sexta-feira, 10 de setembro de 2021

A GINÁSTICA DE CONDCIONAMENTO FÍSICO: as capacidades físicas


Podemos observar que até agora não foi falado sobre a ginástica de condicionamento físico ou ginástica geral. Então, quais são as características dessa ginástica? De que forma a ginástica está presente na nossa vida? 

A ginástica de condicionamento físico caracterizam-se pela exercitação orientada que visa à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou à modificação da composição corporal. 

Essa exercitação orientada, geralmente são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas, ou seja, por um programa de exercícios que objetiva a melhora de performance, condição física, alteração na composição corporal. Embora as ginásticas de condicionamento físico sejam muito praticadas em academias, é possível perceber sua prática emparques, praças, ruas e nas escolas.

Podemos perceber que essa ginástica está associada ao esporte, como futebol, quando o atleta precisa melhorar algum tipo de capacidade física ou sua condição física, ele usa de exercícios com ou sem aparelhos para treinar e melhorar seu condicionamento físico e sua performance no futebol. A ginástica traz o benefício ao jogador de forma não competitiva com o objetivo de melhorar sua capacidade física e alterar seu peso corporal.

Na nossa vida a ginástica está presente através de seus movimentos básicos gímnicos e na melhora da condição física individual para realizar bem e com qualidade as nossas rotinas diárias. Como carregar sacolas de supermercado precisamos de força, para amarrar o cadarço do tênis requer flexibilidade, até para andar requer equilíbrio e coordenação motora. Alguns movimento como sentar e levantar de um cadeira representa um tipo de exercício praticado na ginástica que é o agachamento. O simples movimento de pegar uma caixa no chão requer postura, coordenação, força, equilíbrio e flexibilidade de um agachamento realizado na ginástica.   

 

O aprimoramento das capacidades físicas, por meio da ginástica de condicionamento físico, traz muitos benefícios para a saúde, ao convívio social, a reforça um estilo de vida mais ativo, que resulta em uma condição física melhor para a realização dos movimentos no dia a dia e de outras práticas corporais. Os efeitos da prática regular de exercícios físicos, como a ginástica, são o fortalecimento de ossos e músculos, a melhora da Frequência Cardíaca e do sistema cardiovascular a diminuição do estresse e da ansiedade, além de melhorar da autoestima e a imagem corporal.

Quais são as capacidades físicas?

Capacidades físicas são ações musculares e processos motores que dizem respeito à formação corporal e à técnica de movimentos, ou seja, qualidades que fazem parte de nosso corpo, essenciais e necessários para uma vida ativa e saudável.

• Força: capacidade de vencer determinada resistência por meio da contração muscular.

• Flexibilidade: capacidade de realizar movimentos articulares na maior amplitude possível.

• Agilidade: capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela depende da velocidade e da força.

• Velocidade: capacidade de realizar ações vigorosas em um curto intervalo de tempo.

• Resistência: capacidade de manter o esforço físico durante um longo intervalo de tempo.

• Equilíbrio: capacidade de sustentar o corpo em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência.

As capacidades físicas estão presentes em nossos movimentos, seja nos exercícios físicos, seja nas atividades físicas. É importante que todos usem essas capacidades também em ginásticas de condicionamento físico em razão dos benefícios proporcionados por sua prática.

Trabalhe a sua flexibilidade com as ginásticas de condicionamento físico: pilates, RPG, yoga. 


O treinamento de força e a velocidade são duas capacidades físicas que se relacionam em muitos aspectos. A velocidade pode ser entendida como a realização de movimentos no menor tempo possível, bem como uma reação rápida a determinados sinais. Já a força, que pode ser dividida em estática, dinâmica ou explosiva, consiste na capacidade muscular de produzir tensão para vencer uma resistência no ato de empurrar, tracionar ou elevar.

Ambas as capacidades são treináveis e, portanto, passíveis de melhora da performance. Em muitos casos, o treinamento de força está associado à busca por aumento da massa muscular, como ocorre com muitos adeptos dos exercícios de musculação. A prática desse tipo de ginástica deve ser sempre orientada por profissionais de Educação Física, que devem avaliar as relações entre carga, número de repetições e de séries, e intervalos para cada indivíduo, contribuindo para a obtenção de melhores resultados e minimizando os riscos de lesões.

É muito comum o trabalho de força e velocidade nas ginásticas de condicionamento físico: musculação, funcional, crossfit, HIIT, calistenia.

GINÁSTICA CALISTENICA


GINÁSTICA FUNCIONAL


A resistência aeróbia consiste na capacidade física que permite à pessoa manter um esforço de intensidade moderada por um longo período de tempo, equilibrando a captação e o consumo de oxigênio. Todas as capacidades físicas têm como premissa para a sua melhora a prática de exercícios físicos regulares e sistematizados.

Para que a resistência aeróbia seja melhorada, é preciso compreender as relações dessa capacidade física com a Frequência Cardíaca (FC), que nada mais é do que a quantidade de batimentos cardíacos por minuto (bpm). Porém é necessário observar que a melhora da resistência aeróbia só será efetiva se houver a prática de um programa de treinamento regular que respeite as limitações individuais e atenda aos objetivos desejados com a prática dos exercícios físicos.

A intensidade dos exercícios aeróbios deve ser aumentada, gradativamente, para que possibilite a adaptação do coração e dos pulmões e, consequentemente, do corpo. Para conhecer a intensidade do exercício físico é preciso calcular a frequência cardíaca máxima (FCM) da pessoa. 

O cálculo é obtido pela aplicação da seguinte fórmula: 220 – idade = FC máxima. Por exemplo, uma criança de 12 anos (220 – 12 = 208) não pode se exercitar em uma frequência igual ou superior a 208 batimentos por minuto. Ou seja, durante o exercício físico a FC vai determinar o ritmo e a intensidade cardíaca de cada pessoa e determinar o objetivo do programa de exercício físico.

De acordo com a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), durante o exercício físico, a frequência cardíaca deve ficar entre 50% e 85% do valor máximo, levando em consideração a idade, para maior segurança da pessoa. 

A ginástica que pode trabalhar a capacidade aeróbica é a ginástica aeróbica e a HIIT, com diferentes intensidade e duração. Por muito tempo, acreditou-se que apenas realizando a ginástica aeróbica era possível emagrecer, mas a ciência tem contribuído muito para compreender que o emagrecimento pode ser alcançado com outros tipos de exercícios, como o treinamento de força ou a resistência anaeróbica.

Afinal, o que é ginástica de condicionamento físico? Quais ginásticas podemos praticar na escola? O que precisamos para praticar mais ginástica e se movimentar mais? 

Referências bibliográficas.  

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2019.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Coleção Magistério 2º grau – Série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1992.

DÁRIDO, Suraya Cristina et al. Práticas corporais: Educação Física. 6º a 9º ano. São Paulo: Moderna, 2018.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física, possibilidades de intervenção na escola. 6º edição. Campinas/SP: Papirus, 2007.

TEIXIERA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos. 5º edição. São Paulo: Saraiva, 2013.

TOCANTINS. Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. Documento Curricular de Tocantins. Educação Infantil e ensino fundamental. Componente curricular: Educação Física, 2020.

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=KwxCuTuknMk

https://www.youtube.com/watch?v=De6sdV27mLo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FUTEBOL DE 5 OU FUTEBOL PARA CEGOS?

O futebol de 5 brasileiro Introdução O futebol para deficientes visuais, também conhecido como futebol para cegos ou futebol de 5, é uma a...