sábado, 9 de setembro de 2023

Esporte adaptado ou paradesporto?

 

Fonte da imagem: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/como-funciona-uma-partida-de-futebol-de-cegos/

Para começar:

Ao longo da história, os indivíduos com necessidades especiais foram vistos como doentes e incapazes, e sempre estiveram em situação de desvantagem, ocupando, no imaginário coletivo, a posição de alvo da caridade popular e da assistência social, e não a de sujeitos de direitos sociais, entre os quais se inclui o direito à educação, à educação física e aos esportes.

Questão 1: Quais esportes você conhece na imagem abaixo?

Fonte da imagem: www.cpb.org.br/esportes/modalidades (acessado em 06/12/2010).

Esporte Adaptado surgiu no início do século XX, de forma muito tímida. Na primeira década do século, iniciaram-se as atividades competitivas para jovens portadores de deficiências auditivas, especialmente em modalidades coletivas. 

Por volta de 1920, tiveram início às atividades para jovens portadores de deficiência visual, especialmente a natação e o atletismo. 

Para pessoas portadoras de deficiências físicas, o início do esporte oficialmente se deu ao final da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados voltaram para os seus países de origem com vários tipos de mutilações e outras deficiências físicas.

Em 1939, o neurocirurgião alemão Ludwig Guttman fugiu da Alemanha e se instalou na Inglaterra. Cinco anos depois, começou a trabalhar na Unidade de Lesões do Hospital de Stoke Mandeville, cuidando de combatentes com lesão medular, que recém haviam retornado da guerra. Guttman passou a usar o esporte como parte do processo de reabilitação dos seus pacientes, incentivando-os à prática de atividades competitivas. 

Coincidentemente, os primeiros jogos de Stoke Mandeville ocorreram no mesmo dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948. O neurocirurgião considerou, inclusive, que com esses jogos as pessoas deficientes estavam tendo o seu equivalente aos Jogos Olímpicos. 

A competição iniciada dentro do ambiente hospitalar foi se perpetuando ao longo dos anos. Até que em 1960, na Cidade de Roma, houve uma grande virada para a internacionalização do esporte para pessoas com deficiência. 

A 9ª edição dos Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, realizada naquele ano, viria a ser considerada como os primeiros Jogos Paralímpicos da história.

No Brasil, o esporte adaptado surgiu em 1958 com a fundação de dois clubes esportivos (um no Rio e outro em São Paulo). Nos últimos cinco anos, o Esporte Adaptado brasileiro vem evoluindo, mas por falta de informação e, principalmente, de condições específicas para a sua prática, muitos portadores de deficiência ainda não têm acesso a ele.

Quatro anos depois, em 1964, na cidade de Tóquio, a imprensa batizou o evento de Paralimpíadas. Somente em 1988, a competição foi nomeada oficialmente como Jogos Paralímpicos. As edições seguiram e passaram, cada vez mais, a incluir diferentes deficiências, dando oportunidades a novos atletas.

A DIFERENÇA ENTRE ESPORTE ADAPTADO E ESPORTE PARALÍMPICO

O esporte para pessoas com deficiência (PcDs) é um movimento recente. Não à toa, é comum nos depararmos com dúvidas sobre as diferenças e semelhanças entre o esporte adaptado, o paradesporto e o esporte paralímpico.

De uma forma bem simples, podemos dizer que o esporte adaptado se refere a todas as modalidades praticadas por diferentes grupos, como pessoas com deficiência, obesos, idosos, crianças, cardiopatas, entre outros. Ou seja, as adaptações esportivas são feitas de acordo com a necessidade do praticante.

Esse termo é normalmente associado às pessoas com deficiência, mas não está restrito a elas. Lá no dicionário, adaptado é “tudo aquilo que foi ajustado ou apropriado a algo ou alguém”, e isso também vale para o esporte.

Independente da nomenclatura utilizada, a atividade física desenvolve força, coordenação, flexibilidade e tantas outras habilidades. A partir do contato com a prática esportiva, por exemplo, os atletas podem criar o desejo de atuar no esporte de alto rendimento. É aí que surgem o paradesporto e o esporte paralímpico.

O PARADESPORTO

Paradesporto são todas as modalidades praticadas por Pessoas com Deficiência (PcD). Enquanto o esporte paralímpico envolve as mesmas modalidades, porém reconhecidas pelos órgãos reguladores e presentes em competições oficiais. 

Ou seja, dentre as modalidades paradesportivas algumas são paralímpicas. Aqui no Brasil, 23 são reconhecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. São elas:

Atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Nas modalidades esportivas de inverno, que também podem ser praticadas por atletas com deficiências físicas e visuais: esqui cross country, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, biatlo, hóquei no gelo e snowboard.

Ao falar de diversidade em nossas conversas, muitas vezes, nos referimos ao tema cor, gênero ou orientação sexual, deixando de lado as pessoas com deficiência. Ainda é um tabu e um estigma muito grande sobre as pessoas com deficiência mesmo sendo um grupo 1 bilhão de indivíduo no mundo, só no Brasil são 17 milhões de indivíduo, de acordo com o IBGE.

O termo deficiência carrega em si um estigma muito grande, sendo considerado um algo ruim, de incapacidade, imperfeito e/ou de doença, perante um sociedade pautada pela alta exigência pela competência, produtividade e a busca enlouquecida pelo corpo perfeito, será que existe o corpo perfeito?

Vamos entender um pouco sobre o termo:

PcD é o termo formalmente usado na legislação e mais aceito por pessoas com deficiência mais ativista.

P de pessoa: Passou a vir antes, valorizando o indivíduo para além da deficiência.
D de deficiência: não é sinônimo de algo ruim ou doênça, tampouco é contrário de "eficiência" (que tem como antônimo de "ineficiência"). Deficiente deixa de ser usado, porque não é a única que define uma pessoa. 

Portador de Necessidades Especiais (PNE) - ainda é usado em sinalizações e por diversas pessoas, no entanto, deixou de ser utilizado, pois as pessoas não estão portando ou carregando algo como se fosse um peso ou uma roupa que possam tirar. A "necessidade especial" também acaba excluindo ainda mais, considerando que a luta de pessoas com deficiência é por equidade. 

12% dos brasileiros são PcD ou convivem com alguém que possui algum tipo de deficiência. (Fonte: Pesquisa Diversidade. Sintonia com a Sociedade, junho de 2021). Esse número traz a necessidade de refletir e discutir sobre o preconceito e a exclusão dessas pessoas nas atividades sociais, políticas, educacionais e esportivas, a partir, das palavras, perfeito, produtivo e bela, o que essas palavras significam?

Existe o mito do corpo perfeito, produtivo ou belo, sendo aquele que se encaixa no padrão da sociedade. Mas o que é padrão de corpo? Um corpo com deficiência não é visto como perfeito por não ser considerado produtivo, principalmente se levarmos em conta que ainda vivemos a lógica industrial e fabril.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA é necessária, importante e ajuda no debate e na mudança de comportamento. Alguns especialistas apontam para os benefícios de uma educação inclusiva para todas as crianças e adultos, com deficiência ou não. Empatia, alteridade, afeto e a capacidade de desenvolver outras habilidades são algumas das vantagens de se ter inclusão nas escolas desde a infância. Por outro lado, os desafios da educação no Brasil são muitos e básicos, impactando diretamente a possibilidade de inclusão de PcDs. Falta de recursos, de informação, de profissionais multidisciplinares capacitados e de participação dos pais são uma das muitas complexidades enfrentadas por essa busca de uma educação mais inclusiva.

ESPORTE vem na contramão da falta de oportunidade e de acesso das pessoas com deficiência, o esporte é ainda uma ferramenta de transformação social, tanto nas escolas quanto na formação de atletas profissionais. O treinamento de professores de educação física com um olhar especializado para PcDs também é muito importante para um trabalho de escolas e sociedade mais inclusivas.

Como por exemplo, tem o atleta profissional Daniel Dias, um fenômeno sem limites da natação paralímpico com 14 medalhas de ouro (27 no total) nos Jogos Olímpicos, é o 14º atleta mais medalhado da história deste evento multidesportivo e na 6ª posição entre os nadadores paralímpicos, segundo o Wikipédia (2022). Viu no esporte a possibilidade de crescer, se desenvolver como pessoa e alcançar o sonho de ser atleta, e ao mesmo tempo, lutar contra o preconceito e exclusão de pessoas com deficiência no esporte, deixando um legado para as novas gerações. 
Fonte: Filmes no cinema. https://images.filmesnocinema.com.br/artist-photos/daniel-dias.jpg
 Referências:

O olhar em divesiades para as pessoas com deficiência. Disponível em: <https://gente.globo.com/olhar-em-diversidades-pessoas-com-deficiencias/> 

Qual a diferença entre esporte adaptado e esporte paralímpico? Disponível em: <https://acaoparatleta.com.br/qual-diferenca-esporte-adaptado-e-paralimpico/>. Acessado em 13 de abril de 2022.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. in: educação física e inclusão. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Papirus Editora, Capítulo 17, 2014. p. 247 a 261.

Esportes Paraolímpicos. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28011>. Acessado em 13 de abril de 2022.


Atividade:

Questão 2: Afinal, qual é a diferença entre o esporte adaptado e paradesporto? Quais sãs as modalidades paralímpicas? Quem regulamenta as competições para pessoas com deficiência?

Questão 3: O que é paradesporte?

Questão 4: No campo social, educativo e esportivo como estão sendo garantidas os direitos a cidadania das PcDs?

Questão 5: Qual é a diferença entre PcD em relação ao simbólo PNE?

questão 6: Como se joga o futebol de 5 e o goalball? Quais são as suas regras? É para qualquer pessoa? Por quê?

Questão 7: Assista aos vídeos abaixo e produza um pequeno resumo no seu caderno, sobre como é jogar o Futebol de 5 e o goalball, quais foram suas principais impressões, o que te chamou mais atenção, o que te provocou curiosidade, entre outras coisas. Depois compartilhe com os colegas.


1º vídeo do Futebol de 5 – Dribles, passes e gols: tudo sem enxergar! Disponível no youtube: <https://www.youtube.com/watch?list=PLIznM60J0iewnK2pf4mlyAMVth_OO56F2&time_continue=7&v=rp4I-SUUHAU . Acesso em 9 de junho de 2018.


2º vídeo do Conheça a modalidade paraolímpica do goalball. Disponível no youtube: <https://youtu.be/UinvTFoRpP8?feature=shared>. Acessado em 9 de setembro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESPORTE, SEUS SENTIDOS E UM MODELO DE CLASSIFICAÇÃO PELA LÓGICA INTERNA

  O esporte, uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser...