quinta-feira, 7 de junho de 2018

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DO 2º BIMESTRE

A avaliação é um processo contínuo e sistemático que tem como principal finalidade contribuir para que os alunos atinjam determinados objetivos estabelecidos para a aprendizagem (estabelecidos no plano anual e bimestral de atividades curriculares. Pode ser utilizado como parâmetro de comparação individual do caminho percorrido durante o bimestre, perceber como iniciou e como terminou o período adotado para a apresentação do conteúdo. Tem características positivas quando o aluno identifica onde está errando para poder corrigir e superar as dificuldades de aprendizado junto ao professor e alcançar o conhecimento pleno.  

A disciplina de Educação Física encontra no processo avaliativo um instrumento regulador importantíssimo da sua qualidade. “Os critérios de avaliação estabelecidos pela escola e pelo professor permitirão determinar, concretamente esse grau de sucesso. É fundamental existir um compromisso de todo o grupo para que todos os alunos trabalhem para atingir no final do ciclo, os mesmos objetivos segundo a mesma qualidade de realização”. 

O processo de ensino – aprendizagem tem como referência fundamental para o sucesso nesta disciplina, 4 áreas de avaliação: 

ÁREA A – Domínio Motor. Esta área visa avaliar os alunos nas matérias realizadas e certificar se estes atingiram os objetivos no final do ano.

ÁREA B – Condição Física. Esta área refere-se à condição física dos alunos. Todas as capacidades físicas devem ser trabalhadas e avaliadas. Os alunos serão avaliados nos seguintes testes: Resistência (Vaivém), Flexibilidade inferior (Senta e Alcança), Força média (Abdominais) e Força superior (Extensões de braços).

ÁREA C – Domínio Cognitivo. A área dos conhecimentos refere-se à aquisição por parte dos alunos, conhecimento do objetivo do jogo e das tarefas propostas, conhece a função e modos de execução dos elementos da modalidade e compreende e aplica as regras. A avaliação dos conteúdos será realizada através da observação direta, questionamento oral na aula, relatórios de aula e fichas formativas, sempre que solicitadas pelo professor.

ÁREA D – Domínio das Atitudes. Esta área visa avaliar comportamentos dos alunos. Objetivamente os alunos irão ser avaliados nos seguintes parâmetros: Cooperação (colaboração com os colegas e professor), Aceita e respeita as regras, Cordialidade (respeito com os colegas e professor), Empenho (participação e interesse), Persistência nas atividades, e Responsabilidade (pontualidade, assiduidade e cumprimento de tarefas).

CRITÉRIO ADOTADOS PARA A AVALIAÇÃO PRÁTICA 2º BIMESTRE
ÁREAS DOMÍNIOS CONTEÚDOS %
Área A Domínio Motor Voleibol 60%
Área DDomínio das AtitudesResponsabilidade
Empenho/persistente na atividade
Respeito as regras
Cordialidade
Cooperação
40%


Para avaliar o Domínio Motor (Área A) analisa-se, se o aluno cumpre os objetivos por nível. 
A avaliação deste domínio é feita tendo em conta as diferentes características da matéria lecionada, a saber:
Os jogos desportivos coletivos a avaliação é feita colocando os alunos em situação de jogo. 
Executa os movimento do voleibol
Consegue realizar com habilidade os movimentos trabalhados
É preciso nos movimentos realizados
Tem facilidade em expressar-se corporalmente
Tem facilidade em expressar-se corporalmente
Utiliza as estratégias básicas de jogo
Possui reflexos em movimentos
Possui harmonia nos movimento básicos
Colocar em situação diferente do jogo.

Para avaliar o Domínio das Atitudes (Área D) visa avaliar comportamentos dos alunos. Objetivamente os alunos irão ser avaliados nos seguintes parâmetros: aceita e respeita as regras; é responsável pela construção do conhecimento; é empenhado; persiste e persegue o sucesso da atividade; consegue ouvir o colega e o professor; relacionamento; pontualidade/assiduidade; cordialidade.

Referencial:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Programas de Educação Física. Externato João Alberto Faria. 2014/2015. Acessado em: <http://www.ejaf.pt/site/pdfs_informativos/Crit_Av_Ed_fis_1415.pdf>, no dia dia 07 de maio de 2016.

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