sexta-feira, 18 de junho de 2021

O Futebol e Futsal

 Qual é o esporte mais praticado dentro da escola, o futebol ou o futsal?


A resposta parece óbvia que é o Futsal, mas a referência da maioria dos estudantes é o Futebol. Por isso existe um confusão muito grande entre as duas práticas esportivas. O Futebol e o Futsal são parecidos mas existe muito mais diferenças do que semelhanças. 

Análise e compreensão

O futebol e o futsal, são duas modalidades esportivas distintas, que apresentam semelhanças, e por vezes, são confundidas dentro da escola (DARIDO et al, 2018, p. 105). Ambas as modalidades são como “esporte de invasão ou território” , contudo, para a cultura corporal o futebol e o futsal fazem parte de um conjunto de práticas sociais que dão identidade a um povo e uma cultura, “como um fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica ”(COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 70). Como por exemplo, a identidade do Brasil ser o país do futebol, mesmo não sendo o criador do futebol. 

Assim, como outros esportes como futebol e futsal, o handebol, o basquete, o polo aquático, o rugby, apresentam uma mesma lógica interna de jogar e com características de invadir o  território do adversário com a circulação da bola. A lógica do jogo de invasão de território é muito dinâmica e complexa em comparação ao esporte de marca ou de precisão, por exemplo. No site Toda Matéria esclarece que o esporte de invasão ou de território “possui como o objetivo o ataque ao campo adversário e a conquista de sua meta” sem deixar o adversário passar pelo seu território e alcançar a meta, seja, é realizado o tempo todo o ataca e a defesa.

P ara a disputa de esportes de invasão, existem duas equipes (esportes coletivos) que possuem uma meta a ser defendida e a meta do adversário, para ser invadida e atacada a fim de computar pontos. Assim, durante o jogo há uma equipe que defende, tenta roubar a bola e proteger a meta, do ataque que domina e protege a bola para chegar na meta adversária.

É uma transição de ataque para defesa, defesa para o ataque, que acontece a todo momento. A manutenção da posse de bola no sentido de atacar o adversário, ao mesmo tempo, há a defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para retomar a posse da bola e passar a atacar. Como metas a serem defendidas e / ou atacadas estão sempre posicionadas nas linhas de fundo dos campos ou quadras retangulares, características de esportes. Exemplo: basquetebol, frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, lacrosse, polo aquático, rúgbi, etc.

No caso do Futsal e do Futebol, a prática esportiva mais vivenciada nas escolas da Educação  Básica por causa o espaço físico é o Futsal. Contudo, o Futebol tem uma expressão nacional maior do que o  Futsal. O que mais ocorre na escola entre crianças, adolescentes e jovens praticante do Futsal dentro  do ambiente escolar são as referências do Futebol sendo aplicado no futsal como algumas regras e  a citação de jogadores que se destacam nesse esporte.

As semelhanças entre o  Futsal do Futebol podemos dizer que  são que jogam utilizando os pés, os fundamentos técnicos, tem como objetivo fazer o GOL, são esportes coletivos e de invasão. Acabando por aí suas semelhanças, ou seja, que são mais diferentes do que imaginamos. 

A página do Futline no Youtubo explica as diferenças fa dois esportes. Você pode assistir no youtube através desse link <https://youtu.be/tRFR_biIcQE > acessado no dia 18 de junho de 2021.



Agora, podemos dizer que o Futsal é diferente do Futebol e aprofundar mais nessa prática corporal do Futsal a partir da sua particularidade e dizer que não confundimos mais esses dois esportes. O Futsal tem seu espaço dentro da escola e dentro da sociedade porém é pouco difundido e pouco conhecido com suas características, regras, tática, jogadores e expressão cultural. 


Referencial:


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2019.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Coleção Magistério 2º grau - Série formação  do professor. São Paulo: Cortez, 1992.

DAÓLIO, Jocimar. Educação Física e o conceito de cultura. Polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores Associados, 2004.

DÁRIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2014.

DÁRIDO, Suraya Cristina et al. Práticas corporais: Educação Física. 6º a 9º ano. São Paulo: Moderna, 2018.

DICIONÁRIO AURÉLIO. 8º edição. Curitiba/Pr: Editora Positivo, 2019.

RONDINELLI, Paula. Futebol: Esporte ou Religião? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/futebol-esporte-ou-religiao.htm>. Acesso em 29 de maio de 2021.

TEIXIERA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos. 5º edição. São Paulo: Saraiva, 2013.

TOCANTINS. Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. Documento Curricular de Tocantins. Educação Infantil e ensino fundamental. Componente curricular: Educação Física, 2020.

TODA MATERIA. Educação Física. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/tipos-de-esporte/>. Acessado em 17 de maio de 2021.


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