O outono é conhecido como a estação das frutas, acontece depois do verão e antecede o inverno, representando um período de transição. No Brasil, tem o início entre os dias 20 e 21 de março e já podemos sentir as mudanças climáticas, como a troca de folhas das árvores sazonais, que é um preparo para o inverno, a diminuição das chuvas, a queda da temperatura e da umidade, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas, porque o Sol tende a nascer mais tarde e se pôr mais cedo nesse período. Porém, é uma época favoráveis para o aparecimento dos problemas respiratórios, como, rinite, sinusite, asma, bronquite crônica, pneumonia e alergias, todas doenças crônicas, típicas dessa época do ano.
Com a chegada do frio passamos a deixar a casa fechada por mais tempo, fechamos todas as portas e janelas para manter o interior mais quentinho. Com os ambientes fechados, gavetas fechadas e pouco arejamento há a contribuição de proliferação de vírus, mofo, ácaros e acumulo de pó/poeira. Por isso, é importante deixar os cobertores, lençóis, travesseiros, colchão e outras roupas de cama, respirar pelo menos 15 minutos pro dia. Então, torna-se “um erro comum que as pessoas cometem é manter a casa fechada quando se deve, ao contrário, mantê-la aberta”, segundo Ana Afonos, personal organizer.
Dessa forma, é comum nesta época do ano os problemas respiratórios e alergias aparecerem por causa da mudança da estação. Sintomas como “tosse, expectoração, congestão e secreção nasal, espirros são mais frequentes, principalmente quando ocorre mudança mais abrupta da temperatura”, afirma Marcelo Aun, médico alergista do Hospital Samaritano, de São Paulo. Existem alguns fatores externos como a poluição podem contribuir para o agravamento dos problemas respiratórios. A prevalência da doença aumentou muito no mundo a partir da Segunda Revolução Industrial (isto é, o avanço das fábricas), o que mostra como a poluição pode influenciar a questão. “Quanto mais poluído um ambiente, maiores são as chances de crianças que vivem nele desenvolverem alguma característica. Sem contar que climas extremos (frio e seco) são prejudiciais ao pulmão”, complementa o otorrino Ricardo Guimarães, do Hospital São Camilo.
QUAIS SÃO OS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS?
O médico afirma que as diferentes doenças respiratórias muitas vezes são confundidas entre si porque causam sintomas muito parecidos (quando não idênticos). Para explicar melhor, ele compara o nosso pulmão a uma árvore: o tronco e os galhos mais grossos são os brônquios, que se ramificam até gerarem as folhas (nesse caso, os bronquíolos).
“Enquanto a asma está mais relacionada aos bronquíolos (estruturas menores), a bronquite atinge as estruturas maiores (os galhos, por exemplo). Essa diferenciação é importante, pois os tratamentos são diferentes, mesmo que os sinais sejam iguais”, diz o especialista. Mas, infelizmente, as condições são características do corpo humano, e levadas para o resto da vida.
Asma: Caracteriza-se por espasmo da musculatura dos brônquios. As causas são fatores alérgicos ou irritativos na via respiratória. Como consequência, causa dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, além de respiração curta e rápida. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e às mudanças climáticas.
Bronquiolite ou bronquite crônica: É uma infecção viral dos bronquíolos. Assim, o quadro começa com um leve resfriado, que progride após 2 a 3 dias com chiado no peito, tosse, fadiga respiratória, cianose e febre. A infecção apresenta graus variáveis de gravidade: de leve a severa, necessitando de internação em UTI. O principal causador é o vírus sincicial respiratório.
Pneumonia: É uma infecção bacteriana ou viral no pulmão. Como consequência, causa tosse, falta de ar, dor torácica e febre. Além disso, pode ocorrer tosse com expectoração.
Sinusite: É uma infecção viral ou bacteriana dos seios da face. Causa, então, obstrução nasal e secreção amarelada. Além disso, alguns pacientes podem apresentar dor de cabeça, dor nos dentes superiores, tosse e febre.
Rinite: A causa é alérgica ou irritativa. Os sintomas da rinite incluem obstrução nasal, coriza clara, espirros e coceira (nariz, céu da boca, olhos e ouvidos). Pode ser facilmente confundido com a sinusite.
-
Evitar
ambientes fechados e sem ventilação;
-
Aumentar a umidade dos ambientes, utilizando uma bacia de água ou
toalha úmida;
-
Ingerir bastante água;
-
Estar bem agasalhado;
-
Lavar a seco ao sol blusas, casacos, moletons e mantas que estão
guardados no armário há muito tempo;
-
Evitar fumar qualquer tipo de cigarro, inclusive cigarros
eletrônicos.
-
Estar com as vacinas em dia.
-
Manter hábitos saudáveis com alimentação balanceada, a prática
de exercício físicos e boas noites de sono.
Referência:
Mesmo no frio, abrir as janelas é o melhor para a saúde da casa. Site Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/casa-e-decoracao/mesmo-no-frio-abrir-janelas-e-melhor-para-saude-da-casa,cc0a4003a3cc5410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html>. Acessado em 6 de maio de 2023.
Problemas respiratórios x exercícios físicos: o que você precisa saber. Site Viart. Disponível em: <https://vitat.com.br/problemas-respiratorios-e-exercicios-fisicos/. Acessado em 6 de maio de 2023.
A chegada do outono aumenta os riscos de doenças respiratórias. Revista Folha. Disponível em: <https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2021/03/chegada-do-outono-aumenta-riscos-de-doencas-respiratorias.shtml>. Acessado em 05 de maio de 2023.
Vamos conversar:
1) Outono é uma estação de transição, não é verão e nem inverno, mas traz muitas belezas e coisas positivas. Qual é a sua estação do ano preferida e porque?
2)
Complete as frases abaixo:
a)
O período do outono é ___________________.
b)
Outono é conhecido como a estação das frutas e das trocas de
_________________.
c)
O outono é o preparo para o inverno com as mudanças climáticas
como ______________________________________.
d) Com a chegada do frio, chegam também os _______________ como _______, _________, _________, ___________, ____________ e ____________.
e) Doenças crônicas são _____________________.
1. Doença que tem origem alérgica e com sintomas como tosse, chiado e falta de ar.
2. Doença que apresenta graus variáveis de intensidade e com a inflamação prolongada dos brônquios.
3. Doença dos pulmões causada pelo cigarro em índice elevado.
4. Doença viral dos seios da face do rosto, que causa obstrução nasal, tosse e febre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário