sexta-feira, 5 de maio de 2023

OS JOGOS ELETRÔNICOS

Fonte: Tudo Sala de Aula, 2023.

Com a crescente imersão dos meios tecnológicos na vida social das pessoas, a procura por jogos eletrônicos como forma de distração, independentemente de serem jogados através de computadores, celulares ou consoles, aumentou consideravelmente no mundo. Uma pessoa que chega cansada após um longo dia de trabalho, muitas vezes, procura jogos que acalmam e relaxam a mente. Provavelmente, você já usou algum dispositivo para se divertir com um jogo eletrônico. Mas será que esses jogos são considerados esportes?

Os jogos por meios eletrônicos estão intensamente ligados à cultura das pessoas, em sua grande maioria, exigem observação, concentração, pensamento lógico, estratégias, respeito às regras e resolução de problemas. Assim, muitos benefícios que podem ser obtidos através desse universo online, entretanto, sua prática não associada a outras atividades que envolvem movimentação pode levar a um estilo de vida sedentário e isolado do restante da família e de amigos.

BENEFÍCIOS, LIMITES E MALEFÍCIOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS

Estudos apontam malefícios que os jogos eletrônicos podem trazer devido ao uso exagerado, como o sedentarismo (os jogadores ficam muito tempo sentados e são pouco motivados para a prática de atividade física), o vício pelo jogo, que leva a uma situação de dependência e a falta de amigos, pelo fato de passar mais tempo em jogo do que se relacionando com outras pessoas.

Por outro lado, se os jogos eletrônicos forem utilizados com moderação, eles podem trazer vários benefícios como: aumento da atenção, coordenação de movimentos, ampliação das experiências sensoriais e táteis e a realização de atividades físicas em jogos que o controle é feito por movimentos corporais. Então é importante utilizar os jogos eletrônicos com limites de tempo de uso, para evitar que ocorram prejuízos à saúde e relacionamento pessoais dos jogadores.

JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESPORTES

Fonte: Tudo Sala de Aula, 2023.

No Brasil, ainda não existe uma regulamentação específica para determinar se os jogos eletrônicos são considerados esportes convencionais, alguns países definiram essas novas modalidades como jogos oficiais promovidos e incentivados pelo poder público. Vale ressaltar que a prática dos jogos eletrônicos quando não associada ao movimento e exercício, a gente necessita repensar esse conceito.

Por outro lado, muitos defendem que os jogos eletrônicos são esportes, pois eles assumem a forma de competição por meio de multijogadores, organizados coletivamente, promovendo a competição com participantes de todo o mundo. Antes, isso não era possível, já que as pessoas jogavam sozinhas em suas casas, ou em grupo no mesmo console, ou computador.

Assim, segundo eles, não é só porque, enquanto se pratica, o participante pode estar sentado ou deitado que ele não pode ser considerado um esporte, já que para vencer a competição virtual, necessita-se elaborar estratégias e ter uma boa velocidade de reação e o conhecimento das regras. O voleibol, por exemplo, é necessário adquirir várias habilidades múltiplas e estudar estratégias para obtenção de um bom resultado numa partida.

IMPORTANTE

Fonte: Tudo Sala de aula, 2023.

Especialistas aconselham que a prática desses jogos por meio de periféricos deve estar associada com uma rotina física, pois, quando o corpo está bem, a mente estará mais preparada para tomar decisões durante a participação nesses jogos.

REFLETINDO

O lazer sempre esteve associado ao tempo que não é utilizado para o trabalho, entretanto, essa expressão é mais do que isso, já que faz parte do desenvolvimento humano muito tempo. Com o advento da internet, a tecnologia não se tornou uma ferramenta de trabalho e estudo, mas também, uma forma de divertimento e brincadeiras.

Assim sendo, cabe ao praticante observar atentamente os riscos, sejam eles através da exposição a violência social e física, ou a falta de movimentação por muito tempo, para que os benefícios não sejam superados pelos malefícios dessa prática moderna.

Texto: Tudo Sala de Aula, 2023.
FONSECA, Leandro. Recriando Jogos e Brincadeiras. 2021.

VAMOS CONVERSAR:
1) Você costuma praticar algum jogo eletrônico? Se sim, que tipo de dispositivo você utiliza para essa prática? Quais os nomes dos seus jogos eletrônicos preferidos?

2) Copie na folha resposta a tabela abaixo e preencha-a com muita atenção utilizando as palavras em negrito.

Criatividade – exagero – conhecimento – sedentarismo – coordenação – irritação – vício – concentração – diversão – antissocial.

Benefícios

Malefícios





3) Sobre o texto, marque a afirmativa CORRETA que
a) as pessoas utilizam os jogos eletrônicos como forma de distração.
b) os jogos eletrônicos apenas são utilizados para diversão entre as pessoas
c) Avanço da tecnologia possibilitou uma diversidade de jogos eletrônicos.
d) o cansaço do trabalho acaba assim que o usuário inicia um jogo pelo celular.

4) Em sua opinião, os jogos eletrônicos devem ser considerados uma atividade esportiva? Por quê?

5) Com quais finalidades os jogos eletrônicos podem ser utilizados?

6) Qual tipo de jogo eletrônico mais chama a sua atenção?
a) Jogos com missões complexas, que exigem uma estratégia.
b) Jogos que dão liberdade de criação aos seus jogadores.
c) Jogos que fazem pensar e trabalhar coletivamente.
d) Não gosto de jogos eletrônicos.

7) Os jogos eletrônicos são capazes de contribuir para o aperfeiçoamento, EXCETO,
a) das atividades laborais.
b) das tomadas de decisão.
c) do condicionamento físico.
d) do entretenimento humano.

8) Quais os problemas que os jogos eletrônicos podem gerar, caso não sejam executados com os devidos cuidados?

9) Que tipos de comportamentos podem ser seguidos para que a utilização de jogos eletrônicos não se torne prejudicial para o praticante?

10) Você acredita que dá para aprender coisas importantes com os games?
a) Não, os games não ensinam nada.
b) Sim! Os games têm lições muito boas e importantes.
c) Sim, mas é importante ter também outras atividades para completar o aprendizado.

Jogos eletrônicos na quadra:

Um dos malefícios do uso exagerado dos jogos eletrônicos é o sedentarismo ou a baixa atividade física diária das pessoas. Dessa forma, vamos levar um jogo eletrônico para a prática real na quadra. Selecione um dos jogos abaixo e faça uma descrição pensando na aula na quadra, uma forma adaptada para a vida real.
(__) Fortnite
(__) Subway Surfer
(__) Angry Birds
(__) Batalha de peão
(__) Trilha
(__) Outro: _________________________________

Classificação do jogo


Objetivo do jogo


Quantos jogadores


Tempo de jogo


Materiais para adaptar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A midiatização do esporte

  (Fonte: o que é mídia? https://bid.meetbirmingham.com/la/o-que-e-midia-digital.html) O caráter “espetacular” do fenômeno esportivo parece...