sexta-feira, 21 de abril de 2023

Cultura Africana e o Rubgy

Vamos pensar:

→ A Cultura africana é a mesma coisa que afro-brasileira? Dê exemplo que vem na sua cabeça.

→ A capoeira é da cultura Africana? Foi uma luta ou uma dança para os escravos em terra brasileira?

→ Sobre os esportes, qual é mais praticados no continente Africano?

→ Qual é o esporte mais praticado na Africa do Sul?

→ O Rugby é o esporte mais praticado na África do Sul e foi utilizado como ferramenta de unificação da África do Sul pós

Apartheid.

→ O que é o Apartheid? Como o Rugby foi ferramenta de unificação dos povos na Africa do Sul?

→ Você conhece o Rugby?

--> Atividade 1:

* Agora pare um pouco e assista ao filme “Invictus” com os atores Morgan Freemam como Mandela e o Matt Damon como Francois

Pienar capitão da seleção sul africana masculino. E numa folha de caderno faça as anotações sobre o Rugby como instrumento social

e de unificação após o Apartheid na Africa do Sul.

Texto: Rugby: agarre essa bola

Para começar:
Praticar esportes coletivos como o Rugby nos levam a aprender e desenvolver competências importantes para a vida. É possível trabalhar habilidades cognitivas, ampliar o respeito ao corpo, aumentar a autoestima e trabalhar o equilíbrio emocional, além de fortalecer valores como empatia e cooperação. Para que você possa ser contagiado por esta modalidade, vamos apresentar seu histórico e seus principais fundamentos. Vamos nessa?

A origem

1823 – A origem do Rugby está diretamente ligado ao futebol europeu. Afinal, antes de ser disputado apenas com os pés, o esporte mais popular do mundo também era jogado com as mãos

Tudo começou no ano de 1823, quando uma escola na cidade inglesa de Rugby, começou a desenvolver uma forma de jogar própria, que viria se tornar um novo esporte, mais tarde.

1863 – Quatro década depois, teve a retirada de duas regras do futebol pela Football Associantion, para criar uma padronização no futebol no mundo todo. E foram regras fundamentais para que o Rugby ganhasse identidade própria: a proibição do uso das mãos e o tackle, que permitia agarrar o adversário e levá-lo ao chão para retomar a bola.

Observação: O tackle é usado pela equipe defensora para impedir o avanço da equipe atacante gerando a oportunidade de disputa pela posse de bola.

1871 - Surgia o Rubgy Football Union, primeira entidade/federação a regular o novo esporte. Depois de 48 anos das primeiras partidas na escola de Rugby.

1886 – Em 1886, nasce a International Rugby Football Board, para criar uma série de regras a serem adotadas e seguidas pelas equipes participantes dos campeonatos de Rugby, a Escócia,  Irlanda e País de Gale, por último a Inglaterra. 

1900 – A entrada do esporte nos Jogos Olímpicos tinha um grande incentivador: o Barão de Coubertin, admirador da ética e espírito de equipe do esporte. E o Rugby entrou no programa na edição de 1900, em Paris, com vitória dos donos da casa. Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês, que ficou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna. 

1925 a 1994 - A saída do Barão de Coubertin da Presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1925, significaria a retirada do Rugby dos Jogos. 

Neste período fora do programa olímpico, o esporte começou a ganhar força e popularidade, em 1994, com a Federação Internacional de Rugby, sendo reconhecida novamente pelo COI e passou a ser um esporte profissional, exatamente a 100 anos depois da primeira liga a ser criada na Inglaterra. 

2009 a 2016 – Em 2009, uma assembleia do COI decidiu pelo retorno do esporte às Olimpíadas na edição de 2016. Foi disputado no Rio de Janeiro com sete jogadores de cada lado, modalidade conhecida como Rugby Sevens, bastante popular pelo mundo.


Atenção
As bolas de Rugby tem essa forma porque as originais da Escola Rugby eram confeccionadas com bexigas de porco. Essas bexigas ficavam naturalmente em forma oval quando infladas. Um processo difícil que literalmente envolvia enchê-las como balões.


Bola atual de Rugby

Como jogar?


O objetivo do jogo é conduzir a bola até a linha de gol do adversário. Mas os passes com a mão não podem ser dados para um companheiro à frente da linha da bola.

As regras do Rugby foram mudando ao longo do tempo. Entre as principais mudanças, temos a redução de 20 para 15 jogadores em cada equipe, e a equipe de 7 jogadores, no Rugby Sevens, presente nos Jogos Olímpicos, a contagem de pontos e a entrada da bola oval. 

O jogo é disputado em um campo retangular gramado, com dois postes e um travessão em formato de “H” nas extremidades. E cada jogo tem dois tempos de sete minutos para a equipe de Rugby Sevens. Para as equipes com 15 jogadores são dois tempo de 40 minutos.

Campo de Rugby

Baseando-se nos conceitos da Internacional Rugby Board (2008) o Rugby tem fundamentos básicos com avançar com a posse de bola, apoiar e deslocar para receber a bola, continuidade e a pressão são eles que dão a dinâmica ao jogo esse esporte possui características ímpares, mas diferente de outros esportes coletivos trata essencialmente da criação e utilização do espaço e da participação de todos os componentes da equipe para atingir o objetivo.
O passe no Rugby dever ser com as mãos e  não podem ser dados para um companheiro à frente da linha da bola. Mas quem está com a bola pode correr livremente desviando do adversário. São dois fundamentos importantes e muito difícil de entender dentro das ações ofensivas do jogo. 

O Rugby desde as idades iniciais busca desenvolver a criança e o jovem gradativamente de acordo com suas valências físicas compatíveis com sua idade, para que no futuro esse jovem jogador não venha queimar essas etapas do desenvolvimento, pois elas são muito importantes para a vida do ser humano. 

O esporte tem sido usado como uma ferramenta reforçar os valores sociais e humanos através dos temas transversais e sua importância no cotidiano escolar. O rugby, nas aulas de educação física escolar, está sendo muito utilizado na valorização do trabalho psicomotor, na socialização, a aceitação e respeito de valores humanos, por exemplo, nas escolas de Portugal.

Como marcar pontos?

A principal forma de pontuação é o try que vale cinco pontos, quando a bola é apoiada contra o solo na área após a linha de gol. O ato de marcar um try tem esse nome porque o ato de correr até a linha e tocar a bola no chão originalmente não configurava nenhum ponto, mas apenas a possibilidade da equipe ganhar uma conversão para os postes, que vale dois pontos. 

As regras foram mudadas com o tempo e, hoje, um try é a melhor opção para marcar pontos, tornando o jogo mais emocionante. A conversão é feita com um chute direto na direção das traves do gol em formato de "H". 


Também existe outras formas de marcar pontos durante a partida de Rugby:

  • Droap goal é uma jogada que pode ser executada a qualquer momento e vale três pontos. Para que seja validada, é preciso que o jogador chute a bola a partir das suas mãos para ela passar entre os postes adversários. A bola precisa tocar o chão e ser chutada imediatamente.
  • O Chute de Penalidade (Penal/Penault) é quando a equipe que sofreu o penal, uma falta grave, poderá optar por um chute a gol do local onde a penalidade foi cometida. Um chute de penalidade convertido vale três pontos.

Jogadas

A bola só pode ser repassada para jogadores que estiverem na mesma linha do jogador com a posse ou atrás dele. O passe para frente (forward pass) é uma falta e é penalizado. Jogadas para frente são admitidas apenas em caso de chute, no entanto, só podem pegar a bola os jogadores que no momento do passe estiverem atrás ou na mesma linha do chutador.

Os jogadores do time adversário podem agarrar aquele que estiver com a posse da bola. Essa jogada chama-se placagem e é considerada falta se o jogador atingido não estiver com a bola ou se o ataque for realizado acima da linha do peito do adversário.

A violência no esporte ou é violência social?

Para a prática do Rugby é necessário que haja muito contato físico, mas em si o esporte não gera violência física, ao contrário, é muito competitivo e de muita astúcia e vigoridade, onde a violência não tem espaço, pois o jogador de Rugby aprende a respeitar o seu adversário e todos os que o cercam.

Na nossa sociedade, a violência atinge todas as camadas sociais e culturais, o esporte não foi descartado desse fenômeno, temos acompanhado através da mídia, brigas, ameaças, todos podem ser vítimas e agressores, ou seja, às vezes agredimos pessoas sem perceber por não entender culturas, hábitos e crenças.

No plano do esporte, a violência estará presente em função das opções éticas dos jogadores (como veem o esporte e o adversário), e, ainda, pelas orientações e pressões externas exercidas. No plano social mais amplo, a violência gira em torno das pressões exercidas por grupos sociais, pelas situações familiares, pelas condições objetivas de vida não favoráveis à existência humana e pela falta de perspectivas de futuro. A violência é um fenômeno social. (Martins, 2002, p.191).

O Rugby agrega diversos valores humanos o principal deles é o amor ao seu semelhante, todo praticante dessa modalidade aprende junto com o esporte a camaradagem, fraternidade, respeito ao próximo, compartilhar, entender as diferenças étnicas, religiosas e culturais.

Rugby no Brasil

Estima-se que o Rugby tenha chegado ao Brasil entre 1875, com a primeira partida em 1891, com a fundação do Clube Brasileiro de Futebol Rugby, no Rio de Janeiro. Foi na mesma época que em que o Futebol veio para o Brasil. Charles Miller desenvolveu tanto o Futebol como o Rugby, muito praticado na Inglaterra. 

Somente a partir de 1990 que o mesmo vem conquistando adeptos no território brasileiro principalmente no estado de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Confederação Brasileira de Rugby, 2010).

Atualmente, a modalidade é jogada profissionalmente em mais de 120 países. No Brasil, a atual confederação, que surgiu da união de duas associações em 2010, tem cerca de 300 agremiações e mais de sete mil atletas federados, além de outros 60 mil praticantes.

Segundo a Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu), o país saltou da 45º para 27º posição nos últimos anos na categoria Masculina Adulta. Já as mulheres alcançaram a 10º posição no Mundial de 2009. A seleção feminina já é reconhecida como a melhor da América Latina.

Já, no contexto escolar brasileiro, o Rugby quase não vem sendo trabalhado, por vários motivos, entre eles, à falta de conhecimento da modalidade, a nossa cultura do futebol e a associação com a violência vem a reforçar ainda mais falta de conhecimento da modalidade.

Referencial:

Rugby: inserção nas aulas de Educação Física escolar. Disponivel em: <https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/03/inserrugbyesc.pdf>. Acessado em 01 de março de 2023.
Impulsiona: Educação esportiva. Rugby: agarre esta bola! 2018. Disponivel em: <file:///C:/Users/jpapc/Downloads/impulsiona-2018.32-rugby.pdf>. Acessado em 01 de março de 2023.
Rúgbi. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/rugbi.htm>. Acessado em 21 de abril de 2023
Confederação Brasileira de Rugby. História do Rugby. Disponível em: <https://brasilrugby.com.br/historia-do-rugby/>. Acessado em 21 de abril de 2023.
TROTTE, Liana. A curiosa origem da bola de rugby. Disponível em: <https://www.ideiasinteligentes.com/geral/a-curiosa-origem-da-bola-de-rugby/>. Acessado em 21 de abril de 2023.

Atividade 2:

1. Como se joga o Rugby?

2. No Rugby a bola pode ser passada para frente? Como é feito o passe no Rugby?

3. O que é o Try? Como e quais são as marcações de pontos no Rugby?

4. Quais as dimensões do Gramado?

5. Quais são as posições dos jogadores e suas funções no Rugby?

6. Descreva no caderno 5 regras básicas do Rugby?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A midiatização do esporte

  (Fonte: o que é mídia? https://bid.meetbirmingham.com/la/o-que-e-midia-digital.html) O caráter “espetacular” do fenômeno esportivo parece...