quarta-feira, 3 de maio de 2023

Os tipos de lesões e como tratá-las

A prática de exercício em excesso ou da maneira incorreta e/ou irregular podem ocasionar algumas lesões, sejam elas ósseas ou musculares ou nos tendões e ligamentos, por exemplo. 

As principais lesões são luxação, tendinite e bursite, fascite plantar, estiramento/distensão muscular, fratura óssea por estresse, contusão. Sendo que a cãibra não é uma lesão muscular mas uma contração involuntária do musculo provocado por desidratação, exercícios extenuantes ou até falta de uso do músculo. 


Luxação

Tendinite

Fascite plantar

O que é?

É quando ocorre uma força violenta direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Ou seja, quando o osso sai do lugar.

Inflamação, aguda ou crônica, das estruturas moles que ligam e fixam os ossos e os músculos, como tendão e ligamento.

É um processo inflamatório que afeta a fáscia plantar (sola do pé), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo (calcanhar) até a base dos dedos dos pés.

Causa

Queda ou pancada, que desloque parcial ou total a articulação, fraqueza muscular.

Esforços repetitivos executados de maneira inadequada, sobrecarga, sobrepeso.

Prática exagerada de exercício físico, sobrepeso e idade, sapatos com salto alto.

Sintoma

Dor forte e intensa na articulação, dificuldade de movimentar a articulação, inchaço e hematomas, dependendo da causa da luxação.


Dor local, dificuldade de movimentar a articulação.

Dor ao redor do osso do calcâneo e no arco da sola do pé, como uma picada de agulha.

Diagnóstico

Avaliação clínica e Raio-X.

Palpação e ultrassonografia.

Palpação no local e ultrassonografia.

Tratamento

Colocar na posição correta, repouso, imobilização, gelo, fisioterapia.

Imobilização do local, gelo, fortalecimento musculo-articular, o uso de ferramentas adequadas (como tênis confortáveis)

Repouso, gelo, fisioterapia, alongamentos com fortalecimento muscular da panturrilha. Massagem. Diminuição do peso corporal.


Fonte: No site do www.bauerfeind.com.br/fascite-plantar

As causas da fascite plantar são várias e podem estar tanto no sedentarismo e quanto na atividade física sem orientação adequada. Pode ser causada por trauma repentino, como o provocado pelo início ou intensificação de uma atividade física de alto impacto, da má postura ao caminhar ou da obesidade.

O uso de sapatos pouco confortáveis, como o salto alto, também pode gerar tensão na fáscia e desencadear o processo inflamatório, cuja recuperação é lenta e, nos casos mais graves, demanda cirurgia.


Estiramento/Distensão muscular

Fratura óssea por estresse

Contusão

O que é?

É quando um músculo se estica demais, além da sua capacidade, também conhecida como estiramento de pequenas fibras musculares.

É uma lesão decorrente da utilização excessiva do osso, que, não suportando a pressão, sofre uma fissura.

É um forte impacto ou choque em qualquer parte do corpo, pode causar lesão nos músculos, tendões ou ligamentos articulares.

Causa

Excesso de carga, exercício errado, sobrepeso, falta de condicionamento físico, falta de aquecimento.

Sobrecarga de intensidade, o terreno onde desenvolve a atividade, densidade óssea, postura e o calçado.

Em queda, choque ou pancada como no futebol e no basquete

Sintoma

Dor, inchaço, edema, dificuldade em movimentar e desconforto.

Dor intensa no local e ao mexer, edema, inchaço que aumenta com o tempo.

Dor, inchaço e edema no local e dificuldade em movimentar o membro.

Diagnóstico

Ressonância magnética e eletromiograma.

Palpação e raio-X.

Palpação, ressonância magnética e eletromiograma.

Tratamento

Repouso, gelo, compressão e elevação do local em posição mais alto do que o coração.

Gelo, imobilização do local de forma confortável, repouso.

Descanso, aplicação de gelo, compressão e elevação da área lesada

Bursite é a inflamação da bursa sinovial (pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares). A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.

Fonte: Saúde bem estar.pt

--> Sintomas: dor, edema (inchaço), inflamação e restrição de movimento.

--> Causa mais comum: traumatismos, lesões por esforço (como no atleta de tênis), uso excessivo das articulações e movimentos repetitivos, podendo piorar para artrite (inflamação das articulações) e gota (depósito de cristais de ácido úrico nas articulações).

--> Diagnóstico: Palpação para identificar o local da inflamação e ressonância magnética.

--> Tratamento: uso de anti-inflamatórios com relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. 

Posteriormente: Exercícios fisioterápicos com orientação de profissionais especializados e em casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.

Algumas recomendações médicas para caso de bursite no ombro são deixar descansar a área afetada, aplicar gelo e compressa no local, descobrir as atividades que disparam o processo inflamatório e evite-as, fazer exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões ou de mobilidade articular com orientação de profissionais especializado. 


Referência:

As lesões mais comuns no esporte. Disponível em: <https://hzm.com.br/blog/as-lesoes-mais-comuns-no-esporte/>. Acessado em 29 de abril de 2022.

GUIMARÃES, Keila. Fascite plantar, a intensa dor no calcanhar que afeta de sedentários a atletas e amantes do salto alto. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-41395634>. Acessado em 01 de maio de 2022.

KUSABRA, Alexandre. O que é fratura por estresse? Medicina do Esporte. Disponível em: <https://alexandrekusabara.com.br/medicina-esportiva/o-que-e-fratura-por-estresse/>. Acessado em 03 de maio de 2022.

Luxação. Rede D'or. Disponível em: <https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/luxacao>. Acessado em 28 de abril de 2022.

MORAES, Paula Louredo. Tendinite. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/doencas/tendinite.htm>. Acessado em 03 de maio de 2022.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. O que é leucócito? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-leucocito.htm>. Acessado em 03 de maio de 2022.

Varella, Drauzio. Bursite: o que é, a causa, tratamento. Disponível em <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/bursite/>. Acessado em 29 de abril de 2022. 

_________. Luxação: o que é, causa e tratamento. https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/luxacao/. Acessado em 28 de abril de 2022.

_________. Fascite plantar: doença e sintomas. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/fascite-plantar/>. Acessado em  01 de maio de 2022.

_________. Distensão muscular: o que é, causa e tratamento. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/distensao-muscular/>. Acessado em 29 de maio de 2022.

UPRECHT, Theo. Cãibra: o que é, causas e tratamento. Veja Saúde. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/caibra-o-que-e-causas-e-tratamento>. Acessado em 03 de maio de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A midiatização do esporte

  (Fonte: o que é mídia? https://bid.meetbirmingham.com/la/o-que-e-midia-digital.html) O caráter “espetacular” do fenômeno esportivo parece...