segunda-feira, 26 de maio de 2025

ESPORTE DE INVASÃO: AGORA É A VEZ DO HANDEBOL

(Fonte: https://handebol.weebly.com/histoacuteria.html)

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DO HANDEBOL

O Handebol (handball em inglês e andebol em espanhol) é um esporte excitante. Para muitos uma boa combinação de características do basquetebol com o futebol. Joga-se com as mãos numa quadra onde atira-se uma bola especial contra um gol, protegido por um goleiro, como no futebol. De acordo com a história, jogou-se handebol pela primeira vez em 1895, mas a primeira partida internacional foi em 1935, entre Suíça e Dinamarca. 

Histórico geral do Handebol

O Handebol não foi criado ou inventado, o jogo com bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios. Na antiga Grécia era praticado um jogo chamado “Urânia”, cuja bola era do tamanho de uma maçã e jogada com as mãos, mas não possuía balizas (traves). Já os Romanos praticavam o “Harpastum”, que também era jogado com as mãos. Em 1848, no século XIX, o professor dinamarquês H. Nielsen criou um jogo denominado “Haandbold”. Nesta mesma época, os Tchecos realizavam um jogo chamado Hazena. Outros autores citam um jogo semelhante praticado na Irlanda e no Uruguai (El Balon, do uruguaio Gualberto Valleta)

No início, como aconteceu em outros esportes, o handebol surge com características especiais bem diferentes do handebol que conhecemos hoje. Jogava-se com 11 jogadores por equipe, com regras iguais às do futebol e ao ar livre. Isso foi em 1919, na Escola Normal de Educação Física de Berlim (Alemanha), atribuindo a invenção do handebol ao professor Karl Schellenz, durante a primeira guerra mundial. No início, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os países que se destacaram nesse esporte foram: Alemanha, Tchecoslováquia, França, Dinamarca e Suécia.

O interessante é que o handebol surgiu com a preocupação em criar um desporto que atendesse os interesses das meninas, já que os meninos praticavam o futebol, depois de algum tempo da prática do handebol pelas meninas, foi despertado um grande interesse também pelos meninos, e a partir daí os meninos começaram a praticá-lo nas aulas de educação física. 

Em 1927 foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador, (F.I.H.A). Mas, em 1946, durante o congresso de Copenhague (10 a 13 de julho), os suecos oficializaram seu Handebol de Salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a F.I.H.A. a denominar-se Federação Internacional de Handebol, (F.I.H.), e o jogo de 11 jogadores ficou em segundo plano.

Contudo, foi o handebol de campo que foi admitido nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, pois os alemães são tidos como os inventores do handebol de campo e conseguiram inclui-lo na competição que promoveram, conquistando o 1° lugar, com Áustria ficando em 2° lugar e a Suíça em 3°. Foi retirado e voltou em 1972, Jogos Olímpicos na Alemanha, já na sua nova versão com 07 jogadores em cada equipe e em recinto fechado. Em 1976 o handebol feminino foi admitido nos jogos e não mais saiu do calendário olímpico. Foi uma mudança radical no handebol, quando passa a ser jogado em quadra fechada, pois torna o seu jogo mais dinâmico, rápido e mais ofensivo.

A técnica do handebol no decorrer da história evoluiu muito. É preciso passar bem a bola, surpreendendo o adversário com deslocamentos rápidos e execução de passes buscando companheiros desmarcados. Há sistemas desenvolvidos para atacar e defender, existindo também maneiras diferentes de arremessar para o gol. Ao assistirmos a um jogo de handebol observaremos que as ações dos jogadores são bem rápidas sendo que ambas as equipes buscam conquistar o gol arremessando a bola contra a meta adversária.

História do Handebol no brasil

Em nosso país, o handebol como modalidade de campo, foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente da colônia alemã, no início da década de 30, tendo a Federação Paulista sido fundada em 1940 realizando competições desde então. Atualmente só os campeonatos da modalidade de salão vem sendo disputada. Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1° Presidenta Otto Schemelling.

O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).

Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos ‐ CBD órgão que congregava os Desportos Amadores a nível nacional, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina.

O handebol ficou restrito à São Paulo até a década de 60, quando o Professor Augusto Listello (francês) no curso internacional de Santos o mostrou a professores de outros estados em forma didática. Esses professores então o introduziram em seus colégios e assim começou a ser praticado em outros estados.

Em 1971, o MEC, em face ao seu crescimento nas escolas inclui o handebol de 07 ou handebol de salão entre as modalidades dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB’s e JUB’s). Com isso o handebol disseminou‐se em todo o território nacional, com vários estados dividindo à partir daí os títulos nacionais.

Nos Jogos Pan‐Americanos de 1999, realizados em Winnipeg, Canadá, o Brasil conquistou a medalha de ouro no feminino, e de prata, no masculino. Em 2013, o Brasil conquista sua primeira medalha de ouro na Copa do Mundo de Handebol Feminino, a primeira seleção das Américas a conquistar esse título grandioso.

Em São Paulo, o Handebol é uma das modalidades mais praticadas, principalmente no meio estudantil. Os campeonatos promovidos pela Federação Paulista de Handebol, com excelente organização e índice técnico, têm levado grande público aos ginásios, com jogos transmitidos pela ESPN‐Brasil para todo o Brasil.

Embora seja um esporte internacionalmente praticado, presente nas Olimpíadas de 1936 e constando do programa olímpico desde 1972, o handebol ainda é pouco conhecido e difundido no Brasil. Quase não aparece na televisão, não é transmitido/noticiado por rádio e ocupa pouco espaço nos cadernos de esportes dos principais jornais. Sua prática ainda está em grande parte restrita às escolas, em especial às aulas de Educação Física, e alguns clubes. Dada a dificuldade de encontrarmos espaços que propiciem o aprendizado o handebol, devemos aproveitar as aulas de Educação Física na escola para aprender a jogar o handebol, tendo assim a oportunidade de diferenciar as práticas corporais de lazer e esportes que conhecemos.

Caracterização do Handebol

O handebol é muito parecido com o futsal, porém é jogado com as mãos (do inglês: hand = mão e ball = bola.), e o jogador só pode deslocar a bola passando‐a ao companheiro ou movimentando‐se com ela, batendo‐a sucessivamente no chão. Pode também dar três passos sem bater a bola.

Quadra de Handebol

A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44 metros e uma largura de 18 a 22 metros (mas, por convenção, fala‐se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40 por 20). A área privativa do goleiro será determinada por um semicírculo, com raio de 6 metros, desde o centro do gol. Somente o goleiro pode ficar nesta área. Atacantes e defensores devem ficar fora dela (não é permitido nem pisar na linha, entretanto, pode‐se pulá‐la de fora para dentro, desde que se solte a bola enquanto estiver no ar). O outro semicírculo será colocado a 9 metros, este sendo tracejado e determinando a linha do tiro livre (de onde geralmente são cobradas as faltas realizadas pela defesa).

Bola

A bola é feita de couro ou material sintético. Ela deve ser esférica. Sua superfície não pode ser brilhante nem escorregadia. Existem três tamanhos de bolas de Handebol, cada uma possui um certo peso pré-determinado e representa uma categoria específica. Para uma melhor aderência e maior liberdade nas jogadas usa‐se uma cola especial para Handebol, aplicando‐a nas pontas dos dedos).

H3 Esta é usada para a categoria Adulto Masculino (sendo a maior bola de Handebol), deve medir no início da partida, 58,4 cm de circunferência e pesar 453,6 gramas.

H2 Esta bola é usada nas categorias Adulto Feminino e Juvenil Masculino (possuindo um tamanho intermediário), deve medir no início da partida 56,4 cm de circunferência e pesar 368,5 gramas.

H1 Esta bola é usada nas categorias Infantis Masculino e Feminino e Juvenil Feminino.

Objetivo do jogo

O objetivo do jogo é arremessar a bola no gol adversário, conquistando um ponto cada vez que a bola entra no gol. Os jogadores de defesa devem proteger o seu gol, tentando impedir os arremessos, porém não é permitido segurar, empurrar ou colocar em risco qualquer jogador adversário. A equipe que marcou mais gols do que o adversário é a vencedora. O jogo é considerado empatado se ambas as equipes marcaram o mesmo números de gols ou não converteram gol nenhum. O tempo de jogo oficial é de 02 tempos de 30 minutos com um intervalo de 10 minutos.

Algumas regras básicas para o jogo de Handebol

- Área do Goleiro apenas o goleiro pode entrar, ficando proibido aos jogadores de linha entrarem para atacar ou defender.

- É proibido colocar o pé na bola, apenas o goleiro pode fazer ló, estando dentro da área do goleiro.

- É permitido ao goleiro sair da área de gol sem a bola e, ao receber a bola, participar do jogo como um jogador de linha.

- É proibido devolver a bola para o goleiro dentro da área do gol.

- É permitido lançar, agarrar, parar, empurrar ou golpear a bola usando as mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.

-Segurar a bola durante, no máximo 3 segundos

- Dar no máximo 3 passos segurando a bola.

- Quicar a bola uma vez e agarrá-la novamente com uma ou duas mãos

- Quicar a bola repetidamente com uma mão (drible) e então agarrá-la novamente com uma ou ambas as mãos

- Não pode arrancar ou golpear a bola das mãos do adversário.

- Não pode empurrar ou bloquear o adversário com braços, mãos ou pernas ou usar qualquer parte do corpo para deslocá-lo

- Não pode agarrar um adversário, mesmo se ele permanecer livre para continuar o jogando

- No tiro lateral, o jogador deve permanecer com um pé sobre a linha e não é necessário o arbitro autorizar.

Referências:

ALVES, Paulo; PEREIRA, Ruy. Handebol. Secretaria de Segurança Pública/Secretaria de Educação; Colégio da Polícia Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis: Educação Física, 3° bimestre, 2015.

DELGADO, Leonardo. Handebol. Centro Educacional Cristão. Ensino Fundamental: Educação Física, 2015.

Cultura Corporal, Professor Jorge. Disponível em: <https://culturacorporalprofjorgeluiz.blogspot.com/search?q=handebol+>. Acessado em 09 de abril de 2025.

Regras Básicas do Handebol Atuais. Disponível em: <https://www.dicaseducacaofisica.info/11-regras-basicas-do-handebol-atuais/>. Acessado em 09 de abril de 2025.


Após a leitura vamos fixar o texto:

1) Qual é o objetivo do jogo de handebol? Qual é o tempo oficial do jogo de handebol?

2) Quais são as características do jogo de handebol?

3) Cite 3 regras principais do handebol, em que os jogadores iniciantes têm dificuldade de entender.

4) Essa frase é verdadeira ou falsa: “Embora seja um esporte internacionalmente praticado, presente nas Olimpíadas de 1936 e constando do programa olímpico desde 1972, o handebol ainda é pouco conhecido e difundido no Brasil”. Justifique sua resposta a partir do texto.

5) Como handebol chegou no Brasil? Faça um recorte temporal de até 1971.

6) Quais e quando foram as medalhas do Brasil em competições internacionais?

7) Essa frase é verdadeira ou falsa: “O Handebol não foi criado ou inventado, o jogo com bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios”. Justifique sua resposta.

8) Como era jogado o handebol na Alemanha? Como é jogado atualmente? O que mudou?

9) Quando o handebol de campo foi incluído nos Jogos Olímpicos?
a) 1932
b) 1936
c) 1972
d) 1976

10) A palavra handebol vem do inglês e andebol vem do espanhol, mas qual é o significado da palavra para o português?
a) jogo de bola com os pés
b) fazer gols com as mãos
c) jogo de bola com as mãos
d) Todas alternativas estão corretas.


ESPORTE DE INVASÃO: AGORA É A VEZ DO HANDEBOL

(Fonte:  https://handebol.weebly.com/histoacuteria.html) UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DO HANDEBOL O Handebol (handball em inglês e andebol em es...