segunda-feira, 8 de maio de 2023

Exercícios físicos e respiratórios são aliados contra a asma

A asma é uma doença crônica, sem causa definida e que não tem cura. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) classifica a asma como uma enfermidade comum das vias aéreas e dos brônquios, caracterizada pela inflamação desses canais, que são responsáveis por levar o ar para dentro dos pulmões. Estima-se que somente no Brasil, mais de 20 milhões sejam acometidos pela asma, que também já é uma das maiores causas de ausência no trabalho e nas escolas, afetando tanto crianças quanto adultos.

Dados como esses reforçam a necessidade de promover a conscientização de todos os cidadãos sobre a enfermidade respiratória, e principalmente quanto ao controle e formas de prevenção. Foi com esse propósito que a Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Global Initiative for Asma (em tradução literal – Iniciativa Global para a Asma), estabeleceu a primeira terça-feira do mês de maio para celebrar o Dia Mundial de Combate à Asma.


SINTOMAS E TRATAMENTOS

Não é conhecida a causa, de fato, da asma, mas sabe-se que um conjunto de fatores, acaba sendo uma associação biológica e social, como questões genéticas (histórico familiar) e ambientais (exposição à poeira, ácaros, fungos, animais de estimação) pode influenciar no quadro.

Alguns dos sintomas da doença podem ser: a falta de ar, sensação de aperto no peito, peito pesado, chiado no peito, tosse, dificuldade de respirar, entre outras. As crises de asma podem ser leves, dependendo do grau, e podem comprometer a respiração, inflamando os bronquíolos, segregando, assim, mais muco, o que aumenta o problema respiratório. Podem ser alterados entre o dia e a noite e ao longo do tempo também.

A doença pulmonar tem ganhado ainda mais evidência com a pandemia de Covid-19, já que pessoas asmáticas graves fazem parte do grupo de risco. No Brasil, a asma é uma das três maiores causas de hospitalização no Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, mesmo o paciente asmatico entendendo sua condição ainda tem adotado uma postura paliativa, só faz o tratamento quando está em crise, diminuindo sua capacidade laboral e social.

Torna-se importante aprender a lidar com a doença porque a asma não tem cura, apenas tratamentos paliativos e preventivos. No entanto, há esperança! Pesquisas científicas comprovam o impacto positivo da mudança de hábitos e tratamentos contínuos adequados, o asmático pode ter uma vida normal. E um ponto importante é que pessoas com asma podem e devem praticar exercícios físicos. Além disso, podem se beneficiar de exercícios respiratórios específicos, orientados por um fisioterapeuta respiratório.

Para começar, a pessoa que possui asma deve buscar acompanhamento médico para que seja ajustada toda a conduta medicamentosa, para manter a condição controlada evitando períodos de exacerbação da doença. A partir disso, a assistência fisioterapêutica pode ser iniciada com exercícios físicos e respiratórios.


ALGUNS CUIDADOS IMPORTANTES

Importante ressaltar que a asma é uma doença caracterizada por hiperreatividade brônquica. Por isso, deve-se evitar ambientes com cheiros fortes, como locais fechados que tenham sido pintados recentemente e locais com muita poeira. Em casa, deve-se evitar uso de móveis e objetos que possam acumular poeira ou ácaro, como almofadas com pelos, tapetes e cortinas, ensina o médico pneumologista João Carlos de Jesus. E é fundamental nos dias de hoje ter atenção às informações sobre a doença. Para além disso, agora com algumas medidas restritivas mais flexíveis, é importante o asmático manter em dia o acompanhamento médico para evitar exacerbações da doença e manter o cuidado fisioterapêutico.

Fonte: A bombinha para paciente com crise asmática. Revista Eu Atleta, 2021

CONVIVENDO COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

No caso do ex-atleta Diego Hypólito o diagnosticado foi a bronquite asmática ainda quando criança. “Eu parava diversas vezes na emergência do hospital com falta de ar. Mas demorei muito tempo para descobrir o que eu tinha. A condição já me tirou de competições (até da Copa do Mundo) e de inúmeras situações porque eu não fazia o tratamento adequado. Então, tem que entender e lidar com a doença, mas saber que ela não pode te limitar”, ele afirma.

De acordo com Diego, no começo, ele adotava uma postura mais paliativa: esperava ter as crises para fazer alguma coisa a respeito. A típica bombinha, por exemplo, era proibida no esporte profissional. “Eu precisava de uma autorização internacional para usá-la”. O ambiente dos treinos, cheio de carpetes e pó de magnésio, ainda não ajudava em nada.

Fonte: Diego Hypólito, UOL PAN, 2011. 

Para asma o tratamento preventivo e paliativo, recomenda-se o tratamento como e sem remédio, sendo que ambos devem ser continuamente revistos e ajustados para alcance e manutenção do controle da doença. Os principais objetivos da fisioterapia aplicada no tratamento sem remédio, aos pacientes, em geral são para reduzir o desconforto respiratório e a dispneia, melhorar a mecânica respiratória melhorar a força muscular respiratória nos casos de fraqueza desta musculatura, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, promover a higiene brônquica, quando necessária, além de melhorar a qualidade de vida, na escola e no trabalho.


ASMA E ATIVIDADE FÍSICA: BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

A melhora da qualidade de vida da pessoa com asma se dá pela redução do impacto dos sintomas em suas atividades diárias, e a prática da atividade física tem importante papel nisso.

- A prática de atividade aeróbica melhora a aptidão cardiopulmonar e reduz a falta de ar, não por reduzir a inflamação dos brônquios causada pela doença, mas pela melhora do condicionamento físico, que pode beneficiar o controle da asma e da função pulmonar a longo prazo.

- A contribuição do exercício físico está diretamente ligado ao desenvolvimento respiratório à medida que condiciona a musculatura torácica, fortalece o diafragma e os grupamentos musculares que dão sustentação para o tórax.

Fonte: Exercícios Físicos aeróbicos, Revista Eu Atleta, 2021.

O médico recomenda alguns tipos de atividades físicas para pessoas asmáticas:

1. Atividades aeróbicas trazem benefícios rapidamente devido ao trabalho respiratório próprio das modalidades, pois promovem a expansão do tórax, aumentam o trabalho do diafragma e forçam a coordenação inspiratória e expiratória: natação, ciclismo, caminhadas e corrida de rua, dança, entre outras;

2. Exercícios de força como a musculação e pilates também são seguros e devem ser utilizados, pois a movimentação coordenada com a inspiração e expiração também geram resultados eficientes na dinâmica respiratória;

3. Se a asma estiver controlada, não existem nenhum exercício contraindicado. Mas é fundamental compreender o padrão do comportamento da asma de cada pessoa, por ser uma doença crônica que se manifesta de diferentes maneiras.


Por exemplo, nesta época do ano, a umidade do ar e a temperatura tendem a cair, o que piora a qualidade do ar atmosférico por aumento na retenção de poluentes. Assim, exercícios praticados em ambientes abertos podem levar a maior desidratação e irritação das vias aéreas, aumentando a probabilidade de piora dos sintomas e crises. Então, durante a prática de corridas, pedaladas, será preciso caprichar ainda mais na hidratação – explicou.

É muito comum crianças e adolescentes asmáticas pararem de praticar atividades físicas por “medo” de desencadearem crises. Mas com o tratamento adequado, seja uso de bombinha diário, controle ambiental (reduzir exposição a poeira, mofo, fumo e poluição) e acompanhamento médico periódico, o paciente pode e deve praticar exercícios físicos.

A médica pneumopediatra Paula Sellan explica que: “o exercício inclusive contribui para o desenvolvimento do músculo esquelético, habilidade motora, além de que pacientes asmáticos (...) tendem a reduzir o número de hospitalizações, a frequência de sibilos, e incentiva o controle do peso, que também ajuda a aliviar os sintomas de asma. Tudo isso porque a prática de esportes frequente (em média três vezes por semana) ajuda a fortalecer a musculatura esquelética, expandindo os pulmões promovendo melhor ventilação pulmonar”.

Os pacientes com asma têm a possibilidade de receber intervenções como exercícios respiratórios, treinamento muscular respiratório, reabilitação pulmonar e técnicas de higiene brônquica – explica Fernando Oliveira, fisioterapeuta especialista em fisioterapia intensiva e membro da câmara técnica de fisioterapia respiratória do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro (Crefito 2). 

Os exercícios respiratórios têm o mesmo objetivo dos exercícios físicos fortalecer os músculos associados ao sistema respiratório e melhorar o condicionamento físico do paciente e desse sistema. Além disso, proporcionar consciência corporal e conhecimento sobre os tipos de tratamentos não medicamentosos que existem na prevenção de quadro clínico agudo do asmático. 

No vídeo abaixo do perfil no youtube Tua Saúde, a fisioterapeuta Mirca Ocanhas, ensino 5 exercícios respiratórios para tornar o seu pulmão mais forte e resistente. São exercícios simples que qualquer pessoa pode fazer em casa e que podem te livrar de complicações em várias doenças pulmonares. Incluir esses exercícios no dia a dia é tão importante como comer bem ou escovar os dentes. São exercícios que devem ser feitos em momento que o paciente está sem crise asmática.

Fonte: 5 exercícios respiratórios para fortalecer seu Pulmão.
Disponível no youtube <https://youtu.be/CEfBBZoJ9Rg>. 


Referência:

LETIERI, Rebeca. Exercícios respiratórios e físicos são aliados contra a asma. Revista Eu Atleta. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/exercicios-respiratorios-e-fisicos-sao-aliados-contra-a-asma.ghtml>. Acessado em 05 de maio de 2023.


Dia Mundial de Combate à Asma: conheça a doença e as iniciativas da UniEVANGÉLICA para o tratamento. Disponível em: <https://www4.unievangelica.edu.br/noticia/dia-mundial-de-combate-a-asma-conheca-a-doenca-e-as-iniciativas-da-unievangelica-para-o-tratamento>. Acessado em 05 de maio de 2023.


OCANHAS, Mirca. exercícios para fortalecer o pulmã. Perfil no youtube Tua Saúde.  Disponível em: <https://youtu.be/CEfBBZoJ9Rg>. Acessado em 08 de maio de 2023.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FUTEBOL DE 5 OU FUTEBOL PARA CEGOS?

O futebol de 5 brasileiro Introdução O futebol para deficientes visuais, também conhecido como futebol para cegos ou futebol de 5, é uma a...