Colégio Estadual José Lobo
Disciplina: Educação Física
Professora: Mirna Moreira Batista
4º Bimestre
3º ano
O esporte como forma de
lazer passivo
Caetano, Gilson José (2007, pag. 54).
No século XIX,
com as reivindicações da classe operária para redução das jornadas de trabalho,
os trabalhadores obtiveram acesso a um tempo destinado ao lazer. Mas o que
fazer nas horas vagas? Junto a isso, intensificou-se o processo de urbanização
que criava espaços públicos. Mas como utilizar esses espaços de forma correta?
A segunda
metade do século XX foi um período de intensos conflitos, principalmente
articulados por grupos de jovens. “A cultura jovem tornou-se a matriz da
revolução cultural no sentido mais amplo de uma revolução nos modos e costumes,
nos meios de gozar o lazer e nas artes comerciais, que formavam cada vez mais a
atmosfera respirada por homens e mulheres urbanos.” (HOBSBAWM, 1995, p. 323)
Algumas formas
de massificação dos movimentos corporais são facilmente percebidas nos esportes
e na dança, pois essas atividades podem ser vistas como formas de lazer
exploradas pelo interesse de grandes grupos econômicos, tornado-se fortes
instrumentos de alienação, distração e consumo fácil das massas.
O lazer, inicialmente, tinha por objetivo
diminuir as tensões presentes nas longas jornadas de trabalho. Neste contexto,
referimo-nos a uma forma de lazer denominado de “lazer passivo”, do qual os
meios de comunicação, em especial a televisão, fazem uso com bastante
propriedade, tornando os espectadores em potenciais consumidores da “indústria
do lazer”. “O espectador conecta a televisão para desconectar-se...” (ENZENSBERGER
1991, apud LOVISOLO,
2003, p. 247).
A televisão utilizada como forma de lazer
faz com que o ser humano se desconecte da realidade que o cerca, de seus
problemas e viva intensamente esse tempo, o qual expressa um sentimento de
“prazer”. Os elevados
investimentos nos grandes eventos esportivos e a espetacularização dos mesmos
fazem com que a população se “esqueça” das necessidades de sobrevivência e dedique-se
às atividades de lazer.
O esporte, dentro desse conceito de lazer,
influencia os espectadores para a compra do “espetáculo-esportivo”. Essa
relação entre o esporte e o consumismo pode se refletir de diversas formas,
tais como:
-
Compra de ingressos para assistir um evento esportivo;
-
Investimentos de multinacionais em marketing esportivo;
-
Matrícula de crianças em escolinhas esportivas com pais influenciados pela
mídia;
- Compra de calçados e materiais
específicos para a prática esportiva.
A televisão e os meios de comunicação em
geral, por influenciarem um grande público com proporções, muitas vezes
incalculáveis, tornam-se produtores de verdades, criando crenças, ídolos e
divulgando informações pertinentes aos seus interesses. Essa produção de idéias
e valores é interpretada pelas pessoas como verdades absolutas, sem que haja
uma reflexão crítica a respeito de tais modelos, contribuindo, assim, na
formação de uma massa consumidora, utilizando-se do momento de lazer para esta
alienação e despreocupação a utilidade dessas idéias para a vida social.
Estamos vivendo
numa sociedade cada vez mais excludente, e isto acaba refletindo no estilo de
vida que levamos. Com este modo de vida tão atribulado, sobra pouco tempo para
o lazer e outras atividades. Com este novo estilo de vida, cresce também os
problemas relacionados ao corpo e à saúde. Nesse sentido, as doenças
relacionadas à contemporaneidade da sociedade capitalista, como stress,
depressão e tantas outras, são decorrentes do excesso de horas de trabalho, o
qual se constitui como a única alternativa de sobrevivência das pessoas.
Fazendo com que essas não tenham tempo e espaço para fazer outras “coisas”,
como o lazer.
Lazer ou
Recreação
A Recreação é comumente apresentada de maneira ligada à
área de lazer
quase como se o binômio “Recreação e Lazer” possuísse um significado único.
Isto talvez ocorra por ambas às áreas possuírem características comuns como o
componente lúdico, a busca da satisfação pessoal, a flexibilidade nas regras.
Podemos apontar casos como
a ação de ler um livro, degustar um bom vinho, visitar uma exposição de
pinturas, de flores, ou de carros, ouvir música, ir a uma festa, conversar com
os amigos ou freqüentar redes sociais, entre muitas outras, que podem
se caracterizar como atividades de lazer, sem que sejam, por definição,
atividades recreativas.
Igualmente podemos
encontrar uma gincana cultural ocorrendo em meio a uma aula escolar, um
concurso de leitura,
uma visita guiada a um museu, um “outdoor training” gerencial de uma empresa, entre
outras, que podem se caracterizar como atividades recreativas, sem que sejam
atividades de lazer.
O que diferenciam os estes
exemplos daqueles, é que os primeiros ocorrem em horários descompromissados,
tempos livres, disponíveis, onde não há tarefas obrigatórias por se fazer. São
atividades do universo de escolhas do indivíduo, onde ele participa sozinho ou
em grupos, de atividades que escolheu por decisão própria e destituída de
qualquer compromisso financeiro, profissional, social ou educacional. Já nestes
exemplos recreativos, as atividades ocorrem dentro de um período que pode ser
ou não compromissado. Gincanas escolares, treinamentos gerenciais ocorrem
respectivamente em um horário determinado para a educação ou para o trabalho, por
exemplo. Mas podem também ocorre vinculados ao lazer, de maneira voluntária e
descompromissada. Neste caso o que diferencia o lazer da recreação é que esta
deve ser planejada e o lazer ocorrer espontaneamente. Este objetivo pode ser
intelectual, emocional, social, assim como pode ser a diversão, o
entretenimento por si só.
Referencial bibliográfico:
Vários autores, Educação Física. Curitiba:
SEED-PR, 2006, p. 54-55.
CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando Ferreira da; MARTIN, Edna Hernandez; LIRA, Luís Carlos. Lazer, Esporte e Educação Física – Pesquisas e intervenções da Rede CEDES/UFJF. Juiz de Fora: EDUFJF, 2009. 129-152p.
CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando Ferreira da; MARTIN, Edna Hernandez; LIRA, Luís Carlos. Lazer, Esporte e Educação Física – Pesquisas e intervenções da Rede CEDES/UFJF. Juiz de Fora: EDUFJF, 2009. 129-152p.
Exercício
de Pesquisa
Fazer em dupla, copiar e responder em uma folha para entregar ao representante, com nome e turma.
Turmas: 3º A/D entregar dia 20/11
Turmas: 3º C/B entregar dia 25/11
1.Quais são os aspectos filosóficos e sociais que o lazer na vida o trabalhador contemporâneo?
2.Mas que prazer é esse proporcionado pelos
meios de comunicação?
3.Será que a televisão proporciona uma forma
de alienação? Por quê?
4.Você
toma por verdadeiro tudo que é transmitido nos meios midiáticos? Justifique.
5.Eu
faço esporte ou sou usado pelo esporte, no meu momento de lazer?
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