Você sabe o que é Educação Física? O termo Educação Física remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso significa? Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem, a Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo. É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatório do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda de controle físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal, a separação proposta por René Descartes¹, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aulas: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.
No início, a Educação Física foi inserida no currículo escolar como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas e mudanças no currículo, a ideia de Educação Física foi ampliada, no desenvolvimento das diversas práticas corporais, ao mesmo tempo, interligando com os outros componentes curriculares.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a Educação Física na escola deve ser constituída em seis unidades temáticas, abordadas ao longo da Educação Básica:
• Brincadeiras e Jogos
• Esportes
• Ginásticas
• Lutas
• Danças, atividades rítmicas e expressivas
• Práticas corporais de aventura
Essas unidades temáticas podem ser trabalhadas nas aulas de Educação Física em conjunto, relacionadas entre si ou não, em uma mesma aula. Por exemplo, jogos e lutas, com os jogos de oposição. Existe, também, outras temáticas transversais, como: conhecimento sobre o corpo, a saúde e qualidade de vida, a inclusão, o meio ambiente, o projeto de vida, o empreendedorismo, a ética, a orientação sexual, entre outros.
Desse modo, as unidades temáticas podem ser agrupadas em blocos:
Conhecimento sobre o corpo e o movimento |
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Brincadeiras e jogos, ginástica, esporte e luta. |
Expressão corporal, como a dança, o teatro, a música e a arte. |
Práticas corporais de aventura, os esportes radicais: urbanos ou na natureza |
Se analisarmos uma aula em que o professor trabalha apenas os quatro esportes coletivos (voleibol, basquetebol, futebol e handebol), durante toda a educação básica, percebemos o quão pobre e excludente se torna a experiência sobre o corpo e o movimento nessas aulas. Nesse sentido, é fundamental a reflexão e a compreensão do estudante sobre si e sobre a sociedade em que está inserida, para que seja ampliada a visão sobre sua cultura e de outras culturas, a fim de efetivar a disciplina de Educação Física como um componente curricular educacional.
A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação das unidades temáticas ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.
Texto adaptado da autora Paula Rondinelli
¹ René Descarte nasceu em 31 de março de 1596, em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris. Foi um filósofo, físico e matemático francês. Foi chamado o “pai da filosofia moderna e da matemática moderna”. A partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna (wikipédia).
Referencial:
RONDINELLI, Paula. Educação Física. Disponível no site: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica>. Acessado no dia 15 de janeiro.
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