sábado, 9 de setembro de 2023

Os diferentes papeis do esporte



No esporte existe a possibilidade do estudante experimentar e compreender as diferentes formas em que podemos atuar nos esportes de invasão, assumindo diferentes papéis. 

Durante uma partida é comum vermos vários personagens, dentre eles, o jogador, o árbitro e o técnico. Mas você conhece as funções do jogador e arbitro e do técnico durante uma partida? 

Contudo, esses personagens deve compreender as características do esporte que está praticando, a lógica interna do esporte e as regras básicas da modalidade.


Características dos esportes de invasão

Nos esportes de invasão é possível perceber, entre outras semelhanças, que as equipes jogam em quadras ou campos retangulares. Em uma das linhas de fundo, fica a meta a ser atacada, e, na outra linha de fundo, a meta que deve ser defendida.

Para atacar a meta do adversário, uma equipe precisa, ter a posse e manutenção de bola para avançar sobre o campo do adversário e criar condições para fazer gols, no caso do futsal. Só dá para chegar se a equipe que está no ataque trabalhar a manutenção da bola, a progressão da bola coletivamente e finalizar em direção da meta. Ao mesmo tempo em que uma equipe tenta avançar, a outra tenta impedir os avanços, protegendo a meta e recuperando a bola.

No futsal, a equipe que está com a bola está no ataca e as habilidades necessárias para manter a posse de bola é a condução e o drible, para a progressão coletiva é necessário passar a bola entre os companheiros para no final chutar ao gol do adversário.

Ao mesmo tempo, a equipe que está sem bola está na defesa e as habilidades necessárias para recuperação a bola é a marcação individual ou por zona, proteger a meta ocupando os espaços vazios e se posicionando entre o atacante e o seu gol e juntamente ao goleiro retornar para seu campo de defesa para impedir os avanços do ataca. 


Elementos da lógica interna dos esportes de invasão

Os esportes de invasão apresentam elementos que constituem a sua lógica interna, como: objetivo do jogo; papéis dos jogadores; a área do jogo; a ações táticas ofensivas e defensivas; habilidades técnicas; estratégias ofensivas e defensivas, porém destacaremos algumas:

- Objetivo do jogo: o principal objetivo do jogo é que as equipes tentem ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos, protegendo a sua meta simultaneamente.

- Papéis dos jogadores: nos esportes de quadra, todos os jogadores atacam e defendem. Nos esportes de campo, a tendência é ter papéis mais diferenciados.

- Habilidades técnicas/individuais: manejo e condução de bola (com e sem implemento), passe, drible, chute, cabeceio, arremesso e finalizações.

- Estratégias ofensivas: manter a posse e criar coletivamente chance para finalizar; efetuar rápida mudança de defesa-ataque; e contra-atacar de forma organizada.

- Estratégias defensivas: fazer uma ocupação equilibrada do espaço; realizar retorno defensivo; variar a organização defensiva (sistema, zona, individual, misto, combinado, pressão).

A função do JOGADOR é realizar o jogo a lógica interna compreendendo as ações ofensivas e defensivas, comportar-se de acordo com a tática coletiva, adaptar-se a situações adversas em momentos de dificuldade, o respeito às regras, ao ambiente de jogo, ao adversário, ao árbitro, reconhecer as suas necessidades técnicas e táticas, seguir as orientações do técnico.

A função do TÉCNICO é dirige e orienta as atividades do time, elencando a posição e estratégia de jogo de cada jogador, incentivar e extrair o seu máximo dos jogadores, contornar situações de conflito ou de derrota. 

As posições em que os jogadores e técnicos devem conhecer no futsal é o goleiro, o ala, o fixo e pivô, organizando o sistema tático a partir das habilidades individuais e coletiva do seu time. 


Sistema 1x2x1 (1 fixo, 2 alas, 1 pivô)

A função do goleiro:  deve saber coordenar e orientar a sua equipe, pois joga de frente para o adversário. E hoje em dia além de atuar com as mãos deve saber jogar com os pés na mesma proporção. Já ficou pra trás a ideia que o goleiro é apenas um atleta de defesa, no futsal o goleiro também faz parte no sistema ofensivo da equipe, com isso, é exigido cada vez mais habilidades desta posição. Além de atuar com as mãos e pés para efetuar defesas também deve saber todos os movimentos táticos da equipe, ajudar no sistema ofensivo e dar cobertura ao sistema defensivo. A atenção e concentração é primordial para esta posição.

A função do fixo: o atleta encarregado de desarmar as jogadas dos adversários, são atletas de excelente marcação. Hoje em dia também são grandes criadores de jogadas. Deve ter grande senso de distribuição de jogo e excelente cobertura. Deve ter um bom sincronismo com os alas e com o goleiro para um bom domínio da marcação. Deve saber se movimentar para criar situações de vantagem no ataque. Saber antecipar uma jogada é fundamental para ser um bom fixo.

A função do ala: são os jogadores que posicionam na lateral da quadra, podendo ser Ala Esquerdo ou Ala Direito. São responsáveis pelo desenvolvimento das jogadas. O Ala deve se deslocar constantemente, com ou sem bola, utilizando bem os espaços vazios, tendo grande percepção das jogadas e precisão nos passes. Devem saber marcar e atacar na mesma proporção, ter excelente controlo de bola, dribles e boa finalização.

A função do pivô: é o jogador que têm maior poder de finalização, também como característica a proteção da bola de costas. É importante para o pivô saber o tempo certo de passar a bola para os seus companheiros. Hoje, o pivô têm que se preocupar com a marcação, pois é dele a primeira linha defensiva. Existem pivô de referência (mais parado na frente) e pivô de movimentação (deslocam-se pela quadra).

A função do ARBITRO é aplica e fazer cumprir as regras, sendo imparcial e zelando pela segurança dos demais estudantes, sendo que o árbitro principal e o auxiliar é responsável pela aplicação das regras e condução do jogo, juntamento com os árbitro anotador e cronometrista, que são responsáveis pelo controle do tempo de jogo, anotar na súmula os fatos ocorridos no jogo e aplicar as regras junto aos reservas e técnico no banco de reserva.  

FUNDAMENTOS DO FUTSAL

Domínio: é a habilidade de receber a bola com diversas parte do corpo;
Condução: é quando se leva a bola pela quadra de jogo, deve-se conduzir a bola sempre próxima ao corpo. Pode ser em linha reta ou com mudança de direção, com diferentes partes do pé. 
Chute: é o ato de bater na cola com maior força podendo ser em direção ao gol do adversário (ofensivo) ou afastando a bola do seu próprio gol (defensivo). 
Passe: é um dos fundamentos mais importante do futsal. É um fundamento em que um companheiro dá a posse de bola para outro companheiro do time. O passe pode ser com os pés, com a cabeça, com o peito, a coxa e de ombro. O passe pode ser de longa, curta e média distância, rasteiro, meia altura e parabólico, com parte interna, externa, anterior (bico), solado e dorso do pé. 
Cabeceio: é ação de cabecear a bola de forma ofensiva para o gol do adversário ou defensivo, afastando do seu próprio gol. 
Drible: é o ato de passar com a bola pelo adversário.
Finta: é o ato de driblar o adversário sem bola, a depender da região do país, são sinônimo de finta, a desmarcação, balanço, o gato, vai e vem, pique falso. 

Regras básicas do futsal

- Quadra de jogo: tem de comprimento 42 metros e sua largura 22 metros.

- Número de faltas: Cada equipe pode cometer até 5 faltas acumulativas por tempo de jogo, a partir da 6º falta acumulativa a equipe será penalizada com Tiro Livre Direto sem Barreira, para o gol.

- Saída de bola: Para o início da partida ou reinicio do jogo todos os jogadores, exceto o jogador que faz a reposição de bola, devem estar na sua meia da quadra de jogo. Será possível marcar um gol direto na equipe adversária com um tiro de início ou reinício de jogo.

- Substituição: As substituições são ilimitadas durante a partida e podem ser feitas com a bola em jogo ou fora de jogo, desde que na ZONA DE SUBSTITUIÇÃO.

- Goleiro: Não é permitido ao goleiro ficar com a bola por mais de 4 segundos, com os pés ou com as mãos, em sua quadra de defesa. É permitido apenas um recuo de bola para o goleiro, e ele não pode receber a bola recuada usando as mãos. Após um recuo, ele só poderá receber a bola em sua quadra de defesa se ela tocar em um adversário.

- Tiro lateral: A cobrança deve ser feita em até 4 segundos e não é permitido gol direto de tiro lateral. É cobrado com os pés, a bola deve ser colocada sobre a linha da quadra e deve permanecer parada, o jogador que cobrar o tiro lateral pode estar com o pé em qualquer parte da quadra.

- Tiro de meta: O arremesso de meta deve ser cobrado exclusivamente pelo goleiro, usando as mãos, dentro de usa área de gol e em até 4 segundos. Não será permitido ao goleiro lançar a bola direto ao gol do adversário, a bola deverá tocar uma pessoa da sua equipe antes de entrar ao gol.


- Intenção de Mão na Bola: Tentar tocar a bola com as mãos ou braços intencionalmente, mesmo que não toque na bola, também será considerado falta.


Referencial:

As regras básicas do futsal. Disponível em <https://www.dicaseducacaofisica.info/resumo-regras-basicas-do-futsal/>

As funções dos jogadores em suas posições dentro de quadra. Disponível em: <https://futline.com.br/posicao-no-futsal-pivo/>   

Regras do futsal. Disponível em: <https://futline.com.br/regrasdofutsal/>

Os papéis nos esportos de invasão. Disponível em <https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/8ano/educacao-fisica/os-papeis-nos-esportes-de-invasao/6593>.

O futsal. Disponível em: <https://educacaofisicasimples.blogspot.com/p/futsal.html>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FUTEBOL DE 5 OU FUTEBOL PARA CEGOS?

O futebol de 5 brasileiro Introdução O futebol para deficientes visuais, também conhecido como futebol para cegos ou futebol de 5, é uma a...