sexta-feira, 2 de junho de 2017

SEMINÁRIO: COMO ELABORAR E APRESENTAR

              É muito comum professores pedirem aos alunos apresentação de pesquisa sobre um determinado tema em forma de seminário. Infelizmente, os alunos recebem poucas informações de como realizar um bom seminário ou apresentam deficit na compreensão do que seja um seminário ou tem dificuldade em falar em público devido algum trauma anterior na sua vida escolar. Poucos são os professores que se dão o trabalho de explicar os passos que devem ser seguidos no desenvolvimento dessas atividades. Porém, o seminário é uma metodologia positiva para o aluno pois oferece autonomia e independência nos estudos individuais e posteriormente tem o reflexo no coletivo.

O que é seminário?

                É um método de estudo, com objetivo de levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe. Sendo assim, todos os participantes têm de ter contato com o texto básico e saber substituir o colega encarrado de determinado tópico. Todos devem saber a mensagem central do texto a ser apresentado. Igualmente, todos devem estar preparados para o julgamento e crítica do texto, além de estar preparados para fazer perguntas sobre o tema para os ouvintes (para prender a atenção de todos)

Roteiro de um seminário:

1. Deve-se apresentar material impresso com o tema desenvolvido à professora, para que acompanhe a apresentação do grupo. No caso de textos literários, resumo da biografia do autor, do texto em questão e da ideia central do texto. Pode haver, mas não é obrigatório, um trecho do texto, escolhido pelo grupo como central, sobre o qual se deve fazer uma leitura em voz alta.
2. Faça um roteiro do que será falado (pode incluir os temas do texto), porém a leitura do roteiro integralmente não caracteriza um seminário, cuidado com leitura e a falta de explicação sobre o tema, transmite a sensação de falta de preparo e pouco estudo. O roteiro de leitura escrito é uma síntese dos momentos lógicos essenciais do texto, não apenas recortar partes do texto, mas realizar uma síntese de todo o texto.
4. Bibliográfica: no caso da literatura, dicionários, obras clássicas de abordagem da história, etc.
5. Todos do grupo deve fazer o seu roteiro de estudo sobre todo o tema, devem todos falar o seu roteiro de estudo e não interromper outro integrante do grupo que esteja falando. 

Apresentação do seminário

            O grupo de seminaristas deverá um fazer uma pequena introdução do trabalho, relatar o tema, apresentar os integrantes do grupo, descrever o método de apresentação, ter o conhecimento das partes previamente divididas entre si e uma postura crítica e confiante. A interpretação da pesquisa realizada é fundamental, “o salto par além do texto”. Então, para isso deve-se evitar a leitura unicamente e posicionar-se criticamente sobre o tema, com segurança, preparo antecipado, com o roteiro de apresentação em mãos e firmeza no que está falando.

Recursos audiovisuais.

               A linguagem predominante em um seminário é a verbal. Isso não significa que não se possa fazer usos de outros recursos, como os audiovisuais, por exemplo. Retroprojetor, filmes, slides, cds, e datashow, cartolinas, banner, paineis, escrever na lousa o roteiro pode e devem ser usados numa apresentação, desde que não substituam a exposição verbal. Lembre-se de que tais recursos são apenas apoios.

Postura do apresentador

               Os apresentados deve falar em pé, com o esquema nas mãos, olhando para todo o público, devendo permanecer sempre de frente para a plateia, mesmo quando usar a lousa, retroprojetor ou o datashow. A fala do apresentador deve ser modulada, alta, clara, bem articulada e com entonação variada, para que a explicação não fique monótona. Se consultar o roteiro, deve fazê-lo sem baixar excessivamente a cabeça, para que a voz não se volte para o chão, prejudicando a audiência. O apresentador deve mostrar-se seguro sobre o tema e atento ao tempo previsto para sua apresentação.

Oralidade

            Embora a modalidade usada nos seminários seja a falada, recomenda-se que o apresentador evite certos usos da linguagem verbal, tais como os, “né?; tá?; ahn”, pois devido ao fato de o seminário ser uma atividade mais forma, tem-se a predominância da variedade padrão da língua, havendo, assim, certa proximidade com a escrita.

Ultimas considerações

  • Preparar tudo como se fosse assistir ao seu próprio seminário e como se a plateia não soubesse nada sobre o tema.
  • Não leia a ficha do roteiro, apenas, mas apresente após devorar, treinar, ensaiar.
  • Ignore o professor e fale para a plateia.
  • Jamais apresente o seminário se não tiver a par de todos os tópicos, incluindo o vocabulário.
  • Dificuldades enfrentadas pelo grupo pode fazer parte das conclusões.
  • Não esqueça de finalizar a apresentação com um conclusão sobre o tema e agradecer a plateia.

Escrito por:
Jorge Viana de Moraes, é mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É professor universitário em cursos de graduação e pós graduação

Bibliografia:

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