sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Ginástica entrando em cena

O que é Ginástica?


Para o dicionário online de Oxford Languages é "técnica ou arte que, por meio de exercícios especializados, visa fortificar e/ou dar maior elasticidade ao corpo".

Para o site do Mundo da Educação da UOL "é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora". Teve seu primeiro  desenvolvimento na Grécia Antiga com um conjunto de exercícios físicos feitos soldados para as batalhas e guerras. As habilidades desenvolvidas pelos soldados eram montar e desmontar um cavalo, por exemplo.  

Se formos na origem da palavra Ginástica, perceberemos que a palavra Ginástica vem do grego "gymnádzein", o que significa treinar e exercitar o corpo nu, voltados para homens livres e soldados. Ou seja, a Ginástica era restrita a um grupo pequeno e privilegiado da população da época.

Já no site Info Escola, descreve a Ginástica sendo "uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades,  as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas  e também as não competitivas, como as praticadas em academias".

Interpretando três referências diferentes, em três lugares diferentes, para os dias de hoje, o que podemos entender sobre a Ginástica?

Como ocorreu o desenvolvimento da Ginástica e que marcas ela imprime no corpo? 

ginástica veio tornar real e visível naquilo que chamamos de “corpo educado”. Segundo Soares (1997, p. 6) “o corpo educado’ é o resultado da paciente e lenta elaboração de formas distintas de intervenção dirigida do exterior com a intenção de atingir a alma humana”. A Ginástica, do século XIX, na Europa passou a inserir novos códigos importantes de civilidade, pois interessava neste momento histórico, um corpo disciplinado, educado e modelado para as novas necessidades sociais.

A prática da Ginástica realizada simultaneamente em vários países da Europa, especialmente na Alemanha, Suécia, Inglaterra e França, ao longo de todo o século XIX, fez nascer o chamado Movimento Ginástico Europeu. Para que esse movimento tivesse aceitação e passasse a fazer parte da educação dos indivíduos, além de possuir o princípio de ordem e disciplina coletiva, deveria romper completamente com seu núcleo primordial que era o divertimento.

Para a época, a ginástica passou a ser desenvolvida pelos princípios científicos, atraindo o interesse da burguesia. Essa classe social utilizaria a ginástica como um instrumento disciplinador de posturas, ações e gestos, que contribuiria para que os indivíduos adquirissem noções de economia de tempo, de gasto de energia e de cultivo à saúde. Como nesse período as indústrias ganhavam força, era preciso que fosse apresentada ao trabalhador uma atividade de caráter ordenativo, disciplinador e metódico – a Ginástica.

Desse modo, a Ginástica ganhou o discurso da área médica, pela questão da higiene física e social, pela saúde no combate a epidemias e pela questão da eugenia de interesses militares. Esse tipo de discurso trouxe para a ginástica a função de preparação física dos soldados e dos trabalhadores no combate dos maus hábitos de higiene e de comportamento.

E se antes, existia a ideia de ginástica para homens livres e soldados, com o tempo foram inseridos as mulheres e depois outras minorias da sociedade, como negros, crianças, idosos, gestantes. Atualmente, a ginástica é pensada para todos, independente da idade, do sexo, da cor e da classe social. Por isso, existem várias ginásticas que alcançam vários objetivos mesmo tendo a mesma lógica interna de praticar os exercícios físicos. 

Nesse caso, temos duas formas de classificar a ginástica: competitiva e não competitivas.

Ginásticas competitivas

Ginásticas não competitivas

ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática, ginástica olímpica/artística

ginástica geral, ginástica de condicionamento fisico, ginástica de conscientização corporal, ginástica aeróbica, ginástica para todos, pilates, yoga, musculação, crossfit, step, jump, hidroginástica.

Quais dessas ginásticas você já tinha ouvido falar dessa ginástica?

Quais dessas ginásticas você já praticou dentro ou fora da escola?

Você já assistiu a algum vídeo sobre ginástica? Alguma competição ao vivo ou pela tv ou pela internet?

Quais dessas Ginásticas são possíveis de praticarmos na escola? 


Referências: 
https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/ginastica.htm
https://www.infoescola.com/educacao-fisica/ginastica/
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2019.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Coleção Magistério 2º grau – Série formação do
professor. São Paulo: Cortez, 1992.
DÁRIDO, Suraya Cristina et al. Práticas corporais: Educação Física. 6º a 9º ano. São Paulo: Moderna, 2018.
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física, possibilidades de
intervenção na escola. 6º edição. Campinas/SP: Papirus, 2007.
GONÇALVES, Felipe Sobczynski. O circo como componente da ginástica. In: Vários autores. Educação Física. 2º edição.
Curitiba: SEED-PR, 2006. p. 93 a 95.
TEIXIERA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos. 5º edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
TOCANTINS. Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. Documento Curricular de Tocantins. Educação Infantil e
ensino fundamental. Componente curricular: Educação Física, 2020.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A midiatização do esporte

  (Fonte: o que é mídia? https://bid.meetbirmingham.com/la/o-que-e-midia-digital.html) O caráter “espetacular” do fenômeno esportivo parece...