Para começar:
O que vem na sua cabeça quando escuta → Esporte de invasão?
Quais são esses esportes?
O que tem em comum?
De acordo com a BNCC, os esportes de invasão compreendem um “conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou um setor da quadra/campo defendido pelos adversários (gol, cesta, touchdown etc.), protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo (basquetebol, ultimate frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei sobre grama, polo aquático, rúgbi etc.)” (BRASIL, 2017, p. 214).
Todas as modalidades esportivas de invasão são jogadas coletivamente e possuem duas fases marcantes, a ofensiva e a defensiva, determinadas pela posse ou não da bola (ou de outro objeto). Ou seja, a equipe com a posse da bola está na fase ofensiva, enquanto a equipe sem a bola está na fase defensiva.
Nessas fases, as equipes devem cumprir algumas tarefas, classificadas por Bayer (1994)10 como princípios operacionais defensivos e ofensivos:
• Princípios operacionais ofensivos: conservar coletivamente a posse da bola; progredir com ela para o campo adversário; finalizar no alvo adversário.
• Princípios operacionais defensivos: recuperar a posse da bola; impedir a progressão da equipe adversária em direção à sua meta; proteger sua meta.
A partir desses princípios, os jogadores assumem determinados papéis que se complementam para o bom desempenho coletivo, como atacante com posse da bola, atacante sem posse da bola, marcador do atacante com posse da bola e marcador do atacante sem posse da bola.
FUTSAL
O futsal é um jogo semelhante ao futebol de campo, mas é jogado em quadras fechadas e tem outras especificidades. O futsal é um esporte dinâmico e com muita velocidade, com muitas trocas de ações entre ataque e defesa. Criado no Uruguai na década de 30, o futsal chegou no Brasil em 1935, mas foi na década de 50 que as suas regras foram consolidadas. Nessa modalidade, a bola é mais pesada que a do futebol de campo e a duração da partida é menor, com dois tempos de 20 minutos.
No futsal, as equipes necessitam conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário, utilizando o passe, o drible, chute ao gol, o deslocamento, troca de posição. Todavia, as mesmas equipes precisam defender sua quadra, impedindo que os adversários consigam marcar pontos ou gols, ocupando os espaços vazios, se posicionando entre a bola e o gol, marcando individualmente ou coletivamente o adversário.
CONSTRUÇÃO DE VALORES
Existe esporte para Pessoas com Deficiência?
Quais seriam as deficiências?
Existem preconceito contra pessoas com deficiência, por quê?
Referência: Futebol de cinco. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?list=PLIznM60J0iewnK2pf4mlyAMVth_OO56F2&time_continue=7&v=rp4I-SUUHAU>. Acesso em: 9 jun. 2018.
Referência: Basquete em cadeira de rodas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=P02zv3sQE4I>. Acesso em: 9 jun. 2018.
a) São esportes que as equipes ficam separadas por meio de uma rede divisória.
b) São modalidades em que os atletas precisam de habilidades e serem cooperativos.
c) São modalidades em que as equipes não permanecem na mesma quadra.
d) São esportes individuais, mas todos devem ser colaborativos.
a) Futebol de cinco
b) Natação
https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-educacao-fisica-esportes-invasao-anos-iniciais.html. Acessado no dia 01 de setembro de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário