sexta-feira, 21 de julho de 2017

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO ESCOLAR

Na maioria das instituições acadêmicas como universidades, escolas técnicas, colégios, faculdades, centro de ensino, os mais diversos tipos de trabalho devem seguir uma série de padronizações que devem ser definidas e normalmente são indicadas nas regras existentes da ABNT.

As normas da ABNT para trabalhos escolares são relacionadas para dar base para a execução de um trabalho escolar, trabalho acadêmico, TCC , e muitos outros e servem para manter um tipo de padrão, com o mesmo tamanho de letras, fontes, espaçamentos, etc. Desta forma o conteúdo dos trabalhos são sempre os mais importantes, mas a capa deve seguir o padrão que acaba ajudando a conseguir uma nota mais elevada.

O QUE SÃO NORMAS DA ABNT?

As normas asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, bem como respeito ambiental. Quando os produtos e serviços atendem as expectativas é demonstrado a preocupação em atender as normas que visam qualidade e justiça entre os produtos e serviços. Quando os produtos se mostram de má qualidade, não se encaixam, são incompatíveis com equipamentos já existente, não são confiáveis ou são perigosos e pode causar prejuízo financeiro e acadêmico. Alguns exemplo de aplicação das Normas da ABNT está escola nos trabalhos escolares ou nas dimensões das torneiras do banheiros, até na sinalização de transito com os símbolos normalizados fornecem avisos de perigo e informações através das fronteiras linguísticas.

Exemplo de quem se beneficia é o planeta que habitamos, as normas sobre a qualidade do ar, da água e dos solos, sobre as emissões de gases e de radiação e sobre os aspectos ambientais de produtos, podem contribuir para os esforços em preservar o meio ambiente. Outro exemplo são os consumidores, a conformidade dos produtos e serviços de acordo com as normas oferece garantias sobre sua qualidade, segurança e confiabilidade.

COMO ESTRUTURAR UM TRABALHO ESCOLAR COM QUALIDADE?

Para preparar um bom trabalho é preciso cumprir bem algumas etapas, como a pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação. A seguir, mostramos um passo – a – passo para organizar cada uma dessas etapas. Normas para a realização de trabalhos escolares:

Primeiro passo: a pesquisa sobre o tema
O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em várias fontes, como livros, jornais, revistas e internet. Não ficar refém ou extrair informações exclusivamente da internet. É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa ou na biblioteca da sua escola.

Seleção de informações
Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema ou informações que não são compreendidas e precisam de mais pesquisa.

Fonte confiável
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso, é importante compara as informações em mais de uma fonte. É possível verificar, por exemplo, se um mesmo fato foi trata o do mesmo jeito por dois jornais diferentes.

Livros, jornais e revistas.
Verifique quando foram escritos, os livros e as enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas, são voas fontes de consultas para assuntos que exija atualidade de informações. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.

Internet
É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da biblioteca da sua escola ou da sua cidade. Lembre-se a internet é somente mais uma fonte de consulta e pesquise em sites confiáveis.

Segundo passo: a redação
Feita a pesquisa de informações, o próximo passo é escrever o trabalho escolar e organizar sua forma de apresentação. De acordo como trabalho, pode-se incluir imagens (fotos, desenhos, gráficos) para ilustrar tópicos do tema. A ilustração enriquece a apresentação do trabalho.

Dicas para escrever
Cada um tem um estilo próprio de escrever. Mas existem algumas recomendações úteis

a) Quanto ao conteúdo.
Elabore um roteiro do que será escrito, procurando imaginar tópicos ou capítulos.
Organize o material pesquisado, distribua as informações entre as divisões estabelecidas
Procure escrever frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
Evite a repetição de informações ao longo do trabalho
O título do trabalho NÃO é o nome da DISCIPLINA
Revisar o trabalho: pontuação, coerência, acentos, letras maiúsculas e minúsculas em início de frases, substantivos próprios, etc.

b) Quanto a forma
Não misturar folhas de desenho, pautadas ou de tamanhos diferentes em um mesmo trabalho. Para folhas de ofício e trabalho digitado, usar tamanho A4 (29,7 cm x 21 cm).

No trabalho manuscrito utilizar folhas de papel almaço e respeite as margens que já vem nas folhas.
O trabalho pode ser digitado na cor preta (100%) ou manuscrito na cor azul (100%).
Quando o trabalho for digitado deve-se utilizar a fonte Arial 12 ou Times New Roman 12, justificado e de preferência com o espaçamento de 1,5 cm entre as linhas.
Faça um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padrão para a letra.
Se o trabalho é feito por mais de um aluno, colocar os nomes em ORDEM ALFABÉTICA.
Respeite as margens ou espaços indicados ao longo de todo o trabalho. Dessa forma, ele fica mais “arejado” e a leitura mais fácil.
Utilize parágrafos dentro de cada tópicos ou capítulos.
Faça a paginação das folhas
Se utilizar imagens, encaixe-as próximas ao texto correspondente e faça uma legenda.
Evite usar cores ou outros recursos gráficos que não acrescentem informações ou dificultem a leitura.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Há inúmeras maneiras de apresentar um trabalho escolar. Tanto é verdade que, para um mesmo tema, dificilmente haverá trabalhos iguais em uma sala de aula. Cada um terá suas características visuais, sua capa e sua forma de organização. Alguns elementos, no entanto, devem fazer parte de qualquer trabalho escolar.

A seguir, mostraremos uma forma de apresentação padrão, seguindo as normas da ABNT:
1- Capa
2- Folha de rosto ou contracapa
3- Sumário
4- Introdução
5- Desenvolvimento (utilizar quantas páginas forem necessárias)
6- Considerações finais ou conclusão
7- Bibliografia ou Referencial bibliográfico
8- Anexo


Referencial bibliográfico:


ARCHIVE, Cleo. Normas da ABNT para trabalhos escolares – modelos para imprimir. Disponível em:


Normas e regras. Normas ABNT – regras para TCC e monografias atualizada. Disponível em:
<https://www.normaseregras.com/normas-abnt/>. Acesso no dia 21 de abril de 2015.

Portal da Educação, Referências bibliográficas tiradas na Internet: como colocar no trabalho?. Disponível em:

TCC monografia e artigos. Formatação de trabalhos acadêmicos pelas regras e normas padrão. Disponível em:

Slide Share, Orientação trabalho escolar. Disponível em:
<https://pt.slideshare.net/Sirlei13/orientacao-trabalho-escolar>. Acesso no dia 17 de maio de 2015.

Autora deste artigo:
Batista, Mirna Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário