sábado, 25 de setembro de 2021

DOENÇAS CAUSADAS POR FALTA DE ATIVIDADE FÍSICA

Sedentarismo 

O sedentarismo atinge quase metade da população brasileira – 45,9%* – e está por trás de 13,2%** das mortes no país. É uma condição física que abre portas para outras doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes do tipo II, doenças cardiovasculares e osteoporose.

O que é? 

O sedentarismo é marcado pela falta de atividades físicas, que faz com que a pessoa tenha um gasto calórico reduzido. Considera-se sedentária a pessoa que gasta menos de 2.200 calorias por semana. 

Pandemia 

Durante a pandemia de 2020 e 2021, acometida pelo vírus do Covid-19, foi necessário algumas medidas para conter a transmissão do vírus e conter o número de mortes pelo vírus no Brasil e no Mundo. Entres as medidas tomadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde foram o fechamento das escolas, academias, parques e espaços públicos, o isolamento social e o distanciamento entre as pessoas. Com essa nova realidade mais de 60% dos brasileiros tornaram-se sedentários durante a pandemia, indica o estudo realizado pelo Projeto Convid (2021).

A principal atividade física praticada pela maior parte dos brasileiros durante pandemia foi e é o revezamento entre sentar-se em frente à TV e ao computador. O tempo médio que as pessoas passaram vendo TV por dia no ano de 2020 foi de 3 horas (aumento de uma hora e 20 minutos comparados a antes da pandemia). Foram mais de 5 horas diante da tela do computador em médio (uma hora e meia a mais do que antes da pandemia).

Consequências do sedentarismo.

O sedentarismo é fator de risco de diversas doenças, sendo considerada a porta de acesso as doenças crônicas não transmissíveis. Algumas das consequências da falta de atividades físicas são:

• Obesidade 

• Aumento do colesterol 

• Atrofia muscular 

• Aumento da pressão arterial 

• Problemas articulares 

• Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC) 

• Diabetes tipo II 

• Distúrbios do sono 

• Ansiedade 

• Estresse 

Efeitos na infância 

• Risco de desenvolver pressão alta 

• Diminuição dos hormônios de crescimento 

• Problemas respiratórios.

Benefícios da atividade física 

A atividade física não está ligada apenas à prática de um esporte. Atividades cotidianas como limpar a casa, passear com o cachorro ou caminhar para o trabalho também são formas de sair do sedentarismo. Os benefícios destes e outros exercícios são inúmeros. 

Segundo a OMS saúde é um bem estar, físico, mental e social não somente a ausência de doença. Para o dicionário Oxford Linguages, saúde é um estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. Ou seja, saúde está relacionado tanto a prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada que são fatores funcionais do organismo como fatores emocionais, tais como estar bem consigo mesmo, associados a saúde social como ter acesso ao SUS, a moradia, água potável, vacinas. 



Para manter uma boa saúde é importante ter uma alimentação equilibrada, ou seja, uma dieta que seja o mais natural e com todos o nutrientes essenciais, beber no mínimo 2 litros de água por dia. Uma boa e equilibrada alimentação deve se fazer 06 refeições diárias e com uma variedade de cores e nutrientes, a cada 4 horas: 

Café da manhã 

Lanche da manhã 

Almoço 

Lanche da tarde 

Jantar 

Ceia.

Tempo mínimo de atividade física.

Os parâmetros atuais das organizações de saúde e governamentais recomendam 30 minutos de exercícios leve a moderado por semana para manter a saúde e o condicionamento físico para quem está começando um programa de exercício físico. Deve-se respeitar o limite de esforço de cada um e ir aumentando gradativamente a intensidade e o volume do exercício físico. 

A OMS recomenda para pessoas ativas que os exercícios físicos moderados deve ser de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de exercícios físicos, quando não houver contraindicação. Quando se associa uma vida mais ativa com atividades física diárias, um programa de exercícios físicos, uma alimentação natural e um bem estar consigo mesmo, com as vacinações em dia, beber água potável, podemos dizer que alcançamos o sentido de saúde e qualidade vida. 

Dica 

A prática de atividade física e o hábito de ser mais ativo pode começar de forma moderada, substituindo a moto e o carro por uma caminhada até a padaria ou o mercado, trocando o elevador e as escadas rolantes por escadas, por exemplo. Pessoas com menos de 30 anos sem patologias cardíacas, ortopédicas e respiratórias ou sem fatores de risco (obesidade, tabagismo, hipertensão, diabetes, histórico familiar para doenças cardiovasculares) pode começar a praticar atividade física leve sem acompanhamento profissional. Acima dos 30 anos ou com algum desses fatores deve-se passar por uma avaliação médica. Contudo, para melhores resultados e uma melhor orientação sobre qual exercício físico é indicado para você, é importante que busque um profissional formado da área de Educação Física ou seu professor de Educação Física da escola e o um médico especialista. 

Vamos conversar:

01- O que é saúde ?

02- O que é sedentarismo?

03 - Com a pandemia, quais foram as principais atividades físicas dos brasileiros? Porque?

04- Quais as doenças causadas por falta de atividade física ?

05- Quanto tempo de atividade física é indicado fazer diariamente ?

06- O que é alimentação saudável e natural?

07- Qual é a quantidade de refeições diárias, é indicado para uma boa alimentação?

Referencial: 

https://saude.abril.com.br/fitness/as-novas-recomendacoes-da-oms-para-atividades-fisicas-o-que-muda/

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mais-de-60-dos-brasileiros-estao-sedentarios-durante-a-pandemia-diz-estudo/

https://veja.abril.com.br/saude/caminhada-e-a-atividade-fisica-mais-praticada-do-brasil-futebol-despenca/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A midiatização do esporte

  (Fonte: o que é mídia? https://bid.meetbirmingham.com/la/o-que-e-midia-digital.html) O caráter “espetacular” do fenômeno esportivo parece...