Fonte: Tudo Sala de Aula, 2023.
Com
a crescente imersão dos meios tecnológicos
na vida social das pessoas, a procura por jogos
eletrônicos como
forma de
distração,
independentemente de serem jogados através de
computadores, celulares ou consoles, aumentou
consideravelmente no mundo. Uma pessoa que
chega cansada após um longo dia de trabalho,
muitas vezes,
procura jogos
que acalmam
e relaxam a mente.
Provavelmente, você já usou
algum dispositivo para se divertir com um jogo
eletrônico. Mas
será que
esses jogos
são considerados
esportes?Os
jogos por
meios eletrônicos
já estão
intensamente ligados à cultura das pessoas, em
sua grande
maioria, exigem
observação,
concentração, pensamento
lógico, estratégias,
respeito às
regras e
resolução de
problemas. Assim,
há muitos
benefícios que
podem ser
obtidos através desse universo online, entretanto,
sua prática
não associada
a outras
atividades que envolvem
movimentação
pode levar
a um
estilo de
vida sedentário e isolado do restante da família e
de amigos.
BENEFÍCIOS, LIMITES E MALEFÍCIOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS
Estudos
apontam malefícios que os jogos eletrônicos podem trazer devido ao
uso exagerado, como o sedentarismo (os jogadores ficam muito
tempo sentados e são pouco motivados para a prática de atividade
física), o vício pelo jogo, que leva a uma situação de
dependência e a falta de amigos, pelo fato de passar mais tempo em
jogo do que se relacionando com outras pessoas.
Por
outro lado, se os jogos eletrônicos forem utilizados com
moderação, eles podem trazer vários benefícios como: aumento da
atenção, coordenação de movimentos, ampliação das experiências
sensoriais e táteis e a realização de atividades físicas em jogos
que o controle é feito por movimentos corporais. Então é
importante utilizar os jogos eletrônicos com limites de tempo de
uso, para evitar que ocorram prejuízos à saúde e relacionamento
pessoais dos jogadores.
JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESPORTES
Fonte: Tudo Sala de Aula, 2023.
No
Brasil, ainda não existe uma regulamentação
específica para
determinar se
os jogos
eletrônicos são
considerados esportes convencionais, alguns
países já
definiram essas
novas modalidades
como jogos
oficiais promovidos
e incentivados
pelo poder público. Vale ressaltar que a prática
dos jogos eletrônicos quando não associada ao
movimento e
exercício, a
gente necessita
repensar esse
conceito.Por
outro lado, muitos defendem que os jogos
eletrônicos são esportes, pois eles assumem a
forma de competição por meio de multijogadores,
organizados coletivamente,
promovendo a
competição com participantes de todo o mundo.
Antes, isso não era possível, já que as pessoas
jogavam sozinhas
em suas
casas, ou
em grupo
no mesmo
console, ou
computador.
Assim,
segundo eles, não é só porque, enquanto
se pratica, o participante pode estar sentado ou
deitado que ele não pode ser considerado um
esporte, já que para vencer a competição virtual,
necessita-se elaborar estratégias e ter uma boa
velocidade de
reação e
o conhecimento
das regras. O
voleibol, por
exemplo, é
necessário adquirir
várias habilidades
múltiplas e
estudar estratégias
para obtenção de um bom resultado
numa partida.
IMPORTANTE
Fonte: Tudo Sala de aula, 2023.
Especialistas
aconselham que a prática desses
jogos
por
meio
de
periféricos
deve estar
associada com uma
rotina física, pois, quando o corpo está
bem, a mente estará mais preparada para tomar
decisões durante
a participação
nesses jogos.
REFLETINDOO
lazer sempre esteve associado ao tempo que
não é utilizado para o trabalho, entretanto, essa
expressão é mais do que isso, já que faz parte do
desenvolvimento humano
há muito
tempo. Com
o advento
da internet,
a tecnologia
não só
se tornou uma
ferramenta de trabalho e estudo, mas
também, uma
forma de
divertimento e
brincadeiras.
Assim
sendo, cabe
ao praticante
observar atentamente
os riscos,
sejam eles
através da
exposição a
violência social
e física,
ou a falta de
movimentação por muito tempo, para
que os
benefícios não
sejam superados
pelos malefícios
dessa prática
moderna.
Texto:
Tudo Sala
de Aula,
2023.FONSECA,
Leandro. Recriando Jogos e Brincadeiras. 2021.
VAMOS CONVERSAR:1)
Você costuma praticar algum jogo eletrônico?
Se sim, que tipo de dispositivo você utiliza para
essa prática? Quais os nomes dos seus jogos
eletrônicos preferidos?2)
Copie na folha resposta a tabela abaixo e
preencha-a com muita atenção utilizando as palavras em negrito.
Criatividade
– exagero – conhecimento – sedentarismo – coordenação –
irritação – vício – concentração – diversão –
antissocial.
Benefícios |
Malefícios |
|
3) Sobre o texto, marque a afirmativa CORRETA que
a) as pessoas só utilizam os jogos eletrônicos como forma de distração.
b) os jogos eletrônicos apenas são utilizados para diversão entre as pessoas
c) Avanço da tecnologia possibilitou uma diversidade de jogos eletrônicos.
d) o cansaço do trabalho acaba assim que o usuário inicia um jogo pelo celular.
4) Em sua opinião, os jogos eletrônicos devem ser considerados uma atividade esportiva? Por quê?
5) Com quais finalidades os jogos eletrônicos podem ser utilizados?
6)
Qual tipo
de jogo
eletrônico mais
chama a
sua atenção?
a) Jogos
com missões
complexas, que
exigem uma
estratégia.
b) Jogos
que dão
liberdade de
criação aos
seus jogadores.
c) Jogos que fazem pensar e trabalhar coletivamente.
d) Não
gosto de
jogos eletrônicos.
7)
Os jogos
eletrônicos são
capazes de
contribuir para
o aperfeiçoamento,
EXCETO,
a) das
atividades laborais.
b) das
tomadas de
decisão.
c) do
condicionamento físico.
d) do
entretenimento humano.
8)
Quais
os problemas que os jogos eletrônicos podem gerar, caso não sejam
executados com os devidos cuidados?
9)
Que tipos
de comportamentos
podem ser
seguidos para
que a
utilização de
jogos eletrônicos
não se
torne prejudicial
para o
praticante?
10)
Você acredita que dá para aprender coisas importantes com os games?
a)
Não, os games não ensinam nada.
b)
Sim! Os games têm lições muito boas e importantes.
c)
Sim, mas é importante ter também outras atividades para completar o
aprendizado.
Jogos eletrônicos na quadra:
Um
dos malefícios do uso exagerado dos jogos eletrônicos é o
sedentarismo ou a baixa atividade física diária das pessoas. Dessa
forma, vamos levar um jogo eletrônico para a prática real na
quadra. Selecione um dos jogos abaixo e faça uma descrição
pensando na aula na quadra, uma forma adaptada para a vida real.
(__)
Fortnite
(__)
Subway Surfer
(__)
Angry Birds
(__)
Batalha de peão
(__)
Trilha
(__)
Outro: _________________________________
Classificação do jogo |
|
Objetivo do jogo |
|
Quantos jogadores |
|
Tempo de jogo |
|
Materiais para adaptar |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário