O
que é pesquisa?
Pesquisa é uma palavra que veio do espanhol. Este por sua vez, herdou-a do latim. Havia em latim o verbo perquiro, que significava “procurar; busca com cuidado; procurar por toda a parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar bem, aprofundar na busca”. O particípio passado desse verbo latino era perquisitum. Por alguma lei da fonética histórica, o primeiro R se transformou em S na passagem do latim para o espanhol, dando o verbo pesquisar que conhecemos hoje. Perceba que os significados desse verbo em latim insistem na ideia de uma busca feita com cuidado e profundidade.
Pesquisar,
então, consiste em uma busca cautelosa sobre algum assunto e, a
partir das informações colhidas, construir um texto inédito.
Portanto, copiar parágrafos de um livro, site ou qualquer outra
referência, bem como usar uma ideia de um autor e apenas trocar as
palavras por sinônimos são considerados PLÁGIO, prática
considerada crime, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro
de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre
direitos autorais e dá outras providências.
Você
já fez algum trabalho assim? Então está na hora de mudar!
Como
fazer um pesquisa, então?
Existem
inúmeros métodos de pesquisa. Aqui vamos nos ater a um deles, que é
o fichamento.
Basta seguir os passos a seguir:
-
Escolha uma fonte confiável;
-
Leia o texto e sublinhe as informações importante (APENAS as informações importantes; sublinhar todo o texto não ajuda, muito pelo contrário);
-
Escreva a referência da fonte no topo da ficha;
-
Anote as informações importantes na ficha correspondente — pode ser em forma de itens. Importante: não reproduza partes do texto na ficha.
-
Procure outras três fontes e faça o mesmo.
Quanto
maior a quantidade de fontes consultadas, mais confiável torna-se a
pesquisa, pois os dados confirmam-se e provam que são verdadeiros,
que não se trata de uma informação falsa ou incorreta.
Para
as pesquisas em sala de aula estabelecerei, no mínimo, 3 fontes
consultadas, ou seja, 3 fichas. Essas fichas ajudarão você a
produzir um texto inédito.
Como
analisar os dados?
Para
iniciar um texto de sua autoria, que é o produto final da sua
pesquisa, é preciso analisar os dados das fichas, comparando uns com
os outros: se há informações que se repetem, se há informações
divergentes, se alguma traz um dado novo, etc. Quando os dados
repetem-se, é bem provável que sejam verdadeiros e, portanto, podem
ser usados na sua pesquisa. Quando há informações divergentes, ou
seja, que não conferem, como por exemplo algum ano, algum fato que
está fora de ordem, deve-se consultar outras fontes confiáveis para
tirar a dúvida. Após analisar os dados é o momento de começar a
escrita do seu texto a partir das informações que você coletou nas
fichas.
Assim
é bem mais fácil, não é mesmo?
O
que é uma fonte confiável?
Ao
longo dessa leitura, você deve ter reparado na quantidade de vezes
que foi utilizada a palavra confiável
logo
após a palavra fonte, correto? Pois
bem, nada adianta fazer uma pesquisa se usamos dados ou informações
inventadas, não é mesmo? As fontes
confiáveis são
assinadas por algum especialista da área. Todos podemos criar um
blog sobre algum tema, mas só quem tem o conhecimento sobre o
assunto é que poderá fornecer uma informação que se pode confiar.
Geralmente,
nos sites específicos sobre Educação Física, por exemplo, há a
assinatura de quem escreveu e, inclusive, às vezes indica a sua
formação na área — Graduado em Educação Física pela Universidade X,
por exemplo, o que dá credibilidade ao seu trabalho.
Anotar
sempre a fonte bibliográfica ajuda nos futuros trabalhos. Se o fonte
é confiável, você poderá recorrer a ela sempre que tiver dúvida.
Citar a fonte no trabalho escola demonstra que você realizou algumas
ou muitas leituras
para depois realizar o seu trabalho final.
Procedimentos
iniciais do aluno:
-
Selecionar as fontes que vai consultar;
-
Leia o material pesquisado várias vezes, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras;
-
Examinar os títulos e fazer anotações sobre o que o interessa;
-
Organizar as anotações, em função do roteiro estabelecido;
-
Construir seu próprio texto; redigir;
-
Ilustrar a matéria produzida, fazendo suas próprias ilustrações ou selecionando-as de materiais prontos;
-
Enriquecer o trabalho com mapas, gráficos, reportagens e entrevistas, se for o caso.
-
Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais;
-
Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.
Fonte bibliográfica:
http://www.lendo.org/como-fazer-trabalho-escolar/,
acessado em 22 de abril de 2014
http://www.suapesquisa.com/trabalho_escolar.htm,
acessado em 21 de abril de 2014.
https://novaescola.org.br/conteudo/2568/como-fazer-uma-boa-busca-na-internet,
acessado em 20 de abril de 2014.
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