sexta-feira, 16 de março de 2018

ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA


Alimentar é dar ao organismo os nutrientes necessários à sua manutenção. Os nutrientes são encontrados nos alimentos, que podem ser tanto de origem vegetal como animal. Os alimentos são partidos em pequenas porções pelos processos de digestão e absorção, que começa na boca, através da mastigação, e termina nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos, para serem usados nas células, tecidos, músculos, órgãos, enfim por todo organismo.
Nenhum alimento conterá todos os nutrientes necessários à manutenção da vida e um mesmo tipo de alimento pode oferecer ao organismo nutrientes em excesso, que podem causar várias doenças. O ideal então é equilibrar a alimentação. A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes e é dividida em 8 grupos. Nenhum grupo pode ser utilizado como única fonte dos nutrientes, por que, nenhum grupo contém todos os nutrientes.
A pirâmide funciona da seguinte maneira, a base larga, indica os alimentos mais necessários e que devem ser mais consumidos. A medida que vai sumindo na pirâmide vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos, chegando até a ponta da pirâmide que indica alimentos que devem ser ingeridos em poucos quantidades. Todos os alimentos contidos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida. A quantidade é especificada para cada grupo.
Alimentos como açúcar, as gorduras e o sal podem ser encontrados em vários grupos, por já estarem presentes naturalmente nos alimentos. A ingestão particular desses alimentos, como por exemplo: o sal de cozinha e o açúcar de mesa, devem ser alvos de atenção. Uma vez que o seu excesso pode acarretar vários comprometimentos a saúde. O mesmo vale para as gorduras, principalmente a gordura animal, que é rica em colesterol.
A água, não faz parte da pirâmide alimentar tradicional, porém alguns nutricionistas defendem que á água é a base da pirâmide, por ser essencial a vida e presente na maioria dos seres vivos. No ser humano, representa até 70% do corpo. A água serve para hidratar o organismo, ajuda a dissolver os alimentos e transportar os nutrientes. Um adulto deve beber de 1 a 3 litros de água por dia.
As funções dos nutrientes para a atividade física são os de fonte de energia com os carboidratos, armazenados no nosso organismo no fígado e no músculo e será utilizado para ativar os músculos durante a atividade física. As proteínas atuam como componente construtores dos tecidos corporais (especialmente músculos, cartilagem e ossos), enzimas, hormônios, componentes do sistema imune entre outras. As melhores fontes de proteínas são encontradas em alimentos de origem animal (carnes, leite e seus derivados e ovos). As gorduras devem ser consumidas em quantidades moderadas, principalmente por atletas, mas não devem ser consideradas como um vilão para quem pratica atividade física, pois elas desempenham funções importantes no organismo, constituindo a maior reserva corporal de energia. Funcionam também protegendo órgãos vitais e a gordura corporal localizada logo abaixo da pele funciona como isolante térmico. Além disso a gordura funciona como carregador e meio de transporte das vitaminas (A, D, E e K), logo a sua eliminação ou redução significativa da dieta pode resultar numa menor concentração dessas vitaminas. As vitaminas e sais minerais são encontrados em alimentos como verdura, legumes, hortaliças e frutas, fazem parte da função reguladora e estrutural do músculo, importante para o desempenho do atleta no decorrer da atividade física
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1) O que significa a palavra alimentar e qual é o processo de absorção dos nutrientes?
2) Podemos nos alimentar com apenas um tipo de alimento? Por quê?
3) Quais alimentos devemos comer moderadamente e porque?
4) A água não faz parte da Pirâmide Alimentar, então por que devemos ingeri – lá?
4) Para que serve a Pirâmide Alimentar?
5) As carnes e ovos são pertencentes à qual grupo da Pirâmide Alimentar? Qual a função destes nutrientes para a Atividade Física?
6) Sabemos que os carboidratos são indispensáveis para a prática de atividades físicas. Explique quais são as funções desses no organismo?
7) Onde encontramos as vitaminas e sais minerais? Qual sua função na atividade física?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOLEIBOL: HISTÓRIA, FUNDAMENTOS E REGRAS.

As regras do voleibol começaram simples, com uma corda dividindo a quadra, para evitar o contato físico e diminuir as lesões. Mas foram se...