A avaliação é um processo contínuo e sistemático que tem como principal finalidade
contribuir para que os alunos atinjam determinados objetivos estabelecidos para a
aprendizagem (estabelecidos no plano anual e bimestral de atividades curriculares. Pode ser utilizado como parâmetro de comparação individual do caminho percorrido durante o bimestre, perceber como iniciou e como terminou o período adotado para a apresentação do conteúdo. Tem características positivas quando o aluno identifica onde está errando para poder corrigir e superar as dificuldades de aprendizado junto ao professor e alcançar o conhecimento pleno.
A disciplina de Educação Física encontra no processo avaliativo um instrumento
regulador importantíssimo da sua qualidade.
“Os critérios de avaliação estabelecidos pela escola e pelo professor permitirão determinar, concretamente esse grau de
sucesso. É fundamental existir um compromisso de todo o grupo para que todos os
alunos trabalhem para atingir no final do ciclo, os mesmos objetivos segundo a mesma
qualidade de realização”.
O processo de ensino – aprendizagem tem como referência fundamental para o
sucesso nesta disciplina, 4 áreas de avaliação:
ÁREA A – Domínio Motor. Esta área visa avaliar os alunos nas matérias realizadas e certificar se estes
atingiram os objetivos no final do ano.
ÁREA B – Condição Física. Esta área refere-se à condição física dos alunos. Todas as capacidades físicas
devem ser trabalhadas e avaliadas. Os alunos serão avaliados nos seguintes
testes: Resistência (Vaivém), Flexibilidade inferior (Senta e Alcança), Força média
(Abdominais) e Força superior (Extensões de braços).
ÁREA C – Domínio Cognitivo. A área dos conhecimentos refere-se à aquisição por parte dos alunos,
conhecimento do objetivo do jogo e das tarefas propostas, conhece a função e
modos de execução dos elementos da modalidade e compreende e aplica as
regras. A avaliação dos conteúdos será realizada através da observação direta,
questionamento oral na aula, relatórios de aula e fichas formativas, sempre que
solicitadas pelo professor.
ÁREA D – Domínio das Atitudes. Esta área visa avaliar comportamentos dos alunos. Objetivamente os alunos
irão ser avaliados nos seguintes parâmetros: Cooperação (colaboração com os
colegas e professor), Aceita e respeita as regras, Cordialidade (respeito com os colegas e professor),
Empenho (participação e interesse), Persistência nas atividades, e Responsabilidade (pontualidade,
assiduidade e cumprimento de tarefas).
CRITÉRIO ADOTADOS PARA A AVALIAÇÃO PRÁTICA 2º BIMESTRE
ÁREAS | DOMÍNIOS | CONTEÚDOS | % |
Área A | Domínio Motor | Voleibol | 60% |
Área D | Domínio das Atitudes | Responsabilidade Empenho/persistente na atividade Respeito as regras Cordialidade Cooperação | 40% |
Para avaliar o Domínio Motor (Área A) analisa-se, se o aluno cumpre os objetivos
por nível.
A avaliação deste domínio é feita tendo em conta as diferentes
características da matéria lecionada, a saber:
Os jogos desportivos coletivos a avaliação é feita colocando os alunos em
situação de jogo.
Executa os movimento do voleibol
Consegue realizar com habilidade os movimentos trabalhados
É preciso nos movimentos realizados
Tem facilidade em expressar-se corporalmente
Tem facilidade em expressar-se corporalmente
Utiliza as estratégias básicas de jogo
Possui reflexos em movimentos
Possui harmonia nos movimento básicos
Colocar em situação
diferente do jogo.
Para avaliar o Domínio das Atitudes (Área D) visa avaliar comportamentos dos alunos. Objetivamente os alunos
irão ser avaliados nos seguintes parâmetros: aceita e respeita as regras; é responsável pela construção do conhecimento; é empenhado; persiste e persegue o sucesso da atividade; consegue ouvir o colega e o professor; relacionamento;
pontualidade/assiduidade; cordialidade.
Referencial:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais : Educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
Programas de Educação Física. Externato João Alberto Faria. 2014/2015. Acessado em: <http://www.ejaf.pt/site/pdfs_informativos/Crit_Av_Ed_fis_1415.pdf>, no dia dia 07 de maio de 2016.
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