos. Mas como utilizar esses espaços de forma correta?
A classe trabalhadora conquistou, após inúmeros enfrentamentos, a redução da jornada de trabalho e alguns direitos como o sufrágio universal. Estas conquistas preocuparam a burguesia em relação à forma como os trabalhadores poderiam aproveitar o tempo de folga. Isso seria uma poderosa arma a ser utilizada contra ela mesma (burguesia), uma vez que com esse tempo de folga e com os espaços públicos disponíveis para os momentos de lazer, seria fácil a criação de movimentos sociais contra a classe dirigente. Com a conquista do tempo livre para o lazer, quais eram as lutas dos movimento sociais da classe trabalhadora? Sendo uma conquista o lazer, era preciso continuar lutando por ele? Por quê?
Nesse sentido, surgiu a importância de incentivar a classe trabalhadora a aderir à prática esportiva, como forma de ocupação do tempo livre, diminuindo as possibilidades de tensões sociais. “No entanto, o significado dessa prática para essas classes sociais era outro, o corpo foi o meio, caracterizando-se uma prática mais viril” (RODRIGUES, 2004).
Dentro dessa perspectiva, o esporte assumiu diferentes papéis e um deles foi de elemento de socialização (para a elite), tendendo a uma prática amadora. Já para a classe trabalhadora, o esporte era praticado de uma forma mais combativa, aproximando-se do que viria a ser, mais tarde, o esporte “profissional”.

Surgimento do Esporte Espetáculo
A evolução do esporte até tornar-se “espetáculo” aconteceu de forma “natural”, pois, no sistema capitalista, um fenômeno aceito e incorporado tanto pela classe trabalhadora quanto pela classe dominante não poderia passar despercebido. Assim, o esporte, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, passou a ter conotações mercadológicas.
O esporte, na segunda metade do século XX, assumiu grande relevância social. Para muitos praticantes, esse fenômeno representava uma forma de status e, principalmente para as classes menos favorecidas, era o meio mais rápido de ascensão social.  Os meios de comunicação de massa contribuíram para a divulgação e ajudaram a criar essas “falsas ilusões”, valorizando o esporte e tornando-o uma mercadoria de consumo. Mas você sabe por que aconteceu isto? Para atender aos interesses de quem?
Alguns pesquisadores escrevem sobre este tipo de desvirtuamento que o esporte foi submetido. Proni (1998, p. 93), com base nos estudos de sociólogos, argumenta que “(...) antes do domínio da televisão, mudanças nas regras, estrutura e calendário foram introduzidos para aperfeiçoar o esporte ou incrementar a assistência das partidas. A partir do momento que o controle econômico se deslocou para a televisão, mudanças foram introduzidas para agradar os telespectadores ou gerar mais receita com propagandas”.
Um dos exemplos mais claros seria a questão da exploração da mídia sobre o voleibol, o qual teve suas regras alteradas em favor de interesses da televisão, como no caso da exclusão da “vantagem”, e também a inserção do “tempo da TV” que acontece sempre no oitavo e décimo sexto ponto de cada set. Será que isto também acontece com outros esportes? De forma?

O Esporte como forma de Lazer Passivo

        O lazer, inicialmente, tinha por objetivo diminuir as tensões presentes nas longas jornadas de trabalho. Neste contexto, referimo-nos a uma forma de lazer denominado de “lazer passivo”, do qual os meios de comunicação, em especial a televisão, fazem uso com bastante propriedade, tornando os espectadores em potenciais consumidores da “indústria do lazer”. Mas o que é lazer passivo e a sua relação com as mídias?

“O espectador conecta a televisão para desconectar-se...” (ENZENSBERGER 1991, apud LOVISOLO, 2003, p. 247). A televisão utilizada como forma de lazer faz com que o ser humano se desconecte da realidade que o cerca, de seus problemas e viva intensamente esse tempo, o qual expressa um sentimento de “prazer”.

O esporte, dentro desse conceito de lazer, influência os espectadores para a compra do “espetáculo-esportivo”. Essa relação entre o esporte e o consumismo pode se refletir de diversas formas, tais como:

- Compra de ingressos para assistir um evento esportivo;

- Investimentos de multinacionais em marketing esportivo;

- Matrícula de crianças em escolinhas esportivas com pais influenciados pela mídia;

- Compra de calçados e materiais específicos para a prática esportiva.


    A televisão e os meios de comunicação em geral, por influenciarem um grande público com proporções, muitas vezes incalculáveis, tornam-se produtores de verdades, criando crenças, ídolos e divulgando informações pertinentes aos seus interesses. Essa produção de ideias e valores é interpretada pelas pessoas como verdades absolutas, sem que haja uma reflexão crítica a respeito de tais modelos, contribuindo, assim, na formação de uma massa consumidora.   

Referência:
CAETANO, Gilson José. Vários autores. Educação Física. Curitiba/PR: SEED, 2006, 49 a 58 pg.

--> Exercício de fixação

1.   O esporte surgiu após a Revolução Industrial, entre os séculos XVI e XVIII, como era organizada a sociedade naquela época e por que o esporte teve forte influencia da classe burguesa?

2.   O que a classe trabalhadora do século XIX, fazia nos momentos de lazer e como a classe burguesa reagiu, neste momento, de lazer dos trabalhadores?

3.   Quando o esporte espetáculo ganhou a conotação mercadologia? Para atender aos interesses de quem?

4.   Porque a Televisão foi tão importante para a divulgação do esporte espetáculo.

5. Quais são as implicações do esporte espetáculo para profissionalização do esporte?

6. E com é a influência dos meios de comunicação no esporte praticado na escola? Justifique

7. Será que a televisão proporciona uma forma de alienação? O que é alienação?

8. “O espectador conecta a televisão para desconectar-se...” na busca pelo sentimento de prazer, contudo que prazer é esse?


9. Como a ideologia dominante, da classe burguesa pode ser transmitida ao povo? Marque a opção correta:
a)   Futebol                  
b)   Educação   
c)   Meios de comunicação
d)   Todas as alternativas estão corretas

10. Na área de Educação Física Escolar muitas transformações e mudanças na prática do esporte, durante os anos, hoje temos uma vasta e ampla discussão de outros modelos de esporte para atender a diversidade humana e a necessidade social da atual sociedade. Qual modelo de esporte é reflexo da nossa aprendizagem dentro e fora da escola, e das influencias midiática?
a)   Esporte educacional
b)   Esporte participação
c)   Esporte rendimento
d)   Esporte espetáculo


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