Hoje vamos iniciar nossos estudos pelos jogos de tabuleiro. Você conhece algum jogo de tabuleiro? Vamos entender quais desses jogos que você citou são realmente jogos de tabuleiro? Os Jogos de Tabuleiro são todos aqueles que são disputados por uma ou mais pessoas em uma base plana, ou seja, o “tabuleiro”, no qual as peças são movimentadas, colocadas ou retiradas do tabuleiro, obedecendo às regras pré-estabelecidas, podendo ser classificados como jogos intelectuais. Os jogos de tabuleiro mais conhecido são o xadrez, dama e o jogo da velha, mas existem também o gamão, ludo, mancala, trilha, entre outros.
A origem dos jogos de tabuleiro está ligada aos primórdios da civilização, há alguns milhares de anos, nas regiões do antigo Egito e da Mesopotâmia (hoje Iraque), por volta do ano de 3.500 a.C. Desde esse tempo, já utilizavam os jogos para facilitar o aprendizado e era passado de geração para geração. Talvez, o jogo mais antigo, que se tem registro, chama-se Senet.
Através dos jogos de tabuleiro, o aluno desenvolve tanto a parte cognitiva como a psicomotor e a socialização, continuamente dentro de cada significado cultural. De forma, que os jogos estimulam no desenvolvimento da agilidade, da concentração e da atenção, e do raciocínio lógico. Contribuem para um desenvolvimento intelectual, pois precisam pensar, tomar “decisões”, criar, inventar, aprender a arriscar, e experimentar. E, apesar de ser um dos conteúdos da Educação Física, também é pouco difundido e trabalhado na escola devido o excesso da esportivização das práticas corporal.
Os jogos de possuem algumas características que podem variar de jogo para jogo. Dentre elas estão:
• Apresentação: pode variar de situações da vida real a jogos abstratos sem nenhum tema (damas);
• Regras: podem variar desde o simples (jogo da velha), para aquelas que descrevem um universo de jogos em grande detalhe (batalha naval).
O jogo mais antigo que se tem informação é o Senet (3.500 a.C. a 3100 a. C.), consta que ele foi encontrado no antigo Egito e se chama Senet ou Senat, que significa “jogo de passagem”. O objetivo do jogo era mover as peças pelo tabuleiro e através de bloqueios e ultrapassagens, terminar o caminho no jogo antes do seu oponente.
O Gamão (3000 a.C) se assemelha ao jogo Senet, por controlar as peças pela rolagem de dados. O objetivo do jogo é conseguir tirar todas as suas peças do tabuleiro, sendo que para mover as peças são jogados dois dados de seis faces.
Trilha ou Moinho (1400 a.C.) é um tradicional e antigo jogo de tabuleiro. É da família dos jogos conhecidos como “Merels”, que inclui jogos como o Jogo da Velha e outras variantes da Trilha. O objetivo do jogo é remover as peças inimigas até que restem duas.
O Jogo de Damas (2000 a.C. a 1500 a.C.) surgiu quando os africanos criaram a promoção (Dama). O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo, ganha a partida.
A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras intercaladas, onde os jogadores usam estratégias diferentes para vencer uma partida. No início, cada enxadrista controla 16 peças com diferentes formatos e características, que podem ser de cor clara e escura: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama, sendo que cada tipo de peça possui um movimento característico. O objetivo da partida é derrubar o rei adversário, a jogada final chamada de “xeque-mate”. Os movimentos são:
Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance.
Dama (ou chamada de "rainha"): é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal.
Bispo: move-se pela diagonal pelo tabuleiro.
Cavalo: movimenta-se sempre em “L”, por exemplo, “duas casas para frente e uma para a esquerda”. O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias;
Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras.
Peão: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças na primeira casa diagonal superior.
Referência:
TESSAROLI, Aldrin Guzzo; FÁVERO, Maria Teresa Martins. Jogos de tabuleiros: construindo perspectivas de aprendizagens através das TICs. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Volume I. 2016
GEHLEN, Salete Marcolina; LIMA, Christine Vargas de. Jogos de tabuleiro: uma forma lúdica de ensinar e aprender. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Volume I. 2013.
Xadrez. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez>. Acessado em 27 de abril de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário