quarta-feira, 20 de setembro de 2023

É PRATICA CORPORAL DE AVENTURA OU ESPORTE RADICAL?

 


Vamos começar a aventura observando as imagens acima:

1) Você conhece algum dos esportes acima? Quais são os nomes? Você já praticou ou gostaria de praticar? Quais dos esportes radicais estão presentes nos Jogos Olímpicos?

As práticas corporais de aventura são diferentes de outras atividades mais convencionais e têm como princípios a maior flexibilidade ou ausência de regras para participação e a imprevisibilidade do meio físico (rios, mares, florestas, montanhas, obstáculos). A maioria das práticas de aventura surgiu na natureza e foi adaptada ao meio urbano, como o surfe que deu origem ao skate. Com o passar do tempo, outras modalidades foram criadas e continuam sendo praticadas tanto em ambiente urbano como na natureza.

Dessa forma, os esportes radicais urbanos não são práticas corporais apenas em meio à natureza, há várias modalidades, para quem gosta de adrenalina e não quer sair da cidade. São práticas que apresentam característica de desafiar e em enfrentar os riscos dos ambientes que nos cercam, testar os limites do corpo e da gravidade, a imprevisibilidade da natureza e as diversas emoções que podemos sentir quando estamos praticando, e por isso, apresentam um risco controlado do que nas modalidades esportivas tradicionais, seja pelas condições extremas em que são praticados ou por envolverem movimentos não naturais.
Por exemplo, ao jogar basquete, você corre, salta e arremessa em um terreno plano, movimentos completamente naturais, tendo em vista que o nosso organismo está plenamente acostumado. Quando salta de paraquedas, por outro lado, a sensação que você sente é completamente diferente. Afinal, não fomos feitos para voar. Com isso, corpo interpreta o evento como uma atividade de alto risco e, por isso, aumenta a produção de adrenalina.

As práticas de aventura costumam ser relacionadas a ambientes no meio da natureza, como a escalada de uma montanha ou a descida de uma corredeira em um caiaque, rapel, paraquedismo, apenas para citar alguns exemplos. Mas quando falarmos em práticas de aventura urbana, trata-se de atividades que buscam simular as mesmas sensações e movimentos, só que na cidade. Um exemplo é a escalada em paredes construídas, uma vez que as rochas e montanhas não se encontram em um ambiente urbano.

Ou seja, os esportes radicais urbanos são uma subcategoria das Práticas Corporais de Aventura (PCA), que contempla as atividades que são praticadas na cidade, que possa ultrapassar obstáculos, criar manobras ou se equilibrando em fitas ou cabos, que surgiram justamente a partir da interação dos praticantes com o mobiliário urbano, como o parkour, patins, skate, o slackline e a escalada indoor.
Já as práticas corporais urbanas é um conjunto maior de práticas e atividades, que integra um grupo de várias atividades que têm como equipamento simplesmente o corpo humano. São consideradas práticas sociais, manifestações culturais de caráter lúdico. Alguns exemplos são as danças, artes marciais, jogos, acrobacias e, claro, os esportes. Mais especificamente, se você ouvir falar em práticas corporais de aventura urbana, provavelmente seja uma menção às atividades como o parkour, nas quais o praticante supera obstáculos urbanos sem nenhum equipamento especial.

É difícil precisar a origem dos esportes radicais urbanos, pois cada um surgiu em uma época e contexto. Existem diversas atividades radicais que surgiram despretensiosamente nas cidades, mas só ganharam o status de esporte radical urbano quando difundido para um número maior de pessoas e praticado com regularidade. Várias modalidades, como o skate, começaram como práticas informais e evoluíram até se tornarem esportes com campeonatos oficiais, profissionais remunerados e associações nacionais. Atualmente, há três esportes radicais presentes nos Jogos Olímpicos, o skate, a escalada indoor e o surfe.

Le parkour, termo que vem do francês e significa “percurso” ou “caminho”, ou seja, você precisa correr, suspender-se, saltar, dependurar-se, rastejar-se para fazer o seu percurso sobre os obstáculos da cidade. Teve sua origem com base militar e da ginástica, no final do século XX, na França, com o David Belle, focando nas habilidades e capacidades físicas de transpor obstáculos rapidamente e com eficiência.

→ O slackline, (tipo uma corda bamba muito comum no circo), veio da ideia dos alpinistas e praticantes de escaladas da Califórnia, em 1980, quando eles começaram a utilizar correntes do estacionamento do parque e realizavam movimentos em prol do aumento do equilíbrio do corpo. Com o passar do tempo, substituíram as correntes por fitas planas que, desde o início, eram amarradas em árvores. A prática ganhou força e se popularizou pelo mundo. Tem como objetivo atravessar a fita de um ponto a outro sem que hajam quedas.

→ O surgimento do Skate foi um marco importante na história dos esportes radicais urbanos. Na Califórnia, alguns surfistas tiveram a ideia de transformar o surfe em um esporte urbano, instalando rodinhas nas pranchas e para adaptá-las ao asfalto. Isso aconteceu na década de 1960, mas só nos anos 70 que o esporte viria a se popularizar, com pranchas e rodas leves, semelhantes às que são usadas hoje. No embalo do skate, foi desenvolvida toda uma cultura urbana mais ampla, envolvendo esportes, roupas e comportamentos. Como o século 20 ficou marcado pela migração das pessoas do campo para a cidade, uma tendência observada em todos os cantos do mundo, o crescimento dos esportes radicais urbanos foi natural.

Construção de valores: do preconceito ao esporte olímpico

Em 1988, Jânio Quadros, prefeito da cidade de São Paulo, proibiu a prática do skate. Isso ocorreu em virtude dos skatistas usarem espaços públicos para a realização de manobras, como o Parque do Ibirapuera, onde ficava o prédio da prefeitura. Isso foi malvisto por parte da população, que considerava essa conduta rebelde. Estereótipos como vagabundos, usuários de drogas, malandros e rebeldes caracterizavam os skatistas daquela época (BRANDÃO, 2007).

Apesar da discriminação e dos preconceitos contra os skatistas, essa prática é bastante popular no Brasil. A disseminação do skate se deu, entre outros motivos, pela divulgação de músicas, roupas e competições. Um marco musical do skate no Brasil foi a banda de rock Charlie Brown Jr., formada em 1992. Um exemplo é a letra da canção “Somos extremes no esporte e na música”, de 2000, que faz uma crítica à criminalização do skate. A banda tem outras canções relacionadas ao skate. Entre os skatistas, é comum o uso de jargões ou gírias para tornar rápida a comunicação.

Por exemplo: Fazer session: sair para andar de skate, dar um rolê. Point: lugar de encontro do grupo. Gangueiro: que veste roupas mais largas e leves. Osso: situação ruim. Capote: queda do skate. Entre outras. Essa linguagem tem várias origens, sobretudo na Língua Inglesa. O que você acha? Manero!!!

Referências bibliográficas:
SILVA, Carlos Alexandre. Práticas corporais de aventura urbanas. Liceu Municipal Prefeitura Cordolino Ambrósio. 2021.
DARIDO et al. Parkour. Práticas corporais: Educação Física – 6º a 9º anos. São Paulo: Moderna, 2018. P. 67 e 68.
VÁRIOS AUTORES. Aventuras urbanas: manobras contra o preconceito. Se liga na Educação Física: 7º ano. São Paulo: Moderna, 2022. P. 72 a 79.
FONSECA, Leandro. Esportes Radicais Urbanos. Recriando jogos e brincadeiras. Método Anos Finais – 6º e 7º ano. P. 24.

Vamos continuar com a conversar:

2) É esporte radical ou prática corporal de aventura? E quando surge essa ideia de esporte radical?

3) Porque os esportes radicais são diferentes dos convencias?

4) Complete o quadro com os conceitos e seus exemplos:

Prática corporais urbanas

Praticas corporais de Aventura na natureza

Praticas corporais de Aventura urbano





5) Pense nas nossas aulas práticas e sobre o que você conhece sobre o parkour, slackline e skate, enumere as semelhanças entre essas práticas corporais.

6) Explique como foi sua experiência nas aulas na quadra e justifique.

7) Qual é a contribuição dos Jogos Olímpicos na quebra do preconceito e a discriminação contra os skatistas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESPORTE, SEUS SENTIDOS E UM MODELO DE CLASSIFICAÇÃO PELA LÓGICA INTERNA

  O esporte, uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser...